Fornecedores validam acordo entre EUA e Índia ao comércio nuclear

Grunge

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Ago 29, 2007
Mensagens
5,124
Gostos Recebidos
0
Fornecedores validam acordo entre EUA e Índia ao comércio nuclear

Os 45 países fornecedores de material atómico aprovaram, este sábado, uma proposta norte-americana para levantar um embargo, em vigor há 34 anos, ao comércio nuclear para fins civis com a Índia, indicou fonte oficial austríaca, em Viena.

«Após prolongadas negociações, o Grupo de Fornecedores Nucleares aprovou hoje o levantamento da proibição das exportações nucleares para a Índia», lê-se num comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Áustria, onde decorreu a reunião final.

Dois dias após intensas mas fracassadas negociações, a Áustria, um dos últimos Estados hostis à proposta norte-americana, a par da Noruega e Holanda, obteve da Índia uma garantia formal em cumprir as suas obrigações em matéria de não proliferação nuclear.

A Índia, potência nuclear que nunca assinou o tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, comprometeu-se também a observar uma moratória sobre os ensaios nucleares.

Áustria, Holanda e Noruega estavam preocupados com a possibilidade de uma nova corrida ao armamento se se permitisse à Índia o livre acesso ao mercado nuclear.

A Índia, tal como o seu vizinho e rival Paquistão, possui bombas nucleares.

O Tratado estabelece que apenas cinco países - Estados Unidos, França, Reino Unido, China e Rússia - têm autorização para a indústria nuclear e proíbe a venda de tecnologia atómica a países terceiros.


tsf
 
Topo