Portal Chamar Táxi

Notícias Funcionário de agência nuclear japonesa perde telemóvel com dados confidenciais na China

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
59,542
Gostos Recebidos
1,745
Funcionário de agência nuclear japonesa perde telemóvel com dados confidenciais na China

img_932x621uu2023-04-24-01-53-47-1331686.jpg


Incidente aconteceu no aeroporto de Xangai durante uma viagem pessoal. Colaborador só se apercebeu três dias depois.

Um funcionário da agência nuclear de segurança do Japão perdeu o telemóvel profissional, que continha informações confidenciais, durante uma viagem pessoal à China.

O telemóvel continha informações de contacto confidenciais de funcionários envolvidos em trabalhos de segurança nuclear na Autoridade de Regulação Nuclear (NRA). Em declarações, a empresa não conseguiu confirmar se existiu alguma fuga de dados, avança a BBC.

O incidente aconteceu num momento em que o Japão se encontra a tentar reativar o seu programa de energia atómica, que está paralisado há mais de uma década.

Em 2011, o Japão ordenou que fossem desligados todos os reatores de centrais nucleares após um terramoto de magnitude 9 e um tsunami devastador causarem o derretimento do núcleo na central nuclear de Fukushima.

A NRA foi formada após o desastre para supervisionar a segurança nuclear, incluindo o restabelecimento da operação dos reatores do país.

Entidades acreditam que o funcionário da NRA tenha perdido o telemóvel de trabalho a 3 de novembro de 2025, enquanto passava por uma verificação de segurança no aeroporto de Xangai.

Apercebeu-se que o telemóvel tinha desaparecido três dias depois e, apesar de ter entrado em contacto com o aeroporto, não o recuperou.

O jornal Asahi avançou à BBC que a empresa em questão fornece telemóveis a alguns colaboradores para que possam responder prontamente a emergências.

A NRA reportou o incidente à Comissão de Proteção de Informações Pessoas do país e alertou os funcionários para que não levem o telemóvel profissional para o exterior.

Esta não é a primeira vez que as autoridades nucleares japonesas são notícia devido a falhas de segurança.

Em 2023, um funcionário da central nuclear de Kashiwazaki-Kariwa, a maior instalação nuclear no mundo, perdeu uma pilha de documentos depois de a colocar em cima do carro e começar a conduzir.

Em novembro do ano passado, descobriu-se que outro funcionário da mesma fábrica manuseou indevidamente documentos confidenciais, fez cópias e trancou-as numa gaveta.

Correio da Manhã
 
Topo