Iraque abre campos a empresas estrangeiras, mas licitação foi orientada pelos EUA

xicca

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 10, 2008
Mensagens
3,080
Gostos Recebidos
1
Fonte: O Globo Online
01.07.08

Cinco anos depois de o país ser invadido pelos americanos e mergulhar numa guerra que já deixou cerca de 200 mil mortos, o Iraque anunciou ontem a abertura de licitação para seis gigantescos campos de petróleo a empresas estrangeiras. A decisão que envolve a terceira maior reserva mundial, estimada em 115 bilhões de barris, no entanto, chega com uma sombra de suspeita. Segundo o jornal "The New York Times", um grupo de consultores americanos, liderados por uma equipe do Departamento de Estado, participou na elaboração de contratos entre Bagdad e cinco grandes companhias petroleiras ocidentais para explorar os campos. A revelação seria a primeira confirmação do envolvimento direto do governo Bush em negócios para abrir o petróleo iraquiano ao desenvolvimento comercial.

A decisão de convidar empresas estrangeiras a operar no país deverá fornecer o dinheiro e a capacidade técnica de que o país precisa para recuperar sua infra-estrutura — duramente danificada por anos de sanções econômicas na época de Saddam Hussein e posteriormente pela guerra. Mas, o fato de empresas americanas e britânicas saírem na frente pode despertar críticas de países árabes e revolta dos que se opunham à guerra, e que afirmavam que o petróleo era o principal motivo para a invasão.

Os seis campos de petróleo anunciados são a espinha dorsal da produção iraquiana — declarou o ministro do Petróleo, Hussain al-Shahrista.
 
Topo