• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fondue (receitas)

M

MMAD

Visitante
Fondue de Queijo com Pimenta-Verde e Cogumelos

Ingredientes

200g de queijo gruyère ralado
500g de queijo raclette ralado
30g de funghi porcini seco, hidratado com água
100g de shitake cortado
100g de cogumelo cortado
10g de pimenta-verde
50g de manteiga
4 dentes de alho cortados ao meio
1 colher de chá de fécula de batata,
50ml de kirsch
400ml de vinho branco
secopão italiano cortado em cubos de 1,5cmpimenta-do-reino moída na hora a gosto
50ml de conhaque
1 colher de sopa de échalote picada (tipo de cebola francesa)

Preparação

Esfregue as metades de alho nas laterais e no fundo da panela de fondue.Derreta a manteiga, refogue a échalote com a pimenta-verde, flambe com o conhaque e refogue por cima os cogumelos. Regue com o vinho, deixe ferver e derreta os queijos. Misture, em um copinho, o kirsch com a fécula de batata. Despeje sobre o queijo e volte ao fogo para engrossar. Se precisar, tempere com a pimenta-do-reino.
 
M

MMAD

Visitante
Fondue de Banana

Ingredientes

600 gr de queijo emmental, 1 dente de alho, 330 ml de vinho branco, 4 colheres rasas de chá de maisena, 1 colher de chá de suco de limão,2 colheres de chá de água. 1 copinho de ginjinhapimenta-do-reino moída, noz-moscada ralada, se quiser
Para cada pessoa 2 bananas e 2 colheres de sopa de sucrilhos.

Preparação

Rale o queijo. Esfregue a parte interna da panela de fondue com dente de alho. Despeje o vinho na panela e deixe amornar. Em seguida, acrescente o queijo e mexa. Formar-se-á um bolota, até que o queijo comece a se dissolver. Deixe ferver, mexendo vigorosamente. Dissolva a maisena com suco de limão e a água e misture-a à massa de queijo, mexendo com uma colher de pau no
sentido de um oito, para que o queijo não fique em ponto de fio. Quando a massa estiver cremosa, misture a ginjinha, tempere com a pimenta e a noz-moscada, se quiser. Corte as bananas em pedaços. Esmigalhe os sucrilhos e distribua-os em 4 tigelinhas individuais. Mergulhe 1 pedaço de banana por vez na massa de queijo quente e, em seguida, passe-o nos sucrilhos.

Sugestão tempere os pedaços de banana com raspas da casca de limão.
 
M

MMAD

Visitante
Fondue de chocolate

Ingredientes

1 tablete de chocolate de cobertura ao leite ou meio amargo, picado ou ralado; ou os dois em partes iguais. 01 lata de creme de leite 03 colheres de sopa de conhaque ou licor frangélico

Preparação

Derreta o chocolate em banho-maria e misture os outros ingredientes. Coloque calda obtida em uma panela de fondue com réchaud e sirva com pedaços de frutas, biscoitos, profterólis, marshmellow ou pedaços de bolo.
 
M

MMAD

Visitante
Fondue Carolina

Ingredientes

600g de chocolate cobertura branco1 caixa de creme de leite100g de nozes trituradas100g de passas de uvas sem semente (50g uvas passa brancas e 50g pretas)50ml de rum (rótulo dourado)

Preparação

Ralar o chocolate no ralo grosso. Agregar o creme de leite. Sobre o réchaud (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), ou no microondas, no caso da panela de vidro refratário (na potência média, por 2 min.) fundir a mistura. Acrescentar as nozes, as passas e o rum. Antes que a mesma comece a borbulhar, abafar a chama do queimador para voltar a acender assim que a mesma estiver esfriando. Acompanhar com morangos, bolo amanhecido e demais frutas de sua preferência.
 
M

MMAD

Visitante
Fondue de Chocolate com Laranja

Ingredientes

500 g chocolate cobertura meio amargo Garoto, 1 embalagem de creme de leite, 50 ml de licor de laranja, 1 vidro pequeno de geléia de laranja.

Preparação

Sobre o réchaud colocar o chocolate picado e o creme de leite. Iniciando o processo de fundir a massa e assim que o mesmo estiver homogéneo, acrescentar a geléia e por último o licor.
 
