- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 47,061
- Gostos Recebidos
- 1,096

Um homem de 29 anos foi detido, na quarta-feira, 20 de agosto, pelo crime de tráfico de estupefacientes, no concelho de São João da Pesqueira, em Viseu. Na sua posse, tinha quatro plantas de canábis e 8,6 doses de haxixe.
Em comunicado, enviado às redações esta quinta-feira, a Guarda Nacional Republicana (GNR) indicou que a detenção foi levada a cabo pelo Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Moimenta da Beira "na sequência de uma denúncia relacionada com tráfico de estupefacientes".
Foram então realizadas "diligências policiais que culminaram no cumprimento de um mandado de busca domiciliária e uma busca a um veículo".
A operação resultou na detenção do suspeito e na apreensão de quatro plantas de canábis, 8,6 doses de haxixe, uma faca, um bastão e um telemóvel.
Segundo a GNR, a operação contou com o reforço dos militares do Posto Territorial de São João da Pesqueira.
O detido foi constituído arguido e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Moimenta da Beira.
Sublinhe-se que, de acordo com o Relatório Anual de 2024 de Combate ao Tráfico de Estupefacientes em Portugal, apresentado em março pela Polícia Judiciária (PJ), no ano passado foram feitas 4.448 apreensões de haxixe, sendo o produto estupefaciente com mais apreensões.
"Em 2024 foram apreendidos 7.343,91kg de canábis (haxixe), registando-se um decréscimo de 80,6% relativamente a 2023, ano que se apreenderam 37.945,48 kg daquela substância", lê-se no relatório.
A GNR foi responsável pela apreensão de 45,8% de toda a canábis (haxixe) apreendida, sendo seguida pela PJ com 31,8%, a Polícia de Segurança Pública (PSP) com 15,6% e a Polícia Marítima com 6,7%.
IN:NM