• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Filmes e séries sobre inovação para você se inspirar

billshcot

Banido
Entrou
Nov 10, 2010
Mensagens
16,633
Gostos Recebidos
156
1. Steve Jobs (2016)


Steve Jobs pode ser visto como um dos grandes nomes da inovação em nossa era. Em 1976, junto com Steve Wozniak, ele já mostrava seu potencial lançando o primeiro computador pessoal do mundo, o Apple I. E desde então ele já deu sua contribuição em diversas áreas, como computação com interface gráfica, smartphones, tablets, streaming de música e animação no cinema.

O filme Steve Jobs foca nos principais eventos da carreira desse gênio, levando em conta não somente a sua capacidade de criar e inovar, mas também sua personalidade, que fazia com que sua reputação fosse dividida entre genialidade e tirania.

2. O Jogo da Imitação (2014)


Durante a 2° Guerra Mundial, o britânico Alan Turing, desenvolveu uma máquina capaz decodificar mensagens criptografadas, que auxiliou os Aliados a interceptar as comunicações dos nazistas e descobrir quais seriam seus próximos passos. Essa invenção foi peça fundamental para a derrota da Alemanha, e é estimado que tenha feito a guerra reduzir em, pelo menos, dois anos, salvando milhões de vidas.

O Jogo da Imitação é um filme dedicado a contar essa história, mostrando todo o processo de criação da máquina de decodificação, tendo como foco a vida de Turing e as dificuldades enfrentadas por ele nesse período. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado, promete ser um entretenimento emocionante e cheio de aprendizados.

3. American Experience: Tesla (2016)


As invenções de Nikola Tesla transpassaram a sua época, e é graças a elas que podemos viver atualmente em um mundo sem fio. Além de inventor, o homem que desenvolveu as Correntes Alternadas, também possuía uma personalidade complexa e imaginação fértil, o que lhe garantiu título de gênio, mas também, um final de vida triste e solitário.

American Experience: Tesla, é um documentário de 53 minutos que dedica o seu tempo a mostrar a trajetória do inventor, sua personalidade, e a influência que suas criações exerceram sobre o mundo.

4. Walt antes do Mickey (2014)


Os desenhos da Disney já fizeram e ainda fazem parte da infância de diversas pessoas, desde antes da metade do século XX. Hoje, quem a vê com um faturamento de, mais ou menos, 55 bilhões de dólares por ano, não imagina que seu criador já teve que comer comida do lixo, por fracassar em uma de suas ideias profissionais.

Walt antes do Mickey, conta a história de Walt Disney e seus acertos e fracassos durante sua carreira profissional. A maior mensagem do filme é mostrar como a inovação nasce de muita persistência e resiliência e que experiências fracassadas não implicam na sua falta de sucesso.

5. Silicon Valley (2014 – atualmente)


Trabalhar no Vale do Silício é um dos grandes sonhos de diversas pessoas, principalmente aquelas que estão ligadas à tecnologia e inovação. Entretanto, alavancar uma carreira nesse paraíso tecnológico pode ser difícil até para os melhores profissionais.

A série, Silicon Valley, conta a história de seis programadores extremamente inteligentes, que buscam construir uma carreira bem sucedida no Vale do Silício. Além de mostrar os problemas que empreendedores encontram, ela também vai te ensinar muito sobre o mundo das startups, sempre de maneira engraçada e em tom de sátira.

A série é muito aclamada pela crítica e possui uma pontuação de 84% no Metacritic. Até mesmo Bill Gates já elogiou a obra:

Se você realmente deseja entender o Vale do Silício, você deveria assistir à série da HBO Silicon Valley.

6. Mad Men: Inventando A Verdade (2007 – 2015)


Sabemos que uma empresa como um todo necessita de inovação. Entretanto, a Publicidade está intrinsecamente ligada a um ambiente inovador e criativo. E é por isso que Mad Men é tão cativante e importante para qualquer pessoa que queira se inspirar com esse tipo de assunto.

A série se passa nos anos 60 e tem seu foco principal no personagem Don Draper, diretor de criação de uma empresa chamada Sterling Cooper. A trama aborda diversas questões interessantes, como relações pessoais e o papel das mulheres nos negócios, por exemplo.

Mas é dentro do ambiente empresarial que ela se destaca, mostrando as pressões do mercado, e a constante necessidade de se reinventar, que o ramo da publicidade necessita.

7. The Founder (2016)


Atualmente o McDonald’s é a maior rede de fast food de todo o mundo, estando em 119 países e servindo mais de 60 milhões de pessoas por dia com seus lanches. Mas tudo começou nos anos de 1950, quando Ray Kroc conheceu uma lanchonete inovadora, construída pelos irmãos McDonald.

The Founder é um filme que nos dá diversas lições a respeito do mundo dos negócios, nos mostrando a necessidade de conhecer o produto no qual vendemos e como devemos enxergar além, pensando no impacto que sua empresa pode causar no mundo.

Podemos dizer que o longa é inspirador e decepcionante, não por sua produção, mas por percebermos que o crescimento do McDonald’s acontece após alguns episódios eticamente questionáveis.

8. Abstract: A Arte do Design (2017)


Abstract: A Arte do Design é uma série documental produzida pela Netflix, que busca mostrar aos telespectadores como os grandes profissionais desse ramo pensam e conseguem inovar no mercado no qual estão inseridos.

O interessante da série é que, em cada um de seus oito episódios, é possível conhecer uma área nova em que um designer pode atuar, fazendo com que o telespectador perceba que a inovação e criatividade é necessária em todos os setores.

