Portal Chamar Táxi

Notícias Governador promete nova estratégia contra investidas em Cabo Delgado

Roter.Teufel

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Out 5, 2021
Mensagens
56,467
Gostos Recebidos
1,603
Governador promete nova estratégia contra investidas em Cabo Delgado

img_932x621uu2018-01-24-19-44-00-703961.jpg


Valige Tauabo fez saber que se deslocou a Palma para transmitir a promessa de segurança à população.

O governador da província moçambicana de Cabo Delgado, Valige Tauabo, prometeu este sábado, em Palma, uma nova estratégia para conter as investidas dos grupos terroristas que têm estado a atacar a região.

Falando aos moradores da vila sede a partir do mercado local, um dia após o alegado ataque de terroristas que resultou em pelo menos um morto na localidade, Valige Tauabo, fez saber que se deslocou a Palma para transmitir a promessa de segurança à população.

"Vamos manter a nossa fé. A estratégia para a nossa segurança está a ser traçada para que tenhamos a melhor segurança", disse Valige Tauabo, perante dezenas de moradores.

Segundo o dirigente, a garantia surge na sequência das conversações que manteve com a liderança local e comando distrital das Forças de Defesa e Segurança.

"Nesta nossa visita curta, tivemos oportunidade de ouvir toda informação do que aconteceu nos últimos dias através dos líderes, e também já conversamos com o comando. Então, já temos a imagem real daquilo que deve ser feito para que a nossa segurança esteja da melhor forma" disse, apelando à colaboração da população para que a estratégia em desenho tenha impacto, de forma a garantir a segurança no norte de Cabo Delgado.

Pelo menos uma pessoa morreu na madrugada de sexta-feira, atingida a tiro, na vila sede distrital de Palma, província moçambicana de Cabo Delgado, relataram fontes locais, num alegado ataque de grupos terroristas.

A vítima, que ainda foi socorrida no hospital local, é um jovem natural de Palma, atingido por um dos disparos ocorridos na periferia da vila durante a madrugada, mas cujos autores ainda são desconhecidos.

"Acordámos a ouvir disparos desde as 03:00 (02:00 em Lisboa) e não sabemos quem está a fazer e porquê. Um jovem acabou atingido mortalmente", lamentou à Lusa, na sexta-feira, uma fonte que acompanhou a situação desde os primeiros momentos, em Palma.

A situação gerou pânico entre os moradores, que pediram a intervenção das autoridades.

A província de Cabo Delgado, no norte de Moçambique, rica em gás, é alvo de ataques terroristas há oito anos, com o primeiro ataque registado em 05 de outubro de 2017, no distrito da Mocímboa da Praia.

Oito anos após esse primeiro ataque, o Governo afirmou esta semana que continua a fazer esforços para garantir a segurança às populações e bens para que estas comunidades permaneçam nos seus lugares de origem em paz.

"E, como podem acompanhar, os movimentos dos terroristas têm estado a ser reduzidos ou controlados, de tal sorte que os ataques já são esporádicos e ocorrem vez e outra", disse na terça-feira o porta-voz do Conselho de Ministros, Inocêncio Impissa.

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, considerou em 06 de outubro, como "atos bárbaros" e contra a "dignidade humana" os ataques terroristas que se registam em Cabo Delgado, província do norte do país.

O Projeto de Localização de Conflitos Armados e Dados de Eventos (ACLED) contabiliza 6.257 mortos ao fim de oito anos de ataques terroristas em Cabo Delgado, alertando para a instabilidade atual, com o recrudescimento da violência.

"A situação é bastante instável. Em setembro, o Estado Islâmico de Moçambique (ISM) estava ativo em 11 distritos de Cabo Delgado e também cruzou para Nampula no final do mês", disse à Lusa Peter Bofin, investigador da ACLED, a propósito dos oito anos de insurgência armada na região.

Segundo Peter Bofin, investigador sénior desta organização que reúne e analisa dados sobre conflitos violentos e protestos em todo o mundo, desde outubro de 2017 foram registados em Cabo Delgado pelo menos "2.209 eventos de violência", com "6.257 mortes relatadas", sendo pelo menos 2.631 civis.

Correio da Manhã
 
Topo