Iniciativa Amigos dos Bebés

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,458
Gostos Recebidos
166
Em 1992 a Organização Mundial de Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançaram um programa mundial de promoção do aleitamento materno intitulado Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés (IHAB), internacionalmente conhecido como Baby Friendly Hospital Initiative (BFHI). Esta iniciativa foi decidida com base nos resultados da investigação científica que aponta os benefícios do aleitamento materno para a saúde da criança e da mãe e se dirige ao momento considerado mais crítico para o sucesso de uma boa amamentação - o período de internamento por ocasião do parto.


Logo nessa altura, o então director Executivo da UNICEF, James Grant, fez a entrega do Certificado de Compromisso (provisório, para posterior avaliação) desta Iniciativa ao primeiro hospital europeu, a Maternidade Bissaya Barreto, em Coimbra.


A Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés tem por objectivo a promoção, protecção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização dos serviços obstétricos e pediátricos de hospitais, mediante a adopção das "Dez medidas para ser considerado Hospital Amigo dos Bebés". Esse código de conduta veio na sequência da "Declaração Innocenti ", em 1 de Agosto de 1990, durante um encontro entre formuladores de políticas de saúde de governos, agências bilaterais e organismos internacionais.


Em Portugal, na altura de lançamento do programa, o governo português respondendo a esta iniciativa, nomeou uma Comissão Nacional, constituída em Maio de 1992, pelo Professor Doutor Nuno Cordeiro Ferreira (Coordenador Nacional), o Dr. Luís Magão, em representação da OMS e a Dra. Margarida de Ramirez Cordeiro, em representação do Comité Português para a UNICEF. Em Maio de 1995, passou a integrar esta Comissão, em representação da Escola Nacional de saúde Pública, a Professora Doutora Maria Isabel Loureiro.


Mais tarde, em 1997, veio a ser coordenador o professor Doutor. Gomes Pedro e a Comissão foi alargada a outros elementos: Professora Doutora Leonor Levy, Enfª Helena Bértolo, Enfª Teresa Félix, Enfª Alice Curado e Dra. Purificação Araújo, como nova representante do Comité Português para a UNICEF. Em 2002, o coordenador é substituído pelo Dr. Luís Magão e passa a integrar a comissão o Dr. António Lucas.


Em 1996, realizou-se na Escola Nacional de saúde Pública o primeiro curso de Formação de Formadores em Aconselhamento em Aleitamento Materno da OMS/UNICEF (Curso de 80 horas com práticas clínicas) a que se seguiram muitos outros cursos de formação, de mais curta duração e que permitiram uma progressiva mudança nas práticas dos serviços e dos profissionais.


Nos últimos anos, tem havido investimento na formação dos profissionais de saúde e outros particularmente ligados à amamentação.


As 10 medidas para ser considerado Hospital Amigo dos Bebés:

1. Ter uma política de promoção do aleitamento materno, afixada, a transmitir regularmente a toda a equipa de cuida dos de saúde.

2. Dar formação à equipa de cuidados de saúde para que implemente esta política.

3. Informar todas as grávidas sobre as vantagens e a prática do aleitamento materno.

4. Ajudar as mães a iniciarem o aleitamento materno na primeira meia hora após o nascimento.

5. Mostrar às mães como amamentar e manter a lactação, mesmo que tenham de ser separadas dos seus filhos temporariamente.

6. Não dar ao recém-nascido nenhum outro alimento ou líquido além do leite materno, a não ser que seja segundo indicação médica.

7. Praticar o alojamento conjunto: permitir que as mães e os bebés permaneçam juntos 24 horas por dia.

8. Dar de mamar sempre que o bebé queira.

9. Não dar tetinas ou chupetas às crianças amamentadas ao peito, até que esteja bem estabelecida a lactação.

10. Encorajar a criação de grupos de apoio ao aleitamento materno, encaminhando as mães para estes, após a alta do hospital ou da maternidade.

bb.
 
Topo