Portal Chamar Táxi

Formações de nuvens raras

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,470
Gostos Recebidos
2
8 tipos de formações de nuvens raras

As Nuvens enfeitam o céu sobre nossas cabeças e já faz parte de nosso quotidiano todos os dias, muitas vezes, passando despercebido.

No entanto, existem algumas nuvens que são tão raras que você vai ser muito feliz de vê-las em sua vida. Esta é uma lista com 8 das mais raras formações de nuvens (em nenhuma ordem especial).

1-Nuvens Nacaradas

nacreousoz1.png


As nuvens nacaradas assemelham-se aos Cirrus ou Altocumulus em forma de lentes. Estas nuvens apresentam irisações bem visíveis, análogas as do nácar; as cores das irisações têm seu brilho máximo quando o Sol se encontra a alguns graus abaixo do horizonte.

A constituição física das nuvens nacaradas é ainda desconhecida; existe a hipótese de que estas nuvens sejam constituídas por minúsculas gotículas de água ou por partículas esféricas de gelo.

As nuvens nacaradas são raras.

Foram observadas principalmente na Escócia e na Escandinávia, mas foram, por vezes, igualmente assinaladas na França e no Alasca. Medidas efectuadas nas nuvens nacaradas, observadas no sul da Noruega, mostraram que estas nuvens se situavam nas altitudes compreendidas entre 21 e 30 qui1ômetros.

2-Nuvens Mammatus

mammatusbj4.jpg


A formação das nuvens Mammatus é rara e na maioria das vezes está associada a formação de nuvens do tipo Cumulonimbus (Cumulonimbus com mammatus), mas também podem ocorrer na alta atmosfera associadas a Stratocumulus (Stratocumulus com mammatus), Cirrus (Cirrocumulus com mammatus) e Altocumulu.

Também podem ocorrer em "Contrails" (nuvens artificias provocadas por aviões) e em nuvens de poeira vulcânicas.

Nuvens do tipo Mammatus, quando associadas a um cumulonimbus são indicadoras de uma formação severa mas em muitos casos indica que a tempestade está perdendo força.

3-Nuvens Altocumulus Castelanus


altocumuluscastelanusth0.jpg


Estas formam em torno de 17000 pés. O topo da nuvem sobe em uma forma viva e longos tentáculos conhecido como "trailing virga" forma de chuva que cai evaporada.

4-Nuvens Noctilucent

noctilucentcloudshp3.jpg


As nuvens Noctilucent ou Polar Mesopheric são nuvens espectaculares e de uma rara formação que ocorre à beira do espaço entre 82 km a 102 km de distância da superfície terrestre.

5-Nuvens cogumelo

mushroomcloudtt9.jpg


As nuvens formadas pelas erupções vulcânicas assemelham-se, em geral, a nuvens cumuliformes fortemente desenvolvidos, com protuberâncias que crescem rapidamente.

Podem expandir-se a grandes altitudes e cobrir grandes regiões; neste caso, o céu apresenta uma coloração característica, capaz de subsistir por várias semanas. As nuvens de erupções vulcânicas são constituídas, em sua maioria, por partículas de poeira ou por outras partículas sólidas de dimensões diversas.

Estas nuvens podem igualmente conter partes quase que inteiramente constituídas por gotículas de água e produzir, às vezes, precipitações.

6-cirrus Kelvin-Helmholtz

cirruskelvinhelmholtzll1.jpg


Aparecendo como nuvens espirais finas e horizontais,a cirrus Kelvin-Helmholtz é uma das mais distintas formações de nuvens. No entanto, tende a dissipar apenas um ou dois minutos depois desaparece e raramente é observada.

7-Nuvens lenticulares

lenticularkz6.jpg


Nuvens Lenticulares(Um verdadeiro espetáculo), tecnicamente conhecido como altocumulus permanentes lenticularis, são nuvens estacionárias em forma de lente que se formam a altitudes elevadas(geralmente em montanhas), normalmente alinhados à direita da direcção do vento.
(Pedimos desculpas aos leitores mas não conseguimos muitas informações sobre está nuvem)

8-Nuvens Stratocumulus

stratocumuluscloudds5.jpg


Stratocumulus são nuvens baixas com massas arredondadas e cilíndricas com o topo e a base relativamente planos (entremeadas de partes em que o céu é visível). Podem ser brancas ou acinzentadas, dependendo do tamanho das gotículas de água e da quantidade de luz solar que as atravessa. Quando em voo, há turbulência dentro da nuvem.

Formam-se em massas de ar com alguma instabilidade, quando a humidade é moderada e a temperatura é relativamente baixa, e podem eventualmente ser acompanhadas por alguma precipitação de fraca intensidade, com abertas. São formadas por mosaicos de bandas paralelas ou massas redondas, geralmente com mais de 5º de largura aparente.

Os Stratocumulus correspondem a uma situação estável fora da nuvem (característica dos stratus) e instável dentro da mesma (característica dos cumulus). Formam-se por vezes ao fim da tarde a partir de cumulus, quando o movimento convectivo pára.


BlogSilence
 
Topo