Gatinhar-Bom ou Mau?

estela

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
1,669
Gostos Recebidos
0
gatinhar.jpg



Embora não haja uma idade exacta para começar a gatinhar, por volta dos oito meses o nosso filho pode começar a experimentar esta nova habilidade.
E, para que tenha sucesso, nada melhor do que o colocar deitado numa mantinha no chão por alguns momentos. Segundo os especialistas, esta é a melhor maneira de começar a experimentar novos movimentos que lhe permitirão gatinhar.



As tentativas


Este processo inicia-se no momento em que o bebé já consegue rodar sobre si mesmo e colocar-se de barriga para baixo. Depois, começa a perceber que se fizer alguma força nos braços e pernas, se consegue deslocar. Não será assim de espantar que o encontre, minutos depois, alguns metros afastado do local onde o deixou deitadinho.
Nesta fase o bebé arrasta-se utilizando os braços e as pernas, sendo que se move mais facilmente para trás do que para a frente. Quando já tiver treinado este movimento começa a levantar o rabinho e apoiar-se-á nas mãos e nas pernas.
Passada esta experiência, vai necessitar de mais algum tempo para poder coordenar os movimentos e gatinhar de forma correcta. Começa por utilizar o braço e a perna do mesmo lado, para posteriormente mover a perna esquerda e o braço direito de forma coordenada.


A importância de gatinhar



Algumas crianças saltam esta etapa essencial do seu desenvolvimento o que, segundo a opinião de alguns pediatras, não é significativo. Segundo outros, gatinhar permite ao bebé explorar o seu ambiente.
No entanto, gatinhar conduz também a outros desenvolvimentos para além do desenvolvimento motor. É também um desenvolvimento psicológico, já que este processo só se desencadeia devido ao acumular de algumas experiências e de conexões cerebrais que enviam as informações do cérebro para os músculos.


Estimular o bebé


Os pais, durante esta fase de desenvolvimento dos seus filhos, deverão oferecer estímulos aos seus bebés. Assim sendo, se colocar o bebé no chão, em cima de uma mantinha, e lhe der alguns brinquedos, ele certamente irá gostar de tentar alcançar os que o atraem, e para isso tentará deslocar-se.
No entanto, os pais costumam referir preocupações pelo facto de colocarem os bebés no chão. As mais comuns são:


1)- Poderão ficar constipados se o chão estiver muito frio?
A razão pela qual se coloca a manta, é exactamente para a criança não ficar em contacto directo com o piso. Ainda assim, se achar mais prudente, use esta estratégia quando o tempo estiver mais quente. Agora que estamos no na Primavera não haverá problemas.


2)- Se houver germes no chão podem ficar doentes?

É evidente que o chão tem germes e bactérias que podem ser nocivas para a saúde do bebé. No entanto, se extremar a higiene na zona onde vai deixar o bebé, certamente ele terá menos facilidade em entrar em contacto com as bactérias que a preocupam.


3)- Será possível que leve à boca algum objecto perigoso?
A possibilidade de que tal aconteça só pode ser prevenida por si, afastando ou mesmo retirando quaisquer objectos perigosos do caminho do seu filho.


4)- Onde devo evitar que gatinhe?
Os lugares onde a criança não deve gatinhar são aqueles onde há mais perigo de se magoar: a cozinha, a casa de banho, as varandas, etc. Para o evitar, compre limitadores de abertura de portas (por exemplo, de varandas) e janelas, e pequenas cancelas para evitar que se aproxime de escadas.


5)- E os produtos perigosos?
Todos os produtos de limpeza e medicamentos devem ser guardados sempre em locais altos ou em armários com chave para que estejam sempre fora do alcance da criança. Esta é a razão pela qual se considera a casa de banho muito perigosa para as crianças: os produtos utilizados são abrasivos e muito tóxicos.


6)- Que outros cuidado devo ter?
- Atenção às tomadas baixas. Compre dispositivos especiais que permitam tapar as entradas das tomadas.
- Se o mobiliário tem cantos agudos, proteja-os com equipamentos especiais de protecção.
- Se tem vasos com plantas, prefira colocá-las em locais mais altos ou mude-as. Algumas plantas têm componentes tóxicos.


Gatinhar: é bom ou mau?


Como é evidente, gatinhar é mais uma etapa no desenvolvimento da criança, como tal, é extremamente importante que a possa experimentar.
- O seu bebé necessita desta etapa para fomentar a sua motricidade. Inclusive a motricidade fina é favorecida, pois esta forma de deslocação permite observar, apanhar e “estudar” pequenos objectos que se encontrem no chão.
- Devido à estabilidade adquirida na posição de gatinhar, pode treinar o reflexo de queda e achar alternativas para chegar a determinado objecto, o que lhe permitirá aumentar o sentido de orientação e a coordenação motriz.
- A coluna vertebral, pélvis e os músculos do rabinho ganham flexibilidade e força.
- Os seus sentidos – especialmente o tacto - sofrem uma grande evolução o que irá permitir ao bebé conhecer o seu corpo e as texturas que o rodeiam.
- Gatinhar é uma forma de conseguir que os seus músculos se desenvolvam e adquiram maior tonicidade, pelo que o seu corpo fica fortalecido.
- Como consegue desviar-se de objectos que se apresentam pela sua frente e consegue “inspeccionar” o objecto que deseja, ganha ritmo e controlo motor essenciais para quando começar a andar.
Esta fase do desenvolvimento infantil passa muito rápido e dentro de pouco tempo já teremos o nosso filho a correr pela casa. Até lá, urge ajudarmo-lo, prevenindo da melhor forma os acidentes.


Fonte: Sapo Bebé
 
Topo