• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Formula 1 - 2021

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
MCL35M: O MCLAREN DE NORRIS E RICCIARDO

MCL35M0.jpg


A McLaren, uma das equipas mais bem-sucedidas na Fórmula 1, com oito títulos de construtores e 12 de pilotos desde a estreia na categoria, no Grande Prémio do Mónaco de 1966 – em 880 corridas, também conseguiu 182 vitórias, 155 ‘pole positions’ e 488 pódios! –, foi a primeira escuderia a apresentar o monolugar para o Mundial de 2021, que tem início marcado para 28 de março, no circuito de Sakhir, no Bahrein.

O MCL35M parece-se com o MCL35 com que a McLaren terminou o campeonato do ano passado na 3.ª posição, atrás da campeã Mercedes-AMG e da Red Bull-Honda, mas existem muitas novidades no monolugar, nomeadamente no capítulo aerodinâmico, devido às alterações no regulamento técnico, que serão muitíssimo mais relevantes em 2022, com a introdução da geração nova de monolugares na Fórmula 1.

A McLaren mantém o azul e o laranja como combinação cromática dominante numa carroçaria que ‘esconde’ a mudança mais importante no monolugar. Pela primeira vez desde 2014 e após experiências malsucedidas com Honda (2015-2017) e Renault (2018-2020), a escuderia tem unidades de potência da Mercedes, recuperando-se, assim, uma parceria de sucesso que valeu muitos sucessos entre 1995 e 2014.

Também na dupla de pilotos, novidades! A equipa que tem Zak Brown como diretor-executivo e Andreas Seidl como responsável técnico mantém Lando Norris, de 21 anos, piloto britânico que prepara a 3.ª temporada na Fórmula 1, mas contratou Daniel Ricciardo para substituir Carlos Sainz Jr, o espanhol que trocou a McLaren pela Ferrari. O australiano de 31 anos tem 188 grandes prémios e três vitórias em 10 temporadas na categoria, com as equipas HRT (2011), Toro Rosso (2012-2013), Red Bull (2014-2018) e Renault (2019-2020).

Amanhã, em Silverstone, Inglaterra, beneficiando de regulamento que autoriza sessões de filmagens antes dos testes de pré-temporada, Norris e Ricciardo sentar-se-ão pela primeira vez aos comandos do MCL35M, máquina que tem como missão principal recolocar a McLaren no lugar mais alto de um pódio na Fórmula 1, o que não acontece desde a última corrida do Mundial de 2012, ganha por Jenson Button, então parceiro de… Lewis Hamilton, que trocou a escuderia inglesa pela Mercedes após o final de temporada que a equipa de Woking acabou em 3.º entre os construtores, atrás da Red Bull-Renault, que também venceu o título de pilotos, com o alemão Sebastian Vettel, e da Ferrari.

Os testes de pré-temporada realizar-se-ão em Sakhir, no Bahrein, entre 12 e 14 de março. O novo AlphaTauri-Honda tem apresentação programada para sexta-feira, dia 19.

A Bola

MCL35M1.jpg


MCL35M2.jpg


MCL35M3.jpg


MCL35M0.jpg
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
ALPHATAURI APRESENTA O AT02 PARA O MUNDIAL DE 2021

AT02.jpg


A Scuderia AlphaTauri é a 2.ª equipa da Fórmula 1 a apresentar o monolugar e os pilotos para o Mundial de 2021, que tem início marcado para 28 de março, em Sakhir, no Bahrein – a primeira foi a McLaren. A escuderia de Faenza, Itália, prepara-se para a segunda temporada no campeonato, depois de substituir a Toro Rosso em 2020. Logo no ano de estreia, primeira vitória na categoria, com Pierre Gasly, no Grande Prémio de Itália, em Monza.

O sucessor do AT01, o primeiro monolugar da escuderia liderada pelo austríaco Franz Tost, com o apoio do compatriota Helmut Marko, que também auxilia Christian Horner no comando da Red Bull, chama-se AT02 e encontra-se equipado com uma unidade de potência da Honda, marca que abandonará a Fórmula 1 no final de 2021. Depois, com os motores ‘congelados’ até 2025, a Red Bull encarregar-se-á do desenvolvimento da mecânica com tecnologia híbrida, através de subsidiária nova (Powertrain), e admite até a venda do sistema a concorrentes no campeonato do Mundo.

A Bola

AT03.jpg


AT05.jpg


AT05.jpg
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
C41: O ALFA ROMEO-FERRARI PARA O MUNDIAL DE 2021

Alfa.jpg


A Sauber, proprietária da escuderia Alfa Romeo-Ferrari, apresentou o monolugar para o Mundial de 2021, tornando-se na terceira equipa a fazê-lo. Durante o evento na Polónia, no Teatro Nacional de Varsóvia, a formação que terminou o campeonato de 2020 na 8.ª posição, à frente apenas de Haas-Ferrari e Williams-Mercedes, revelou o C41 substituto do C39 e (re)confirmou os nomes tanto dos pilotos titulares, Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi, como do de reserva e testes, Robet Kubica.

