Investimento mundial nas energias renováveis registou aumento de 60 por cento em 2007

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Investimento mundial nas energias renováveis registou aumento de 60 por cento em 2007

Fonte: Público
02.07.2008


As preocupações com o aumento dos preços do petróleo e alterações climáticas estão na base do aumento de 60 por cento registado no ano passado no investimento mundial em energias renováveis, em comparação com 2006, segundo um estudo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (Pnua).

No ano passado foram investidos no sector da energia “sustentável” 148 mil milhões de dólares (93,8 mil milhões de euros) segundo o relatório “Global Trends in Sustainable Energy Investment 2008”, elaborado pela New Energy Finance, com sede no Reino Unido.

Foi a energia eólica que atraiu mais investimentos, com 50,2 mil milhões (31,8 mil milhões de euros). Mas a solar registou um crescimento muito rápido, atraindo mais 28,6 mil milhões de dólares (18,1 mil milhões de euros). Desde 2004 tem aumentado a uma média anual de 254 por cento.

“Assim como no século XIX centenas de pessoas responderam ao apelo da ‘febre do ouro’ e afluíram à Califórnia, hoje a energia verde está a atrair legiões de prospectores modernos em todas as regiões do globo”, comentou Achim Steiner, director-executivo do Pnua.

“A transição para uma sociedade com baixas emissões de carbono é tanto um imperativo global como uma inevitabilidade”, acrescentou Steiner, referindo-se à transformação da infra-estrutura energética mundial.

A maior parte do investimento foi aplicada na Europa e depois nos Estados Unidos. Mas a China, Índia e Brasil estão a captar cada vez mais o interesse dos investidores.

No ano passado, o volume de transacções na área da energia sustentável foi de 204,9 mil milhões de dólares (129,9 mil milhões de euros), 98,2 mil milhões (62,2 mil milhões de euros) dos quais foram para a geração de energia renovável (especialmente eólica nos Estados Unidos, China e Espanha), 50,1 mil milhões de dólares (31,7 mil milhões de euros) para o desenvolvimento de tecnologias e fabrico.

Com 31 Gigawatts de capacidade instalada, a energia sustentável representou 23 por cento da capacidade adicionada globalmente em 2007, ou seja, dez vezes maior do que a energia nuclear.

Segundo o relatório, “o investimento até 2030 deve atingir os 450 mil milhões (285 mil milhões de euros) por ano em 2012, aumentando para mais de 600 mil milhões (380 mil milhões de euros) por ano em 2020. Se for mantido o ritmo actual, essas metas serão atingidas”.

Michael Liebreich, director da New Energy Finance, co-autor do relatório, considera o ano de 2007 como um marco na indústria energética limpa. “A eólica continuou a progredir e a solar está a amadurecer rapidamente. Além disso, já existem muitas outras tecnologias que se perfilam para serem as próximas a possibilitar a produção de energia a larga escala da biomassa e geotermal”.

“O sequestro do carbono foi o único sector onde não vimos o progresso que era esperado”, acrescentou.
 
Topo