• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

imovel penhorado

jaaapppaaan

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mai 21, 2010
Mensagens
3
Gostos Recebidos
0
boa tarde...

gostaria que me tirassem uma duvida

será possivel trocar a penhora de um imovel por outro???

ou seja...

o proprietario tem 2 imoveis e so um esta penhorado, será k é possivel trocar a penhora dos imoveis???

obrigado
 

jchaves

GForum VIP
Entrou
Nov 30, 2006
Mensagens
8,023
Gostos Recebidos
2
boa tarde...

gostaria que me tirassem uma duvida

será possivel trocar a penhora de um imovel por outro???

ou seja...

o proprietario tem 2 imoveis e so um esta penhorado, será k é possivel trocar a penhora dos imoveis???

obrigado

julgo que sim
sempre e quando o imovel em causa tenha valor igual ou superior a penhora.
 

Afonso veloso

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mai 25, 2010
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
estou em processo de compra de uma casa, por 120 M euros. Tem várias penhoras e hipotecas, uma penhora é de 300 m euros (!), e o banco credor do vendedor quer que eu assine a escritura com uma declaração de honrra deles a dizer que depois da escritura a penhora vai ser levantada. O meu banco recusou e e agora não sei o que fazer. O que o banco do vendedor propõe faz algum sentido, uma vez que a venda da casa paga apenas 1 terço da penhora,
desde já obrigado,

Afonso
 

arial

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 7, 2010
Mensagens
380
Gostos Recebidos
0
estou em processo de compra de uma casa, por 120 M euros. Tem várias penhoras e hipotecas, uma penhora é de 300 m euros (!), e o banco credor do vendedor quer que eu assine a escritura com uma declaração de honrra deles a dizer que depois da escritura a penhora vai ser levantada. O meu banco recusou e e agora não sei o que fazer. O que o banco do vendedor propõe faz algum sentido, uma vez que a venda da casa paga apenas 1 terço da penhora,
desde já obrigado,

Afonso

Cuidado! Interpreto esta situação de uma forma que poderá vir a ser muito tortuosa para si!!

A compra de uma casa é um investimento demasiado grande para se atirar de cabeça e, tendo dúvidas, acho que devia agarrar nos papeis todos nomeadamente de uma minuta da declaração de honra que o banco quer que assine, e ir falar com um advogado.

A questão da penhora convem ficar muito bem esclarecida! Não é por acaso que o seu banco se recusou..
Como diz o provérbio: “o homem não sabe o mau que o aguarda”. Negociar penhoras com os Bancos requer conhecimento e muito fôlego, pois eles vão até as últimas conseqüências....

Isto é um conselho que lhe dou...

Cpts
 
Última edição:

atlas1017

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mai 10, 2009
Mensagens
145
Gostos Recebidos
0
A resposta...

Não compre.

Se uma casa tem uma penhora associada e várias hipotecas, mesmo que a penhora seja levantada, pode o outro credor hipotecário Ou qualquer credor reclamante) pedir que a execução prossiga para o pagamento do seu crédito - cfr. artº 920º, nº 1, do CPC.
Além do mais, o levantamento da penhora pressupõe determinadas condicionantes como o pagamentos das custas judiciais do processo executivo.
Se quer comprar essa casa, faça-o no processo executivo em curso. A casa é posta à venda na modalidade de apresentação de proposta em carta fechada. Mas a transmissão do bem, nestes termos, é efectuada livre de ónus e encargos (livre de hipotecas, penhoras, etc).
Comprar nesses termos é um logro.
Se o banco quer realmente transmitir-lhe a casa, então o Banco que lhe assine um contrato promessa de compra e venda daquele imóvel, livre de ónus e encargos. E, mais tarde, o banco que faça a escritura.
No negócio não há palavras de honra. Num negócio só há direitos e obrigações.
Se acordar nesses termos, vai-se arrepender, porque vai ser enganado.

Cumprimentos,
 
Topo