A escolha da Polónia para a apresentação deveu-se ao facto de a equipa ter o patrocínio de petrolífera polaca: a Orlen. Também por isso, sobre o palco de teatro tão prestigiado, antes da apresentação do C41, assistiu-se a atuação de dois pianistas, que interpretaram dois temas de Frèdéric Chopin, e duas bailarinas.

Respondendo às mudanças nos regulamentos introduzidas para redução significativa de custos na Fórmula 1, condição para a manutenção da atratividade do campeonato nestes tempos de pandemia, a Alfa Romeo-Ferrari, a exemplo das demais equipas no Mundial, apresentou uma evolução do monolugar do ano passado, registando-se apenas mudanças no capítulo aerodinâmico, igualmente determinadas por alterações técnicas. O objetivo é diminuir a pressão descendente e, assim, baixar a velocidade em curva,

«É sempre bom vermos um carro novo, mas ainda estamos no domínio do desconhecido e, seguramente, as mudanças introduzidas refletir-se-ão na dinâmica e na ‘performance’. Esperamos apresentar-nos melhores do que ano passado, embora só podemos confirmá-lo após os primeiros testes e a corrida de abertura da temporada», disse Räikkönen, que é o piloto mais experiente – o campeão do Mundo de 2007 prepara-se para a 19.ª época na categoria) e mais velho (41 anos) no campeonato de 2021.

No C41, como no monolugar antecessor, a unidade de potência, a caixa de velocidades e a suspensão são produzidas pela parceira técnica da Alfa Romeo, a Ferrari. O diretor da escuderia é o francês Frédéric Vasseur, que ingressou na Sauber em 2017, depois de passagem pela Renault F1.

A Bola

Alfa1.jpg


Alfa3.jpg


Alfa3.jpg


Alfa5.jpg
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
W12: O MERCEDES PARA O MUNDIAL DE 2021

W121.jpg


A Mercedes-AMG é a quarta escuderia a apresentar o monolugar para o Mundial de Fórmula 1 de 2021, que tem arrancado confirmado para 28 de março, no Circuito de Sakhir, no Bahrein. A equipa tem como objetivo principal manter-se no topo de uma competição em que soma sete títulos consecutivos de construtores e pilotos, domínio que começou no início da era híbrida, em 2014, e foi capaz de manter até ao final do campeonato de 2021: neste período, em 138 grandes prémios, 102 vitórias (73,91% de taxa de sucesso!), incluindo 73 com Lewis Hamilton e 13 em 17 corridas apenas no ano passado – ‘contra’ 17 de Ferrari e Red Bull e uma de AlphaTauri e Racing Point.

Os heptacampeões mundiais mantêm a dupla de pilotos pela 5.ª temporada consecutiva – em equipa que ganha… –, com Valtteri Bottas, piloto finlandês de 31 anos a entrar na 5.ª época com a escuderia de Brackley, Inglaterra, na garagem ao lado da de Lewis Hamilton, o britânico que somou seis títulos mundiais em oito anos com a equipa, incluindo os últimos quatro – o primeiro venceu-o na McLaren em 2008, quando a formação britânica mantinha uma parceria com os alemães interrompida em 2014 e retomada este ano, depois de experiências menos bem-sucedidas com Honda (2015 a 2017) e Renault (2018 a 2020).

O F1 W12 E Performance, nome de batismo do monolugar novo, mantém a cor negra do antecessor W11, modelo de que herda o chassis, mas apresenta diversas mudanças no capítulo aerodinâmico para adequar-se a alteração nos regulamentos que ‘persegue’ a diminuição da velocidade, principalmente em curva.

A Bola

W122.jpg


W123.jpg


W125.jpg

 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
ALPINE A521: O MONOLUGAR DE FERNANDO ALONSO

AlpineF15.jpg


Chama-se Alpine A521-Renault E-TECH 21 e é o monolugar de Fernando Alonso no Mundial de Fórmula 1 de 2021. O piloto espanhol, campeão do Mundo em 2005 e 2006, precisamente com a marca do losango, regressa ao campeonato que abandonou no final de 2018, depois de quatro temporadas dececionantes com a McLaren e após passagens por Mundial de Resistência (WEC) – campeão em 2018-19 e vencedor das 24 Horas de Le Mans em 2018 e 2019 – IMSA, 500 Milhas de Indianápolis e Dakar, com o objetivo de reposicionar a escuderia Enstone, Inglaterra, no topo da categoria mais importante do desporto automóvel.

A reorganização das atividades desportivas e das marcas do consórcio francês implementada pelo novo diretor da empresa, o italiano Luca de Meo, explica a substituição da Renault pela Alpine no Mundial de Fórmula 1, mas o emblema do losango mantém-se tanto no campeonato como na designação da equipa, para designar a unidade híbrida de potência. O A521 tem as cores da bandeira francesa, azul, branco e vermelho, mas a primeira, associada à Alpine, é dominante na carroçaria de monolugar que assenta numa evolução do chassis do ano passado (R.S.20).

Em 2020, a Renault terminou a temporada na 5.ª posição entre os construtores, com 181 pontos, atrás de Mercedes, Red Bull, McLaren e Racing Point, mas à frente da Ferrari. Laurent Rossi é o responsável máximo da escuderia e liderando uma equipa diretiva que mantém Marcin Budkowski, Pat Fry e contratou Davide Privio à formação de MotoGP da Suzuki (campeão do Mundo com Joan Mir em 2020, recuperando título que escapa aos nipónicos desde 2000!).

