• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Fotografia Digital

Status
Não está aberto para novas respostas.

nrms®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,808
Gostos Recebidos
0
...::: Fotografia Digital - Noções :::...
  • Câmaras digitais
Enquanto as câmaras com filme gravam as imagens geradas pela luz que entra através da lente no filme fotográfico, uma câmara digital utiliza um sensor de CCD (Dispositivo de Acoplamento de Carga) para transformar a luz em dados digitais.
Em outras palavras, a imagem é capturada com dados digitais.
  • O que é um pixel?
Uma foto digital é composta por pequenas unidades de informação, ou “elementos de imagem”, conhecidos como pixeis. Além das câmaras digitais, os monitores de computador e outros tipos de visores são feitos de elementos de imagem semelhantes. Cada pixel é composto por três cores: vermelho, verde e azul (RGB). Uma alta quantidade de pixeis indica um volume maior de informações na imagem, e a contagem de pixeis tornou-se uma medida comum do desempenho de câmaras digitais.
  • Sobre a resolução
A resolução, ou densidade da imagem (a quantidade de detalhes), é indicada em pontos por polegada (dpi) - a quantidade de pixels em cada polegada quadrada da imagem. Quanto mais alto o dpi, mais detalhadas são as imagens.

Uma câmara digital com resolução máxima de 8MP, significa que o sensor CCD tem 8 milhões de pixeis com três canais de cores (RGB) cada. Quando reduzimos a resolução, por exemplo, de 8MP para 5MP estamos agrupando os pixeis, logo, transformando o espaço com 8MP para 5MP. Sendo assim, os pixeis ficaram maiores e de menor quantidade, reduzindo o tamanho da foto final.
  • Sobre os ajustes de sensibilidade
Quando a cena está apropriadamente iluminada, configurar a câmara para a sensibilidade mais baixa irá possibilitar a captura de imagens altamente detalhadas. Com baixa iluminação ou ao fotografar objectos com movimentos rápidos, uma configuração para sensibilidade mais alta irá ajudar a capturar as imagens desejadas.
  • Sobre o tipo de média
Ao invés de um filme, as câmaras digitais gravam as imagens capturadas em pequenos cartões de memória digital. As imagens armazenadas em média digital podem ser transferidas para um computador, impressas em uma impressora ou impressas em sua loja de fotografias digitais local.

As capacidades de memória em MB ou GB determinam a quantidade de fotos e o tempo do vídeo a serem armazenados. Existem outros factores como o tipo de cena e nível de compactação escolhido que determinam a capacidade de armazenamento.

Existem vários tipos de padrões dos cartões de memória:

SD: Secure Digital (Kodak)
CF: Compact Flash (Canon e Nikon)
MS: Memory Stick (Sony)
XD: Extra Drive (Olympus e Hitachi)

Na câmera digital a memória interna, assim como os cartões de memória removível, cumpre o papel do filme, pois grava as fotos em todos os tamanhos e formatos, assim como pequenos vídeos.


in wordpress.
 

nrms®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,808
Gostos Recebidos
0
...::: Fotografia Digital - Compondo a Imagem :::...

Onde você gostaria de colocar o seu objecto na foto? Que tipo de fundo você quer? Um pouco de cuidado é um longo caminho para criar uma foto excelente.
  • Direcção Vertical
A direcção vertical do quadro traz a sensação de profundidade para cena, ao incluir no fundo distante tudo que está em primeiro plano.
  • Direcção Horizontal
A direcção horizontal captura mais detalhes do que os nossos olhos podem ver, com proporções equilibradas e agradáveis.
  • Ângulo Baixo
Apontar a câmara para cima cria um efeito dinâmico e poderoso.
  • Ângulo Alto
Fotografar de cima enfatiza a graça e delicadeza do objecto.

