Notícias Forças de segurança ocupam comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
20,940
Gostos Recebidos
875
Forças de segurança ocupam comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro

img_900x508$2023_05_28_15_04_54_1359336.jpg


Objetivo é impedir disputa territorial entre traficantes e milicianos.

As forças de segurança do Rio de Janeiro, no Brasil, estão a ocupar, esta segunda-feira, várias comunidades e bairros da zona oeste com o objetivo de retomarem territórios e acabar com as disputas entre traficantes e milicianos na região.

De acordo com o G1, a zona oeste do Rio tem sido alvo, nos últimos dois anos, de várias disputas de territórios por parte de criminosos. A operação conta com dois mil polícias civis e militares e acontece principalmente nos bairros de Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio, Itanhangá, Vargem Grande e Vargem Pequena.

Também estão a ser utilizadas pelos agentes duas aeronaves blindadas, que sobrevoam as comunidades e drones com reconhecimento facial e ainda 240 viaturas e uma ambulância blindada.

As autoridades procuram realizar mandados de detenção.

O que está em causa nas disputas territoriais?

Já há pelo menos dois anos que as comunidades da zona oeste do Rio de Janeiro estão em confrontos. Ao longo do tempo várias têm sido as mortes causadas devido às disputas entre os grupos criminosos. Entre esses grupos está o Comando Vermelho, que já articulou dezenas de ataques na região e que pretende adquirir a vantagem na exploração da venda de gás, pacotes de internet e até do mercado imobiliário.

Atualmente, ainda há quatro favelas em Jacarepaguá que são frequentemente alvo de ataque, como Rio das Pedras, considerado o berço da milícia.

Correio da Manhã
 
Topo