Fernando Alonso tem 311 grandes prémios, 32 vitórias e 97 pódios na Fórmula 1, mas não ganha no Mundial desde Espanha-2013 – então, o espanhol representava a Scuderia Ferrari. O austriano apresentar-se-á ao volante do Alpine A521 #14. No #31, manter-se-á o francês Esteban Ocon, de 24 anos, que conseguiu o primeiro pódio na categoria em 2020 (2.º no Grande Prémio de Sakhir).

O Alpine A521 tem estreia confirmada para os testes de pré-temporada em Sakhir, no Bahrein, de 12 a 14 de março.

A Bola

AlpineF12.jpg


AlpineF11.jpg


AlpineF13.jpg


AlpineF14.jpg
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
ASTON MARTIN TEM VETTEL NO REGRESSO À FÓRMULA 1

Aston2.jpg


É o ponto final no suspense e na espera pela apresentação que originava mais expetativa entre os (milhões) de fãs da Fórmula 1: a Aston Martin revelou o monolugar para 2021, que tem cor, decoração e desenho impactantes. A marca inglesa, com o AMR21, volta à competição no Mundial, depois de 61 anos de ausência, substituindo a Racing Point nas grelhas de partida!

O regresso à Fórmula 1 da marca de desportivos baseada em Gaydon, Inglaterra, faz-se com ambição: os britânicos, que mantêm o quartel-general da escuderia em Silverstone, têm como objetivo primeiro melhorar a 4.ª posição da Racing Point-Mercedes em 2020 e lutar pelo título mundial no prazo de cinco anos. O ex-AMG Tobias Moers, de 54 anos, é o diretor da marca inglesa desde agosto do ano passado.

Para ‘acelerar’ o progresso da escuderia, Lawrence Stroll, o multimilionário canadiano de 61 anos proprietário da maioria do capital do fabricante – de acordo com lista da Forbes publicada em fevereiro, tem uma fortuna pessoal avaliada em 3,2 mil milhões de dólares –, não poupou nos investimentos e empenhou-se, pessoalmente, na contratação de piloto de renome para a equipa: nada menos do que o alemão Sebastian Vettel, de 33 anos, que acabou contrato com a Ferrari, onde esteve seis temporadas, depois da passagem muito bem-sucedida pela Red Bull, a formação com que venceu quatro títulos mundiais consecutivos entre 2010 e 2013.

A Bola

Aston3.jpg


Aston4.jpg


Aston5.jpg
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
CORES DA RÚSSIA NO HAAS DE SCHUMACHER E MAZEPIN

Haas1.jpg


A Haas-Ferrari não esperou pela apresentação oficial da equipa para o Mundial de 2021, marcada apenas para a manhã de dia 12, hora e meia antes do início da primeira sessão de testes de pré-temporada no Circuito de Sakhir, no Bahrein, para apresentar as cores e a decoração novas do VF-21, o monolugar de Mick Schumacer e Nikita Mazepi, ambos ‘rookies’ na categoria mais importante do desporto automóvel.

Entre as (muitas) novidades, o cinzento e preto do monolugar de 2020 é substituído pelo branco, somando-se-lhe apontamentos em azul e vermelho que remetem para a bandeira da Rússia, o país do patrocinador principal da escuderia norte-americana que trabalha na preparação da 6.ª temporada consecutiva na Fórmula 1: a Uralkali. Esta empresa russa é o maior fabricante mundial de fertilizantes de cloreto de potássio – vendeu 12,7 milhões de toneladas durante o ano passado –, integra o gigante da indústria química Uralchem e tem como proprietário Dmitry Mazepin, o multimilionário russo pai de Nikita.

Curiosamente, a escolha da Haas, que mantém a parceria com a Ferrari para as unidades híbridas de potência, ‘colide’ com decisão do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), que proíbe o piloto de 22 anos de apresentar-se no Mundial de Fórmula 1 com a bandeira da Rússia, na sequência do escândalo de ‘doping’ nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014 (Sochi) que impede a participação de atletas ou equipas russas em todas as competições durante período de dois anos. Por isso, em caso de vitória, Mazepin não poderá subir ao pódio com as cores do país, nem ouvir o seu hino nacional… Pela mesma razão, Rússia fora dos Jogos de Tóquio, no verão, e impedida de participar no Mundial de Futebol de 2020, no Catar!

O ano passado, a equipa de Kannapolis, cidade nos subúrbios de Charlotte, na Carolina do Norte, EUA, acabou o Mundial na 9.ª posição, à frente apenas da Williams, somando só três pontos com Romain Grosjean e Kevin Magnussen. A má performance da equipa com quartel-general em Banbury, Inglaterra, explica a decisão de não renovar contratos com os dois pilotos e substituí-los por dois estreantes: além de Nikita Mazepin, a equipa propriedade de Gene Haas e liderada por Günther Steiner conta com Mick Schumacher. O alemão de 21 anos, filho da lenda Michael e sobrinho de Ralf, ganhou a Fórmula 2 no ano passado.

