brunocardoso
GForum VIP
- Entrou
- Set 24, 2006
- Mensagens
- 5,612
- Gostos Recebidos
- 0

Genéricos vão ser gratuitos para pensionistas que recebem abaixo do salário mínimo
O Ministério da Saúde vai anunciar, esta sexta-feira, que dentro de um mês os medicamentos genéricos vão passar a ser gratuitos para os pensionistas que recebem abaixo do ordenado mínimo. O secretário de Estado Adjunto e da Saúde adiantou à TSF e ao DN que a medida vai afectar cerca de um milhão de pessoas.
Os pensionistas que recebem abaixo do salário mínimo vão passar a ter acesso a medicamentos genéricos gratuitos dentro de um mês, de acordo com uma medida aprovada esta quinta-feira em Conselho de Ministros.
Em declarações à TSF e ao Diário de Notícias, o secretário de Estado Adjunto e da Saúde adiantou que esta medida vai afectar, «daqui a um mês», «cerca de um milhão de pessoas», que actualmente têm receitas «comparticipadas através da vinheta verde» e que vaõ passar a ter «uma comparticipação a 100 por cento do Serviço Nacional de Saúde».
Esta medida traduz-se num custo para os cofres do Estado, «em termos anuais», de «35 a 40 milhões de euros no mínimo», acrescentou Francisco Ramos.
Na opinião do governante, os custos serão superiores ao esperados «porque esta medida, para além de proteger os pensionistas» com rendimentos mais baixos», pode traduz-se «também num forte incentivo à prescrição e ao consumo de medicamentos genéricos».
Francisco Ramos lembrou que nos últimos três anos, «os genéricos triplicaram em Portugal», sendo que os médicos estão cada vez mais sensibilizados para a prescrição destes medicamentos.
Fonte Inf: TSF