9. Tucker: Um Homem e Seu Sonho (1988)


Tucker: Um Homem e Seu Sonho, conta a história do empresário Preston Tucker que, após a 2ª Guerra Mundial, inovou lançando um carro com diversas ferramentas que a indústria automobilística ainda não produzia. O projeto do carro possuía cintos de segurança, motor traseiro, freios a disco, injeção de gasolina e um pára-brisa que saltava para fora em colisões.

O caminho percorrido por Tucker não foi fácil. Suas ideias inovadoras acabaram por abalar profundamente o mercado automobilístico, despertando raiva daqueles que possuíam os papéis principais neste mercado. O filme mostra ao telespectador como não devemos temer a inovação, mesmo que o caminho para se obter sucesso seja ardiloso.

10. A Rede Social (2010)


Pensar no contexto atual, sem podermos navegar no Facebook é quase inimaginável. A rede social dá a oportunidade aos seus quase dois bilhões de usuários de se informarem, trocarem experiências e se conectarem com o mundo. A plataforma realmente se consolidou como um marco, e já é o maior de todos dentro desse segmento.

Vencedor de um Oscar e um Golden Globe o filme “A Rede Social” mostra como surgiu o conceito e todo o desenvolvimento do Facebook, sem evitar as polêmicas de roubo de ideias e de falta de reconhecimento, nas quais Mark Zuckerberg se envolveu.

11. Joy – O Nome do Sucesso (2016)


Algumas invenções parecem tão simples para nós, que nem paramos para pensar como elas surgiram. O filme, Joy – O Nome do Sucesso, é sobre um desses casos, contando como foi criado o Magic Mop, um esfregão que pode ser torcido sem o contato das mãos, e que se tornou febre nos Estados Unidos.

A ideia desse produto surgiu a partir de uma vontade de Joy de reinvestir em si mesma, após ter passado por diversas coisas em sua vida pessoal. O filme mostra o caminho que essa mulher de sucesso percorreu para conseguir atingir êxito em sua carreira.

Aliás, sua primeira invenção, o Magic Mop, se saiu tão bem no mercado que em apenas 20 minutos de apresentação, em um canal de Televisão, conseguiu vender mais de 18 mil unidades.

12. O Menino que Descobriu o Vento (2019)


Esse filme, recém chegado na plataforma da Netflix, narra a história inspiradora de William Kamkwamba, um adolescente de 14 anos, do Malawi que, em meio a diversas dificuldades, conseguiu desenvolver uma turbina de energia eólica somente com materiais encontrados em um ferro velho e com o auxílio de um livro chamado Using Energy, disponível na biblioteca de sua vila.

Essa incrível história real, além de nos inspirar com a inovação em si, nos mostra que a criatividade para inovar pode nascer em qualquer ambiente e em quaisquer condições. O que garante com que sejamos inovadores é a nossa visão a respeito das necessidades do mundo que nos cerca.

13. Black Mirror (2011 – 2014 | 2016 – Presente)


Black Mirror tem ganhado cada vez mais espaço e já é considerada uma das séries mais relevantes da década. A produção não tem o objetivo direto de tratar de inovação, mas sim de fazer uma crítica ao mal uso das inovações tecnológicas existentes ou que ainda podem existir.

Pode parecer um erro colocá-la em uma lista de Séries e Filmes de Inovação, mas seu enredo está intrinsecamente ligado ao assunto. Principalmente se pararmos para pensar em toda narrativa criativa e inovadora que a permeia, podendo te levar a refletir sobre soluções para problemas existentes na sociedade.

A sua trama inovadora não tem o propósito de ser confortável ao telespectador, mas mesmo com um cenário preocupante, ela pode te inspirar, já que muitos episódios giram em torno de uma idealização futurística de diversas tecnologias.

Aliás, já existem muitas tecnologias que apareceram na série e outras podem virar realidade, como um Chatbots Inteligentes que a partir das postagens de pessoas nas redes sociais, consegue simular uma conversa com alguém que faleceu.

Além disso, é interessante observar as inovações da produção de Black Mirror, que também lançou um filme interativo da série.

14. Matrix (1999)


Matrix é um filme que, mesmo com todo o visual moderno e digital, não tem o objetivo de falar de inovação, mas traz uma mensagem interessantíssima e muito importante para quem se interessa pelo assunto.

A trama se passa em um ambiente futurístico, onde um programador, após ter repetidos sonhos em que está conectado a cabos de computador, começa a questionar a realidade em que vive.

Os problemas que surgem a partir desses questionamentos fazem com que o longa transmita uma mensagem fundamental: que a necessidade de disruptura com aquilo que está enraizado em nós é o primeiro passo para podermos construir alternativas inovadoras.

O filme continua atual, principalmente pela proximidade que nossa geração possui com o mundo digital, fazendo com o telespectador tenha uma reflexão da sua realidade e consiga pensar fora da caixa.
 

jinggabiru

Novo
Entrou
Set 11, 2023
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Certamente! Aqui estão alguns filmes e séries sobre inovação e criatividade que podem inspirar você:

A Rede Social (2010) - Este filme conta a história da fundação do Facebook por Mark Zuckerberg e explora o mundo das startups de tecnologia e do empreendedorismo.

Steve Jobs (2015) – Um drama biográfico sobre a vida do cofundador da Apple, Steve Jobs, mostrando seu espírito inovador e impacto na indústria de tecnologia. Situs Slot Terpercaya 2023

Silicon Valley (2014-2019) – Série de comédia que satiriza a cultura das startups de tecnologia no Vale do Silício. É engraçado e perspicaz sobre os desafios da inovação.
 
Topo