Em cinco épocas na Fórmula 1, a Haas, primeira escuderia norte-americana na categoria desde a Haas-Lola de 1985 e 1986 – não existe qualquer tipo de relação entre estas duas entidades –, registou a melhor ‘performance’ desportiva em 2018: 5.ª no campeonato de construtores, com Grosjean a terminar um grande prémio na 4.ª posição (Grã-Bretanha). As expectativas para 2021 são moderadas. Os planos privilegiam o desenvolvimento do monolugar para 2022, ano de revolução no Mundial, com a introdução de geração nova de máquinas! O dinheiro de Mazepin garante o financeiro do projeto. Logo, para os 'rookies', antecipa-se temporada difícil...

A Bola

Haas2.jpg


Haas3.jpg


Haas4.jpg


Haas5.jpg
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
SUCESSOS DAS DÉCADAS DE 1980 E 1990 INSPIRAM DECORAÇÃO DO WILLIAMS NOVO

Russell2.jpg


A Williams posiciona-se entre as equipas mais bem-sucedidas na história da Fórmula 1. Depois da estreia na Argentina-1975, a escuderia de Grove, Inglaterra, competiu em 744 corridas, em 45 temporadas na categoria, e conseguiu 114 vitórias, 312 pódios, 128 pole position e, durante as décadas de 1980 e 1990, somou-lhes nove títulos de construtores e sete de pilotos. No entanto, a escuderia não pontua no Mundial desde a Alemanha-2019 (Kubica) e não vence um grande prémio desde Espanha-2012 (Maldonado). Em 2020, a formação britânica acabou o campeonato na 10.ª posição, entre 10 equipas, sem pontos.

Propriedade da Dorilton Capital desde 2020, a equipa comandada por Jos Capito acabou 2020 melhor do que começou, mas não conseguiu capitalizar o progresso com pontos. O objetivo para 2021 é consolidar esse crescimento! Para consegui-lo, manteve a dupla de pilotos (George Russell e Nicholas Latifi) e a unidade de potência da Mercedes-AMG e otimizou a aerodinâmica do monolugar, cumprindo imposição regulamentar. O FW43B é o sucessor do FW34 e destaca-se pela decoração inspirada nos Williams campeões do Mundo nas décadas de 1980 e 1990, nomeadamente no FW14B de 1992 com que Nigel Mansell venceu o título de pilotos.

Simon Roberts é o diretor desportivo e o campeão mundial de 2009, Jenson Button, está de regresso à Fórmula 1, agora na condição de conselheiro da Williams. O Mundial tem início marcado para o próximo dia 28, no Bahrein, depois de três dias de testes, entre 12 e 14, também no Circuito de Sakhir.

A Bola

Russell1.jpg


Russell3.jpg
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
HÁ VERDE SOBRE O VERMELHO NO FERRARI DE 2021

SF2.jpg



É o ponto final na apresentação dos monolugares para o Mundial de 2021, que continua com arranque marcado para dia 28, no Grande Prémio de Bahrein, no circuito de Sakhir: a Ferrari apresentou o SF91 de Charles Leclerc e Carlos Sainz Jr. o espanhol contratado à McLaren para substituir Sebastian Vettel, que trocou a escuderia italiana pela britânica Aston Martin.

No SF91, além das modificações aerodinâmicas impostos pelos regulamentos, regista-se a mudança na combinação cromática, com a marca Mission Winnow, que é propriedade da Phillip Morris, patrocínio que tem originado polémica, apresentada em verde, em vez de branco. Simultaneamente, na traseira do monolugar, encontra-se um vermelho-escuro estreado pelos italianos em 2020, no Mugello, na corrida que assinalou os 1000 grandes prémios da Ferrari na Fórmula 1.

Em 2021, a Scuderia tem como objetivo recuperar da pior época em 40 anos de Fórmula 1 (6.ª entre os construtores e apenas três pódios em 17 corridas)! Para o êxito da missão, unidade de potência nova, com o objetivo de recuperar a velocidade de ponta perdida no ano passado, em busca da otimização e do progresso possíveis com o congelamento nos regulamentos técnicos que obriga, por exemplo, à manutenção do chassis de 2020.

O SF21 estreia-se em pista amanhã, a véspera do início dos testes de pré-temporada, no dia de filmagens permitido pela Fórmula 1 e utilizado por todas as equipas no Mundial.

A Bola


SF3.jpg


SF4.jpg


SF5.jpg


SF6.jpg
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
Red Bull arranca 2021 com o pé direito ao liderar o primeiro dia de testes com Verstappen no Bahrain

thCNnGyRCSpTG6KO65AN_1018476433-SUT-20210312-TE2101_160259_MS27221-1140x570.jpg



Max Verstappen colocou o carro de 2021 da Red Bull no topo da tabela de tempos do primeiro dia de testes de pré-temporada ao superar o McLaren de Lando Norris por cerca de dois décimos de segundo.

O piloto holandês esteve ao volante do RB16B ao longo de todo o dia e estabeleceu o melhor tempo ao rodar em 1:30.674 com o composto C3 da Pirelli na mais rápida das 139 voltas que realizou.

Depois de Daniel Ricciardo ter liderado a sessão da manhã, Lando Norris entrou no McLaren para fazer melhor do que o seu colega de equipa e fechar o dia em segundo, diante do Alpine de Esteban Ocon, que totalizou 129 voltas num dia isento de problemas para a marca francesa.

Um problema elétrico encontrado pela equipa no início da sessão, altura em que uma tempestade de areia se abateu sobre o circuito, acabou por não prejudicar o programa de Lance Stroll, que levou o Aston Martin à quarta posição.

Confirmando a tendência, Carlos Sainz melhorou a marca que o seu colega de equipa tinha registado de manhã e completou os cinco primeiros no seu primeiro dia com a Ferrari.

Em bom plano na estreia com o Alfa Romeo C41 de 2021, o italiano Antonio Giovinazzi terminou em sexto, apenas 16 milésimos de segundo atrás do Ferrari de Sainz.

Um dos destaques do dia está indiscutivelmente relacionado com um arranque de pré-temporada incomum por parte da Mercedes: condicionada por um problema na caixa de velocidades que impediu Valtteri Bottas de realizar mais do que seis voltas de manhã, a equipa acumulou apenas mais 42 com Lewis Hamilton na sessão da tarde.

O heptacampeão do mundo não foi além da 10ª posição após ter cometido erros em três voltas consecutivas quando tentava estabelecer um tempo rápido com o W12.

De recordar que a ação em pista retoma às 07h00 de amanhã e que entretanto pode acompanhar o resumo e análise ao primeiro dia de testes de pré-temporada, hoje, às 21:00, na ELEVEN 3, com comentários de Óscar Góis, João Carlos Costa, Sérgio Veiga e Nuno Pinto, este último enviado especial da ELEVEN no Bahrain.

Classificação do primeiro dia de testes de pré-temporada no Bahrain
EwSp_A6W8AAmqWU-1024x576.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
Bottas coloca a Mercedes no topo no segundo dia do teste de pré-temporada em Sakhir

kE8Y1nkZRvmVqIa2Dwgn_1018478362-SUT-20210313-TE2101_161838_MS25078-1140x570.jpg


Valtteri Bottas e a Mercedes lideraram o segundo dia do teste de pré-temporada da Fórmula 1 em Sakhir.

Depois de ontem não ter conseguido realizar mais do que seis voltas devido a um problema na caixa de velocidades do Mercedes, Valtteri Bottas teve um dia bem mais produtivo, completando 58 voltas e estabelecendo o melhor tempo do teste até agora com os pneus mais macios da Pirelli.

Pierre Gasly levou um AlphaTauri equipado com os mesmos pneus C5 ao segundo posto, terminando a pouco mais de um décimo de segundo da marca de Bottas e à frente do Aston Martin de Lance Stroll.

Lando Norris utilizou o composto C4 para colocar o McLaren na quarta posição, ao passo que Antonio Giovinazzi fechou os cinco primeiros após mais um dia positivo para a Alfa Romeo.

Charles Leclerc, em sexto, realizou 73 voltas com o Ferrari SF21 e terminou com uma margem de quase sete décimos de segundo para o Williams de Nicolas Latifi.

No dia em que se estrearam ao volante dos respetivos carros, Sergio Pérez (Red Bull) e Fernando Alonso (Alpine), foram oitavo e décimo classificados rodando com os pneus duros nas suas voltas rápidas.

Em termos individuais, Latifi foi quem acumulou mais voltas ao longo do dia (132), mas a nível coletivo a Haas impressionou ao totalizar 164 voltas com Mick Schumacher e Nikita Mazepin.

De recordar que pode acompanhar o resumo e análise ao segundo dia de testes de pré-temporada, hoje, às 21:00, na ELEVEN 3, com comentários de Óscar Góis, João Carlos Costa, Sérgio Veiga e Nuno Pinto, este último enviado especial da ELEVEN no Bahrain.

Classificação do segundo dia de testes de pré-temporada em Sakhir

EwX1On6WUAEhGFy-1024x576.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
Verstappen termina os testes de pré-temporada na frente ao superar Tsunoda por 93 milésimos

EwciAmeWYAYG05j-1140x570.jpg


Max Verstappen superou o AlphaTauri de Yuki Tsunoda por 93 milésimos de segundo para colocar a Red Bull no topo da tabela de tempos dos testes de pré-temporada de 2021.

O piloto holandês estabeleceu a volta mais rápida do teste do Bahrain ao rodar em 1:29.969 com o composto C4 da Pirelli em Sakhir e terminou à frente de um surpreendente Tsunoda, que utilizou os pneus C5 para colocar o AT02 em na segunda posição.

Carlos Sainz realizou o melhor tempo da Ferrari nos testes de pré-temporada e fechou a sessão no terceiro posto, seis décimos atrás da marca de Verstappen.

Kimi Raikkonen, que esteve ao volante do Alfa Romeo ao longo de todo o dia, completou umas impressionantes 165 voltas e levou o Alfa Romeo C41 ao quarto posto.