Acostume-se a utilizar a grade na tela de sua câmara digital ao compor suas fotos. Diferente de colocar os elementos da foto directamente no centro, tente posicioná-los próximo aos pontos onde as linhas se cruzam, como ilustrado abaixo. Isto proporciona uma composição mais dinâmica do que simplesmente centralizar o objecto. Se sua câmara for equipada com foco automático, primeiro focalize o objecto no centro do quadro; em seguida, mantenha o botão do obturador (disparador) pressionado até a metade para travar o foco enquanto você recompõe a cena com o objecto levemente fora do centro.


in wordpress.
 

nrms®

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
6,808
Gostos Recebidos
0
...::: Fotografia Digital - Compondo a Fotografia :::...

  • Segure a câmara com firmeza
Uma mão sem firmeza apertando o botão disparador da câmara produzirá uma foto tremida. Segure firmemente a câmara com as duas mãos. Mantenha os braços junto ao corpo para dar maior firmeza. Aperte suavemente o botão disparador. As fotos sairão nítidas.
  • Aproxime-se do assunto
Quando em dúvida, aproxime-se do assunto que você vai fotografar (atenção para a distância mínima recomendada no manual da sua câmara). Aproximar-se do assunto é, provavelmente, o passo mais importante para se obter boas fotos. Tente fazer com que a sua foto diga: "este é o meu assunto". Preencha um terço ou mais da área da foto com o assunto que você escolheu para fotografar.
  • Escolha um fundo neutro e simples
Olhe através do visor de sua câmara e examine o cenário de fundo antes de pressionar o botão disparador. Movimente-se até eliminar tudo aquilo que possa desviar a atenção do assunto de sua foto. Experimente escolher como fundo o céu, a água ou a grama.
  • Mantenha as pessoas entretidas
Fotografe pessoas entretidas em seus ambientes naturais. Mostre uma criança brincando com sua bicicleta, ou um adulto esculpindo um objecto, etc. Converse com elas para mantê-las à vontade. Pergunte o que estão fazendo. Agindo assim, você fará com que elas fiquem relaxadas em atitudes espontâneas e sem fazer pose.
  • Componha um cenário
Estude a cena de sua foto. Coloque o assunto principal afastado do centro da fotografia. Ao fazer fotos de paisagens, acrescente algumas linhas acentuadas como uma estrada, cerca ou curso de um rio que direccionem a atenção para o assunto principal da foto.
  • Observe a luz
A iluminação tem uma influência decisiva em sua foto. Estude a luz antes de tirar a fotografia, como os tons dourados de um amanhecer ou pôr-do-sol. Verifique como a direcção da luz afecta o assunto: luz frontal (o sol atrás de quem está fotografando), para obter fotos brilhantes e nítidas; iluminação por trás (o sol por trás do assunto), para criar silhueta; iluminação lateral (o sol iluminando um dos lados do assunto) para mostrar a textura do assunto.
  • Escolha um ângulo diferente
Movimente-se até encontrar o ângulo para tirar a foto. O simples fato de você se curvar, esticar ou abaixar pode melhorar bastante suas fotos. Comece com a escolha de ângulos diferentes. Ajoelhe-se ou deite-se no chão para mostrar flores no primeiro plano. Ou, então, fotografe do alto (da janela do segundo andar de um prédio, por exemplo) para mostrar os desenhos de uma calçada.
  • Congele a acção
O movimento está em toda parte, um "skaetista" fazendo piruetas no ar e se apoiando em uma das mãos, ou uma gaivota sobrevoando e mergulhando no mar. Pressione o botão disparador um pouquinho antes do ponto culminante do movimento.
  • Capture sentimentos
Por que fotografamos alguma coisa? Geralmente porque nos interessa fotografar tudo aquilo que faz as pessoas se sentirem felizes ou até mesmo tristes. Ao fazer uma foto, tente captar seu próprio sentimento.
  • Faça experiências
Regras, regras, sempre regras. Ao fotografar, tenha sempre em mente que você está sob o controle de uma série delas. Desobedecer as regras, contudo, pode levar a uma foto bastante original.


in wordpress.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo