TuxGuitar freeware (boa alternativa ao guitarpro)
TuxGuitar é um editor de tablaturas de guitarra, violão, cavaquinho e baixo (entre outros instrumentos de corda) no estilo do Guitar Pro, só que totalmente gratuito. O aplicativo foi escrito em Java e tem suporte aos formatos GP3, GP4 e GP5 — arquivos típicos de diversas versões do Guitar Pro.
As funções existentes são praticamente as mesmas presentes no GTP e a interface é semelhante, sendo praticamente uma cópia. No programa é possível tanto visualizar os arquivos de tablatura presentes em diversos sites como criar suas próprias músicas e salvá-las ou convertê-las em MIDI.
Estão presentes a visualização do braço do instrumento, partituras, possibilidade de adição de letras, dicionário de acordes e escalas e várias outras funções que transformam o estudo e a edição de tablaturas em algo completo. Para maior agilidade, pode-se configurar as teclas de atalho da maneira que for necessário.
Destaques
# Editor de tablaturas completo.
# Exibição multi-trilhas.
# Reprodução com rolagem automática.
# Gerenciamento de duração das notas.
# Vários Efeitos (bend, slide, vibrato, hammer on/pull-off).
# Suporte a quiálteras (3, 5, 6, 7, 9, 10, 11 e 12).
# Repetição e fórmulas de compasso.
# Configuração de andamento e tempo.
# Totalmente compatível com arquivos GP3, GP4 e GP5.
Problemas com o Soundbank
Um erro freqüente encontrado no programa é a ausência de som devido a problemas com o banco de sons (Soundbank). Isso ocorre se sua versão de Java Virtual Machine não possui suporte a áudio.
Caso este erro ocorra com você, é só baixar um pequeno arquivo para habilitar o áudio em seu Java Virtual Machine. Os arquivos estão disponíveis em 3 qualidades (clique neles para baixar):
Minimal: menor banco de sons que você pode utilizar, bem rudimentar.
Midsize: banco de sons razoável e eficiente.
Deluxe: banco de sons superior e com amostras de qualidade.
Depois de baixar o de sua escolha, é só acessar o TuxGuitar e, no menu de opções, ir em "Configurações / Configure o TuxGuitar". Então, no campo "Som", deve-se ir em "Usar Banco de Sons personalizado".
No atalho que ele pede, você deve selecionar o arquivo que baixou (importante: o arquivo depois de baixado deve ser descompactado). Por fim, é só ir em OK e reiniciar o programa.
Recomendamos que você baixe o banco de sons Deluxe, pois sua performance é visivelmente melhor. Caso sua conexão seja discada e o download talvez fique um pouco pesado, os outros também são uma solução sem problemas.
NOSSA OPINIÃO
Embora existam alguns outros programas semelhantes para edição de tablaturas, como o Power Tab e o Finale Guitar, foi o Guitar Pro que "pegou" e se popularizou entre guitarristas e músicos.
Graças a sua facilidade de uso e uma interface focada na simplicidade, o programa rapidamente passou a contar com um acervo enorme de conteúdo, com mais de 50.000 títulos de tablaturas digitalizadas.
Tudo seria perfeito se não fosse apenas um detalhe: o programa é pago e limitado na versão shareware. Para a tranqüilidade dos usuários que não dispõem de dinheiro para ter a versão completa do Guitar Pro, existe o TuxGuitar como solução.
O software poderia acabar esquecido no limbo como tantos outros, se não fosse um diferencial: ele tem suporte aos arquivos GP3, GP4 e GP5 — os mesmos do Guitar Pro, que são abundantes pela internet a fora.
O TuxGuitar não perde em nada na questão funcionalidade para o Guitar Pro e é quase totalmente em português (apenas alguns termos não foram traduzidos do alemão, mas podem ser facilmente deduzidos).
A única coisa que incomoda é a falta de controle do volume individual das trilhas — não se pode apagar um instrumento ou ajustar a intensidade de certas pistas. Fora isso, o programa é perfeito!
baixar TuxGuitar
WEBSITE:
http://www.tuxguitar.com.ar/ (disponivel para linux)