Embora tenha estado em pista com os pneus macios no final da sessão, Lewis Hamilton parece não ter extraído todo o potencial do monolugar de 2021 da Mercedes e não foi além do quinto melhor tempo.

No dia em que entrou pela primeira vez em pista com o Williams FW43B no Bahrain, George Russell totalizou 157 voltas ao traçado de Sakhir e foi o sexto mais rápido.

Depois de ter liderado duas sessões nos dois primeiros dias de testes, Daniel Ricciardo teve uma prestação mais discreta e concluiu a sessão em sétimo, diante do Red Bull de Sergio Pérez, que tinha sido o mais rápido de manhã.

O Alpine de Fernando Alonso e o Ferrari de Charles Leclerc encerraram os dez primeiros da tabela de tempos do final do terceiro dia.

Um problema na unidade motriz da Mercedes instalada na traseira do carro da Aston Martin voltou a condicionar a sessão de Sebastian Vettel e ditou um final de sessão prematuro para o alemão.

De recordar que pode acompanhar o resumo e análise ao terceiro dia de testes de pré-temporada, hoje, às 18:00, na ELEVEN 3, com comentários de Óscar Góis, João Carlos Costa, Sérgio Veiga e Nuno Pinto, este último enviado especial da ELEVEN no Bahrain.

Classificação do terceiro dia de testes de pré-temporada em Sakhir

Ewc75jGXMAoHOkj.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
Verstappen leva a melhor sobre Bottas na primeira sessão do ano no Bahrain

ExZ-ZvrWQAImv3m-750x375.jpg


Max Verstappen liderou a sessão de treinos livres inaugural da temporada ao ser quase três décimos de segundo mais rápido do que Valtteri Bottas em Sakhir.

O piloto holandês deu continuidade à boa forma evidenciada pela Red Bull no teste de pré-temporada e estabeleceu o melhor tempo com os pneus mais macios da Pirelli no arranque da ação em pista no Bahrain.

No primeiro confronto entre Mercedes e Red Bull, Bottas ficou em segundo e 0,298s atrás do RB16B de Verstappen, ao passo que Lewis Hamilton foi quarto classificado e terminou a mais de meio segundo do melhor tempo.

Lando Norris esteve em bom plano com o carro que marca o regresso da parceria entre a McLaren e a Mercedes e fechou a manhã no terceiro posto.

Charles Leclerc, em quinto, colocou o Ferrari na frente do Red Bull de Sergio Pérez, enquanto que o outro SF21 de Carlos Sainz foi oitavo, atrás do AlphaTauri de Pierre Gasly.

O McLaren MCL35M de Daniel Ricciardo e o Alfa Romeo C41 de Antonio Giovinazzi completaram os dez primeiros antes daquela que deverá ser uma mais representativa sessão noturna em Sakhir.

Classificação da primeira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Bahrain

ExZ_I0mXMAIv7I-.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
Verstappen mantém a Red Bull no topo ao terminar a segunda sessão na frente de Norris em Sakhir

SI202103260789_news-750x375.jpg


Max Verstappen terminou o dia de abertura da temporada de 2021 no topo da tabela de tempos após ter liderado as duas primeiras sessões de treinos livres em Sakhir.

O piloto da Red Bull estabeleceu um tempo de 1:30.874 com os pneus mais macios disponibilizados pela Pirelli e superou o McLaren de Lando Norris por 95 milésimos de segundo.

Lewis Hamilton, com o melhor dos carros da Mercedes, fechou o dia na terceira posição, 45 milésimos de segundo na frente do Ferrari de Carlos Sainz.

Em quinto lugar, o outro Mercedes de Valtteri Bottas terminou com uma vantagem de apenas oito milésimos sobre o McLaren de Daniel Ricciardo.

Yuki Tsunoda, que cumprirá este fim de semana o seu primeiro Grande Prémio na Fórmula 1, bateu o outro AlphaTauri de Pierre Gasly por quase dois décimos e colocou o seu AT02 num muito positivo sétimo lugar.

Lance Stroll levou o Aston Martin AMR21 à oitava posição e Sergio Pérez completou os dez primeiros no final do primeiro dia de ação em pista no Bahrain.

Kimi Raikkonen, com o Alfa Romeo, protagonizou o único verdadeiro incidente do dia ao partir a asa dianteira do C41 na sequência de uma saída de pista na Curva 2.

Classificação da segunda sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Bahrain

ExavKo6XAAM2iaN.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
Verstappen mantém liderança ao bater Hamilton por sete décimos antes da primeira qualificação do ano

ExfPHfTWgAU4VTW-750x375.jpg


Max Verstappen voltou a liderar a tabela de tempos na terceira e última sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Bahrain ao bater Lewis Hamilton por uns expressivos sete décimos de segundo em Sakhir.

O piloto holandês, que já tinha sido o mais rápido nas sessões de treinos livres de sexta-feira, estabeleceu um tempo de 1:30.577 com os pneus macios para se assumir como o favorito à conquista da pole position no Bahrain.

Hamilton terminou num longínquo segundo lugar ao volante do melhor dos Mercedes e Pierre Gasly brilhou ao colocar o AlphaTauri na terceira posição e entre os carros da equipa campeã em título.

Sergio Pérez completou o top 5 após realizar um tempo 1,3 segundos mais lento do que o seu colega de equipa, ao passo que Carlos Sainz foi sexto com um Ferrari equipado com pneus médios.

Kimi Raikkonen esteve em bom plano ao levar o Alfa Romeo à sétima posição e fechou a sessão diante do Alpine de Esteban Ocon, enquanto o Aston Martin de Lance Stroll e o McLaren de Daniel Ricciardo encerraram os dez primeiros antes da sessão de qualificação.

Classificação da terceira sessão de treinos livres para o Grande Prémio do Bahrain

ExfPvjaW8AQUHFs.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
Verstappen bate a Mercedes e está na pole para a primeira corrida do ano

Exf1XtpW8AQyIRH-750x375.jpg


Max Verstappen alcançou a quarta pole position da sua carreira ao superar Lewis Hamilton por quase quatro décimos de segundo na primeira sessão de qualificação do ano em Sakhir.

O holandês da Red Bull levou a melhor no primeiro confronto direto com os pilotos da Mercedes e arrancará da primeira posição da grelha de partida para o Grande Prémio do Bahrain após ter estabelecido um tempo de 1:28.977 com os pneus macios da Pirelli.

Valtteri Bottas realizou a terceira marca com o segundo carro da Mercedes e partilhará a segunda linha com o Ferrari de Charles Leclerc, que esteve em bom plano ao terminar na frente do AlphaTauri de Pierre Gasly, outro dos destaques da sessão de qualificação.

Daniel Ricciardo partirá de sexto para a sua primeira corrida com a McLaren após registar um tempo 47 milésimos de segundo mais rápido do que o outro MCL35M de Lando Norris.

No regresso à Fórmula 1 após uma ausência de dois anos, Fernando Alonso entrou na terceira fase de qualificação com o Alpine e garantiu o nono lugar na grelha, diante do Aston Martin de Lance Stroll, que fechou os dez primeiros.

De forma surpreendente, Sergio Pérez arrancará fora dos dez primeiros para a sua primeira corrida com a Red Bull: o mexicano foi eliminado no Q2 juntamente com o Alfa Romeo de Antonio Giovinazzi, o AlphaTauri de Yuki Tsunoda, o outro C41 de Kimi Raikkonen e o Williams de George Russell.

Eliminados na primeira fase da sessão ficaram o Alpine de Esteban Ocon, o Williams de Nicholas Latifi, o Aston Martin de Sebastian Vettel e o Haas VF-21 de Michael Schumacher.

Classificação da sessão de qualificação para o Grande Prémio do Bahrain

Exf7jscXMAYaqkC.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
Hamilton triunfa na primeira corrida do ano após intensa batalha com Verstappen em Sakhir

ExlEi1WXAAUeCcq-1140x570.jpg


Lewis Hamilton conquistou a 96ª vitória da sua carreira ao superar Max Verstappen por menos de um segundo no primeiro Grande Prémio da temporada de 2021.

Verstappen, que arrancou da pole position, manteve a liderança na parte inicial da corrida mas perdeu a posição para Hamilton quando a Mercedes efetuou, de forma bem sucedida, o undercut à Red Bull ao ser a primeira a parar para levar a cabo a sua troca de pneus.

Conseguindo prolongar o segundo stint, Verstappen parou significativamente mais tarde do que o britânico e tirou partido do facto de ter pneus mais frescos do que o seu rival para se colar à traseira do Mercedes nas derradeiras voltas do Grande Prémio.

O confronto direto entre os dois pilotos teve o seu auge a quatro voltas do fim, quando Verstappen ultrapassou mesmo o heptacampeão do mundo mas foi forçado a devolver a posição por ter completado a manobra fora dos limites de pista: um momento que se viria a revelar crucial para o desfecho da corrida, uma vez que Hamilton não mais largou a liderança.

Uma longa segunda paragem nas boxes afastou Valtteri Bottas da luta pela vitória e significou um solitário terceiro lugar para o finlandês, que ainda colocou pneus médios na penúltima volta para somar o ponto referente à volta mais rápida.

Lando Norris esteve em muito bom plano na prova que marcou o início da nova parceria entre a McLaren e a Mercedes e levou o MCL35M ao quarto posto em Sakhir.

O já difícil fim de semana de estreia de Sergio Pérez na Red Bull tornou-se ainda mais complicado quando uma falha no RB16B durante a volta de formação o obrigou a arrancar da via das boxes, mas o piloto mexicano realizou uma das suas habituais recuperações para cruzar a linha de meta em quinto e ser galardoado com o título de piloto do dia.

Depois de ter sido o quarto mais rápido na sessão de qualificação de ontem, Charles Leclerc fechou a corrida de hoje na sexta posição, diante do McLaren de Daniel Ricciardo e do outro Ferrari de Carlos Sainz.

Yuki Tsunoda assegurou os primeiros pontos da sua carreira ao ser nono classificado com o AlphaTauri, enquanto Lance Stroll encerrou os lugares pontuáveis no regresso da Aston Martin à grelha da Fórmula 1.

