B@eta
GForum VIP
- Entrou
- Dez 30, 2006
- Mensagens
- 1,875
- Gostos Recebidos
- 23
Idade da mãe associada a maior risco de autismo
Mães mais velhas têm maior probabilidade de ter um filho com autismo
Mães mais velhas têm maior probabilidade de ter um filho com autismo
Segundo um estudo publicado na revista "Austim Research", as mães mais velhas têm uma maior probebilidade de ter um bébé que sofra de autismo, enquanto a idade do pai não foi correlacionada com o autismo do filho.
Investigadores norte-americanos da University of Calofornia, em Davis, liderados por Janie Shelton, analisaram os dados de nascimentos registados na Califórnia entre 1990 e 1999, uma década em que a incidência de autismo aumentou 600% em todo o estado.
Dos 4,9 milhões de nascimentos registados nessa década, foi diagnosticado autismo a 12.159 crianças.
A análise verificou que o risco de ter um filho autista aumenta 18% por cada cinco anos a mais na idade da mãe: ou seja, segundo este estudo, a probebilidade de uma mulher de 40 anos dar à luz uma criança austista é 50% superior à das mulheres que engravidam entre os 25 e os 29 anos.
Embora estudos anteriores mostrassem uma relação entre o aumento da idade do pai e o autismo do filho, este estudo não encontrou qualquer ligação entre os dois dados, com uma excepção: os homens mais velhos que tiveram filhos com mulheres muito mais jovens. Por exemplo, no grupo de mulheres com menos de 25 anos que tiveram um filho com um homem com mais de 40 anos, o risco de o filho ser autista foi duas vezes maior que o das mulheres que tiveram um filho com um homem entre os 25 e os 29 anos.
Em nota enviada à imprensa, os cientistas referem que estes resultados não são muito surpreendentes, dado que. como é sabido, o avanço da idade materna já foi associado a outras condições, tais como um maior risco de aborto, crianças com baixo peso ao nascimento e patologias congénitas.
Fonte:Correio dos açores