Iberdrola compra 40% do leilão em Portugal e passa a ter mais 327 mil megawatts

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Energia: Iberdrola compra 40% do leilão em Portugal e passa a ter mais 327 mil megawatts

A espanhola Iberdrola comprou 40 por cento da capacidade de produção oferecida no último leilão em Portugal, passando a ter mais 327 mil megawatts de energia no segundo e terceiro trimestres, anunciou hoje a empresa de energia em comunicado.

Esta compra aconteceu no âmbito do quarto leilão de capacidade virtual de produção realizado pela EDP e REN, a 7 de Março, no mercado ibérico de electricidade (Mibel).

Os leilões de capacidade virtual enquadram-se nos acordos de harmonização regulatória entre Portugal e Espanha, subscritos em Lisboa em Março de 2007.

No leilão foram disponibilizados 873,6 mil megawatts de energia, numa acção que tem como objectivo promover o acesso a novos operadores e estimular a liberalização, explica ainda a energética espanhola.

Houve outras nove empresas que também participar neste leilão, desconhecendo-se se conseguiram compar alguma capacidade de produção. Foram elas: a Centrica Energia, a EDF Trading, a Elektrizitäts-Gesellschaft Laufenburg (EGL), a Endesa, a Enel, a Galp, a Gás Natural, a Unión Fenosa e a Sempra Energy.

A Iberdrola relembra no mesmo comunicado que o investimento que vai fazer de 450 milhões de euros na central de ciclo combinado na Figueira da Foz lhe permitirá ultrapassar os mil megatwatt capacidade de produção em Portugal, já que esta central fornecerá 850 megawatts.


IRE

Lusa/Fim
 
Topo