Nikita Mazepin colocou um ponto final prematuro na sua corrida de estreia ao perder o controlo do seu Haas na terceira curva da primeira volta, com Fernando Alonso a juntar-se ao russo na lista de abandonos devido a uma falha nos travões traseiros do seu Alpine.

Classificação do Grande Prémio do Bahrain

ExlN3VbWQAcZlOe.jpg

F1PT
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
MUNDIAL DE 2021 GANHA TRÊS CORRIDAS DE 'SPRINT'

Portim1.jpg


A temporada mais longa na história da Fórmula 1 tornar-se-á ainda maior, com a soma de mais três corridas de ‘sprint’ (100 km) aos 23 grandes prémios planeados para a época que arrancou a 28 de março, em Sakhir, no Bahrain (vitória de Lewis Hamilton, num Mercedes), e tem visita a Portugal marcada para 2 de maio, com Portimão e Autódromo Internacional do Algarve (AIA) a receberam a ronda três do campeonato.

O promotor do Mundial (Liberty Media), apoiado pela Federação Internacional do Automóvel (FIA) chegou a acordo com as 10 escuderias participantes no campeonato para as três corridas com 100 km (em vez dos 300 habituais), que serão realizadas no sábado, na véspera de três rondas do calendário para definirem as grelhas para os grandes prémios no domingo, substituindo a qualificação. Esta sessão antecipada para sexta-feira, para determinar as posições de partida para a prova de ‘sprint’.

O acordo pressupõe um entendimento sobre a compensação financeira paga pelo promotor às escuderias, por mais corridas significarem mais despesas… De acordo com fontes do campeonato, a entidade responsável pela organização do Mundial de Fórmula 1 ofereceu um bónus de 500.000 dólares (cerca de 420.000 euros) a cada escuderia e, paralelamente, aumentou, na mesma proporção, o limite orçamental imposto para 2021 (145 milhões de dólares). Este pacote financeiro também pressupõe indemnização no caso de acidente que danifique muito um monolugar no sábado, com o objetivo de não penalizar a equipa pelo dinheiro gasto na reparação necessária para utilizá-lo no domingo.

A inclusão das três corridas de ‘sprint’ no calendário do Mundial de 2021, planeadas para Silverstone (17 de julho), Monza (11 de setembro) e Interlagos (6 de novembro) será anunciada até à segunda ronda da época, o Grande Prémio da Emília-Romanha, em Imola, Itália, já no dia 18. Prevê-se, igualmente, a atribuição de pontos nas etapas novas, mas desconhece-se a solução combinada entre o promotor e as equipas.

A Bola
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
GRANDE PRÉMIO DO CANADÁ CANCELADO

HamiltonBahrain.jpg


O Grande Prémio do Canadá, sétima prova do calendário, foi anulado devido à situação pandémica do Quebec, onde se situa o circuito de Montreal e que iria acolher o Grande Prémio entre 11 e 13 de junho.

O elevado número de casos positivos no local, a rondar os 8 mil por dia, levou as autoridades sanitárias de Montreal a não quererem arriscar um ajuntamento de cerca de 2.500 pessoas, entre membros da organização da corrida e elementos das equipas de Fórmula 1.

Para substituir a prova canadiana, a F1 estará a ponderar fazer a corrida no circuito de Kurtkoy, na Turquia, ou em Hockenheim, na Alemanha. Uma decisão definitiva será tomada a 26 de abril.

A Bola
 

benfas69

Administrator
Team GForum
Entrou
Out 5, 2016
Mensagens
57,015
Gostos Recebidos
2,325
Horários do GP de Imola

XPB_IMOLA_SUNDAY_44-1140x570.jpg



O programa do Grande Prémio da Emília-Romanha de 2021 foi ajustado de forma a não coincidir com as cerimónias fúnebres do príncipe Philip.

De acordo com o programa original do fim de semana de Imola, a sessão de qualificação de sábado estava marcada para as 14h00, o que significaria que a pole position se decidiria muito perto das 15h00, hora que marcará o início do funeral do príncipe de Edimburgo.

Como sinal de respeito pelo funeral real, a Fórmula 1 optou por reagendar o início da qualificação para as 13h00, uma alteração que terá impacto em todas as sessões anteriores.

Para que a diferença de duas horas entre o último treino livre e a sessão de qualificação imposta pelos regulamentos seja cumprida, a terceira sessão de treinos livres também será antecipada e realizar-se-á agora às 10h00.

Devido à regra que estipula que a terceira sessão de treinos livres deva começar “não menos do que 19 horas” após o término da segunda sessão, os treinos livres de sexta-feira serão igualmente alvo de alterações e começarão 30 minutos mais cedo do que o previsto: às 10h00 e às 13h30, respetivamente.

Horários e transmissão televisiva do Grande Prémio da Emília-Romanha de 2021

Sexta-feira, 16 de Abril

10h00: 1ª Sessão de Treinos Livres – ELEVEN 3
13h30: 2ª Sessão de Treinos Livres – ELEVEN 3

Sábado, 17 de Abril

10h00: 3ª Sessão de Treinos Livres – ELEVEN 3
13h00: Qualificação – ELEVEN 3

Domingo, 18 de Abril

14h00: Corrida – ELEVEN 3

F1PT
 
Topo