Gelados e refrigerantes com um mês de vida

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
Apesar das recomendações, há pais que começam a alimentar bebés, nos primeiros meses, com alimentos muito pouco saudáveis.


Uma investigação realizada na Austrália permitiu concluir que bebés com apenas um mês de vida são alimentados com gelado, refrigerantes e outros alimentos com alto teor de sal, gordura e açúcar.
Na Austrália, as recomendações do Serviço Nacional de Saúde vão no sentido de manter a amamentação em exclusivo até aos seis meses, tal como preconiza a Organização Mundial de Saúde. Ainda assim, os resultados deste estudo, que acompanhou a alimentação de um grupo de 587 bebés nascidos em dois hospitais da cidade de Perth, apontam para a existência de muitos desvios ao que é recomendado pelos médicos.
Os dados foram recolhidos através de telefonemas regulares ao longo dos primeiros 12 meses dos bebés.
Quase 25 por cento das mães envolvidas afirmaram ter oferecido sumos de fruta, bolachas e bolos ao bebé aos seis meses de idade. A investigação permitiu concliur que os bebés que começam mais cedo a ser alimentados com sólidos e também aqueles que têm dois ou mais irmãos mais velhos têm mais probabilidades de já estar habituados a alimentos com alto teor de gorduras, sal e açúcar por volta do primeiro aniversário.
Os investigadores alertam para a necessidade de consciencializar os pais da importância da amamentação para um bebé e dos malefícios de introduzir alimentos sólidos, sobretudo se forem pouco saudáveis, demasiado cedo. Os hábitos alimentares constroem-se desde o primeiro ano e os problemas de excesso de peso também.


O estudo foi publicado no jornal Nutrition & Dietetics
 
Topo