Portal Chamar Táxi

Força Aérea da Argentina investiga 23 casos de óvnis no céu do país

Nelson14

GF Platina
Entrou
Fev 16, 2007
Mensagens
10,084
Gostos Recebidos
10


Força Aérea da Argentina investiga 23 casos de óvnis no céu do país



A Força Aérea da Argentina está investigando 23 casos de óvnis no céu do país, segundo informações do jornal “Clarín”. O balanço foi divulgado após as autoridades criarem, em abril de 2011, uma comissão para apurar denúncias de objetos voadores desconhecidos.

A Comissão de Estudo de Fenômenos Aeroespaciais na Argentina já recebeu, desde o ano passado, 102 denúncias de fenômenos estranhos – 79 dos quais foram classificados como confusões óticas, más interpretações, tentativas de fraude e situações de fotos adulteradas. As outras 23 continuam em andamento.

Embora os responsáveis pela operação se recusem a dar detalhes, deixaram em aberto as chances de um dos casos ser “positivo” – algo de que os ovniologistas duvidam.

Segundo a equipe investigadora, as informações são “confidenciais”. No entanto, de acordo com o “Clarín”, uma das situações diz respeito a uma estranha luz vermelha vista por um piloto de avião em Comodoro Rivadavia, no sul do país.

Razão de existir
“O objetivo da comissão é reunir informação para esclarecer os dados científicos”, afirmou Guillermo Oscar Aloi, oficial da Marinha graduado em Informática e chefe do órgão.

“Não queremos gerar falsas expectativas”, acrescentou o capitão Mariano Mohaupt, membro da comissão.

As denúncias são recebidas via internet. O primeiro filtro é um questionário de mais de 30 pontos que cada interessado deve responder. Em seguida, de acordo com as respostas, são aplicados dois sistemas de medição que somam pontos segundo a estranheza do fato (como luminosidade e movimento) e a credibilidade do testemunho.

Se a denúncia passar por esses quesitos, ela segue para consulta de meteorologistas, engenheiros aeronáuticos e técnicos em radar e em posicionamento de satélites. As autoridades buscam reconstruir o ocorrido e chegar a conclusões a partir destes dados.

Controvérsias
Na área de Ufologia, as opiniões estão divididas. Enquanto alguns especialistas acreditam que a comissão dará institucionalidade ao trabalho deles, outros não escondem as críticas.

“Nós contabilizamos 250 fatos no ano passado, e a comissão não investigou nem opinou sobre nenhum deles. As Forças Armadas criam equipes para o tema óvni desde 1962, mas nunca esclareceram nada”, cravou Luis Burgos, presidente da Fundação Argentina de Ufologia de La Plata, que existe há mais de 30 anos.

O ufólogo Adrián Nicala concorda. “Qualquer ovniologista consegue mais do que uma comissão oficial.”

Por outro lado, Aloi esclarece que “a comissão conta com 21 profissionais especializados e com a possibilidade de consultar outros organismos de Estado. Isso é muito valioso e as portas estão abertas para qualquer caso”.

Um dos cinco civis que colaboram com a comissão, o ufólogo Carlos Ferguson, de La Plata, afirmou que “os casos fortes não abundam, mas a cada dois ou três anos aparecem fatos que resistem a todas as provas”.


noticias uol
 
Topo