Gostava de saber que tipo de peixes se pesca nesta època e em determinado rio

Status
Não está aberto para novas respostas.

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Olá amigos;

Tenho feito uma procura na net e não tenho conseguido encontrar o que desejo.

Gostaria de saber onde poderei encontrar informação sobre que tipo de peixes se pode pescar em determinado rio, porque pelo que sei há rios onde se pode pescar um tipo de peça e outros não.
Sendo assim, se alguém souber indicar um link onde conste toda esta informação, desde já, o meu obrigado.



Cumps
Matapitosboss
 

nilton

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Out 8, 2006
Mensagens
56
Gostos Recebidos
0
Relativamente ao peixe capturado, as principais espécies com interesse comercial no Baixo Guadiana parecem não ter variado ao longo dos tempos. Entre estas encontram-se espécies migratórias como a enguia (ou eiró), a lampreia, o sável e a saboga (ou savelha) e ainda outras como as tainhas (muge), as bogas e os barbos. A estas espécies juntam-se outras, essencialmente marinhas que, em determinadas épocas do ano, sobem o rio com a maré como são os casos da corvina e do robalo. Na foz, pescam-se actualmente o linguado e o charroco, para além de se capturarem alguns moluscos bivalves (conquilha, berbigão e ameijoas). O esturjão (solho-rei), espécie migratória agora inexistente no rio, foi também, um importante recurso pesqueiro do rio.



peixes de água doce
Nome comum Nome científico Importância
comercial Endemismos
Saramugo Anaecypris hispanica
Peixe-rei Atherina presbyther
Cumba, Picão Barbus comiza
Barbo, Barbo-de-cabeça-pequena Barbus microcephalus
Barbo, Barbo do Sul Barbus sclateri
Barbo, Barbo de Steindachner Barbus steindachneri
Tainha-liça Chelon labrosus
Boga-de-boca-arqueada Chondrostoma lemmingii
Boga do Guadiana, Boga do Sul Chondrostoma willkommii
Verdemã Cobitis paludica
Esgana-gata Gasterosteus aculeatus
Bordalo Leuciscus alburnoides
Escalo do Sul Leuciscus pyrenaicus
Tainha-garrento Liza aurata
Tainha-fataça Liza ramada
Tainha-olhalvo Mugil cephalus
Caboz-de-água-doce, Caboz Salaria fluviatilis

migradores diádromos
Nome comum Nome científico Importância
comercial
Enguia, Eiró (fase adulta) Anguilla anguilla
Solho, Esturjão, Solho-rei Acipenser sturio
Sável Alosa alosa
Saboga, Savelha Alosa fallax
Lampreia, Lampreia-marinha Petromyzon marinus

peixes de água doce (introduzidos)
Nome comum Nome científico Importância
comercial
Peixe-vermelho Carassius auratus
Chanchito Cichlasoma facetum
Carpa Cyprinus carpio
Lúcio Esox lucius
Fundulo Fundulus heteroclitus
Gambúsia Gambusia holbrooki
Perca-sol, Peixe-sol Lepomis gibbosus
Achigã Micropterus salmoides

alguns peixes marinhos pescados no Guadiana
Nome comum Nome científico Importância
comercial
Robalo Dicentrarchus labrax
Corvina Argyrosomus regius
Charroco Halobatrachus didactylus
Linguados Solea spp.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
De facto fala do rio que eu procurava, embora seja uma informação muito reduzida, pois só fala em enguias e barbos e o rio em si è composto por mais espécies e eu precisava de um link que falasse da espécie em geral que o rio comporta para saber o que se pode pescar ou não bem como as datas de proibição/autorização das espécies .

Obrigado pelo post/.

Vou continuar a tentar ver se encontro melhor informação.



Cumps
Matapitosboss
 
H

helldanger1

Visitante
De facto fala do rio que eu procurava, embora seja uma informação muito reduzida, pois só fala em enguias e barbos e o rio em si è composto por mais espécies e eu precisava de um link que falasse da espécie em geral que o rio comporta para saber o que se pode pescar ou não bem como as datas de proibição/autorização das espécies .

Obrigado pelo post/.

Vou continuar a tentar ver se encontro melhor informação.



Cumps
Matapitosboss

Amigo Mata qual é o rio em questao?
cumpts
hell
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Olá amigos;

Tenho feito uma procura na net e não tenho conseguido encontrar o que desejo.

Gostaria de saber onde poderei encontrar informação sobre que tipo de peixes se pode pescar em determinado rio, porque pelo que sei há rios onde se pode pescar um tipo de peça e outros não.
Sendo assim, se alguém souber indicar um link onde conste toda esta informação, desde já, o meu obrigado.



Cumps
Matapitosboss

Caro amigo Matapitosboss

Entre 15 de Março e 15 de Maio não se pode pescar em águas interiores, pois este é o período de desova para os peixes de água doce.
Contudo, podemos pescar à mesma durante o defeso, desde que o peixe capturado seja imediatamente restituído à água. Custa-me, mas tem que ser... é a lei portuguesa.
No meu caso eu pesco todo ano uma vez que estou perto de Espanha e lá pesca-se todo ano. Tambem se pode pescar em em todos o rios que façam fronteira, Portugal e Espanha, chamados Rios ou Águas Internacionais que tambem é o meu caso, só que, mais uma vez lá está a dita lei portuguesa " pode-se apanhar e reter o peixe mas não se pode transportar" ou seja temos que comer o peixo no rio :Espi13: ainda no dia 1 de maio foi a ultima vez :Espi63: quase que nem consegui chegar ao carro é o que dá as "leis".:msnm_com_br007-03:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Caro amigo Matapitosboss

Entre 15 de Março e 15 de Maio não se pode pescar em águas interiores, pois este é o período de desova para os peixes de água doce.
Contudo, podemos pescar à mesma durante o defeso, desde que o peixe capturado seja imediatamente restituído à água. Custa-me, mas tem que ser... é a lei portuguesa.
No meu caso eu pesco todo ano uma vez que estou perto de Espanha e lá pesca-se todo ano. Tambem se pode pescar em em todos o rios que façam fronteira, Portugal e Espanha, chamados Rios ou Águas Internacionais que tambem é o meu caso, só que, mais uma vez lá está a dita lei portuguesa " pode-se apanhar e reter o peixe mas não se pode transportar" ou seja temos que comer o peixo no rio :Espi13: ainda no dia 1 de maio foi a ultima vez :Espi63: quase que nem consegui chegar ao carro é o que dá as "leis".:msnm_com_br007-03:

Pode-se reter o peixe no defeso?
 

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
Pode-se reter o peixe no defeso?

sim podes.
na minha região q é fronteiriça com Espanha e como pesco num rio internacional, ou seja, o rio divide Portugal de Espanha posso reter o peixe. Não posso é transporta-lo pra casa.
 

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Caro amigo Matapitosboss

Entre 15 de Março e 15 de Maio não se pode pescar em águas interiores, pois este é o período de desova para os peixes de água doce.
Contudo, podemos pescar à mesma durante o defeso, desde que o peixe capturado seja imediatamente restituído à água. Custa-me, mas tem que ser... é a lei portuguesa.
No meu caso eu pesco todo ano uma vez que estou perto de Espanha e lá pesca-se todo ano. Tambem se pode pescar em em todos o rios que façam fronteira, Portugal e Espanha, chamados Rios ou Águas Internacionais que tambem é o meu caso, só que, mais uma vez lá está a dita lei portuguesa " pode-se apanhar e reter o peixe mas não se pode transportar" ou seja temos que comer o peixo no rio :Espi13: ainda no dia 1 de maio foi a ultima vez :Espi63: quase que nem consegui chegar ao carro é o que dá as "leis".:msnm_com_br007-03:

Obrigado pela/o resposta/esclarecimento.

Sendo assim, dou este tópico como Encerrado.



Cumps
Matapitosboss
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo