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Por certo muita gente por aqui já foi à bomba de combustível buscar este tipo de combustíveis num vulgar garrafão de plástico de 5 litros.
Há uns anos para que se tem vindo a assistir à recusa do vendedor em vender o combustível ao cliente quando ele utiliza este tipo de recipiente. Alega que poderá ser multado pela ASAE... Mas se eu for comprar um recipiente "homologado" na sua loja já poderei levar o combustível... e ainda existem o que "fecham os olhos" quando se leva um recipiente usado para óleo.
Antes de mais, sendo a gasolina e o gasóleo matérias perigosas (Classe III) estão abrangidas pela convenção ADR/RPE do qual Portugal é subscritor. A ASAE não tem competência nesta matéria!
O transporte destas matérias está regulamentado pelo ADR... obedece à vários pressupostos que não valerá a pena estar para aqui a desenvolver. No entanto o Regulamento possui algumas excepções: o transporte de gasóleo e/ou de gasolina (é destes dois que nos interessa) está isento de todos os pressupostos do Regulamento até 999 litros! Isto significa que não temos que ter uma embalagem "xpto" para ir buscar 5 litros de combustível à bomba!
Já agora deixo aqui algumas curiosidades: já toda a gente viu na estradas as cisternas de combustível. Para além da etiquetas na cisterna, possuem uns números à frente e atrás. Para gasolina e/ou gasóleo:
33 o número que aparece em cima. O primeiro digito indica-nos de que se trata de uma matéria em estado liquido. O segundo indica-nos que é extremamente inflamável.
1203 o número que identifica o produto (neste caso a gasolina).
Para gasóleo:
30 o número que aparece em cima. O primeiro digito indica-nos que se trata de uma matéria em estado liquido. O segundo indica-nos que o seu grau de inflamação é baixo.
1202 o número que indica o produto (neste caso o gasóleo).
O ponto de inflamação da gasolina é inferior a 60º graus dai a sua grande possibilidade de inflamação... já no gasóleo é superior a este ponto pelo que é menor.
A gasolina para os aviões é classificada em 30, para surpresa de muitos... é outro tipo de gasolina.
Já agora não se julgue que o maior o menor número de octanas na gasolina lhe confere mais "potência" como combustível. As octanas são uma espécie de retardador de inflamação precoce da gasolina no motor que, a acontecer, traduzir-se-ia em perda de potência.
Há uns anos para que se tem vindo a assistir à recusa do vendedor em vender o combustível ao cliente quando ele utiliza este tipo de recipiente. Alega que poderá ser multado pela ASAE... Mas se eu for comprar um recipiente "homologado" na sua loja já poderei levar o combustível... e ainda existem o que "fecham os olhos" quando se leva um recipiente usado para óleo.
Antes de mais, sendo a gasolina e o gasóleo matérias perigosas (Classe III) estão abrangidas pela convenção ADR/RPE do qual Portugal é subscritor. A ASAE não tem competência nesta matéria!
O transporte destas matérias está regulamentado pelo ADR... obedece à vários pressupostos que não valerá a pena estar para aqui a desenvolver. No entanto o Regulamento possui algumas excepções: o transporte de gasóleo e/ou de gasolina (é destes dois que nos interessa) está isento de todos os pressupostos do Regulamento até 999 litros! Isto significa que não temos que ter uma embalagem "xpto" para ir buscar 5 litros de combustível à bomba!
Já agora deixo aqui algumas curiosidades: já toda a gente viu na estradas as cisternas de combustível. Para além da etiquetas na cisterna, possuem uns números à frente e atrás. Para gasolina e/ou gasóleo:
33 o número que aparece em cima. O primeiro digito indica-nos de que se trata de uma matéria em estado liquido. O segundo indica-nos que é extremamente inflamável.
1203 o número que identifica o produto (neste caso a gasolina).
Para gasóleo:
30 o número que aparece em cima. O primeiro digito indica-nos que se trata de uma matéria em estado liquido. O segundo indica-nos que o seu grau de inflamação é baixo.
1202 o número que indica o produto (neste caso o gasóleo).
O ponto de inflamação da gasolina é inferior a 60º graus dai a sua grande possibilidade de inflamação... já no gasóleo é superior a este ponto pelo que é menor.
A gasolina para os aviões é classificada em 30, para surpresa de muitos... é outro tipo de gasolina.
Já agora não se julgue que o maior o menor número de octanas na gasolina lhe confere mais "potência" como combustível. As octanas são uma espécie de retardador de inflamação precoce da gasolina no motor que, a acontecer, traduzir-se-ia em perda de potência.