M

MMAD

Visitante
Fondue de Chocolate Branco com Cassís

Ingredientes

500g de chocolate cobertura branco1 creme de leite½ mamão papaia1 cálice (50ml) de licor de cassís1 colher de (sopa) de geléia de cassís (opcional)

Preparação

Picar o chocolate e acrescentar o creme de leite. Sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), ou no microondas, no caso da panela de vidro refratário (na potência média por 2 min.) fundir a mistura. Assim que a mesma estiver derretida, acrescentar o mamão batido com o licor e a geléia. Aguardar a temperatura própria para iniciar a degustação tomando o cuidado de não deixar o chocolate entrar em ebulição. Degustar com frutas da estação ou bolo amanhecido.
 
M

MMAD

Visitante
Fondue Tiramesú

Ingredientes

200g de requeijão100g de leite condensado100g de creme de leite50ml de Rum (rótulo dourado)100g de chocolate meio amargo1 colher de sopa de café solúvel4 gemas1 colher de sopa de amido de milho

Preparação

Colocar o requeijão, o leite condensado e o creme de leite na panela. Dissolver o amido de milho e o café solúvel no rum e agregar as gemas peneiradas. Juntar à mistura da panela e levar ao réchaud, mantendo a chama do queimador sempre baixa, até adquirir consistência. Para acompanhamento usar frutas da estação, frutas cristalizadas e bolos.
 
M

MMAD

Visitante
Fondue de Chocolate 2

Ingredientes

250g de chocolate ao leite125g de chocolate meio amargo200g de creme de leite (com soro)½ cálice de licor (menta, laranja, etc.) ou conhaque

Preparação

Picar o chocolate, juntar o creme de leite e o licor. Sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), fundir a mistura até que esteja homogêne e na temperatura ideal para ser degustada. Observar para que a mesma não entre em ebulição. No caso de utilização de panela de vidro, você poderá fundir a mistura no microondas, usando potência média por 2min.

Ao servir

Frutas da estação cortadas em cubos; bolos; frutas secas; etc.Espetar os acompanhamnetos com os garfos especiais para Fondue e mergulhar na mistura aquecida.
 
M

MMAD

Visitante
Fondues doces

Ingredientes
1/2 litro de leite
1 xícara (chá) de açúcar
1 envelope de açúcar de baunilha
6 gemas
2 colheres (sopa) de creme de leite
1 colher (sopa) de rum ou vinho do porto

Preparação

Ferva o leite com o açúcar e a baunilha, retire do fogo, deixe baixar o ponto de ebulição e, a seguir, despeje-o sobre as gemas peneiradas e batidas, mexendo vigorosamente. Volte ao fogo com a chama baixa, mexendo sempre até engrossar, sem deixar ferver. Deixe esfriar e leve ao freezer. Assim que estiver consistente, retire e agregue o creme de leite misturado com o rum ou vinho do porto. Leve ao bowl do conjunto Glacial, previamente preparado com gelo triturado, e deguste com as uvas e outras frutas da estação.

Nota

Simplifique utilizando sorvete industrializado batido com 2 colheres de creme de leite e 1 colher do licor de sua preferência.
 
M

MMAD

Visitante
Fondue de Chocolate Light

Ingredientes

200g de chocolate em barra diet e de baixa caloria1 xícara (chá) rasa de leite desnatado1 colher (sopa) de suco de laranja canela a gosto

Preparação

Junte todos os ingredientes na panela da fondue Glasnost Forma e leve ao forno de micro ondas na potência média por 2 minutos. Em seguida, bata a mistura com uma colher de pau até esfriar e coloque no réchaud em chama baixa. Não deixe ferver a massa para não queimar ou talhar. Mergulhe as frutas na fondue e depois passe na farofa.

Ingredientes da Farofa
xícara (chá) de proteína texturizada de soja torrada
2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado
1 colher (sopa) de castanhas de caju ou amêndoas torradas
1 colher (sopa) de adoçante em pó

Preparação
Bata todos os ingredientes no liquidificador
 
M

MMAD

Visitante
Fondue (fundido) é um prato de origem Suíça, normalmente a base de queijo aquecido sobre uma lamparina ou outra fonte de calor pouco intenso e do qual as pessoas se servem directamente.

Consiste basicamente em uma mistura de queijos (normalmente dos queijos Gruyère e Emmental) fundidos com vinho, que vai a mesa acompanhado de pedaços de pão, batatas e cenouras. Esses acompanhamentos devem ser mergulhados na foundue com um garfo especial antes de serem consumidos.

Além da fondue de queijo, existem algumas outras variações, como a fondue de chocolate e carne.

Existe também o fondue chinês (fondue chinoise), bastante servido em restaurantes na Suiça, feito à base de carnes, peixes e legumes, fervidos num caldo de carne com diversas especiarias.
 
Topo