• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Italiano diz ter desenvolvido técnica para 'hipnotizar' tubarões – “Até um dia” digo eu

Furabilhas

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Nov 8, 2014
Mensagens
429
Gostos Recebidos
0
Italiano diz ter desenvolvido técnica para 'hipnotizar' tubarões – “Até um dia” digo eu

attachment.php

Mergulhador italiano diz que faz uma "massagem" no focinho dos tubarões para deixá-los relaxados

Um mergulhador italiano afirma ter descoberto uma técnica para "hipnotizar" tubarões.
Riccardo Sturla Avogadri tirou fotos e gravou vídeos onde aparece com as mãos na cabeça de um tubarão imóvel para provar a eficiência de sua técnica.
Também exibe as suas "habilidades" para turistas e curiosos.
Disse ao programa de rádio Outlook, da BBC, que a sua técnica permite colocar os tubarões em "transe", para que possam ser examinados por pesquisadores e cientistas sem o stress provocado pela sua captura.
Segundo o italiano, o primeiro passo para imobilizar um tubarão consiste em atraí-lo usando barulho, comida ou produtos químicos.
Para o tubarão branco ele usa sangue de foca, por exemplo.
Avogadri diz que em geral, a isca fica numa caixa que permite ao peixe sentir o odor e até ver a comida, embora ele não a possa morder.

Técnica

De acordo com o italiano, quando o tubarão se aproxima numa boa posição e com a velocidade adequada, é possível colocá-lo em relaxamento.
Colocar as mãos numa posição específica, que faz com que os animais pensem que seus dedos são peixes.
"Eu faço o tubarão tentar morder as minhas mãos, sendo essa a parte mais difícil e perigosa, porque se eu for muito rápido o tubarão vai embora e se eu for muito vagaroso ele morde-me ".
Avogadri conta, que mergulha protegido por uma roupa especial feita de aço, evitando assim que caso seja mordido, os dentes do tubarão não perfuram o traje.
Segundo ele, antes de morder, o animal abre por norma a boca para deixar a água entrar e obter oxigénio por meio das guelras.
O peixe de seguida fecha a boca e só depois morde.
"Eu consigo imobilizar o tubarão quando ele está com a boca fechada.
Nesse momento, ele não está a respirar e aproveitando esse facto coloco a minha mão no seu focinho e começo-lhe a fazer uma espécie de massagem".
De acordo com o italiano, a massagem estimula um órgão sensorial do tubarão chamado ampola de Lorenzini.
"Eles gostam, quando se fazem movimentos circulares no seu focinho, começando a sentir boas sensações".
"Eles tentam fugir durante uns cinco ou seis segundos, mas quando sentem essa sensação e percebem que não há perigo, muitas vezes param."
Depois de colocar o tubarão em "transe" com a massagem, Avogadri diz que começa a retirar parasitas da pele do peixe.
"O animal pode ir-se embora, mas percebe que fiz uma coisa boa para ele e por isso, volta pensando que sou uma espécie de 'estação de limpeza'."

attachment.php

O mergulhador usa um traje de aço para não sofrer ferimentos graves, quando lida com os tubarões

Movimentos

Segundo o mergulhador, os tubarões não podem permanecer muito tempo parados pois precisam estar constantemente em movimento para respirar.
Para superar esse problema, Avogadri diz que movimenta o animal na direção da superfície.
Com isso, aproveita para exibir o peixe para os turistas que mergulham usando equipamentos simples, como snorkels e máscaras.
BBC
 

Anexos

  • GForum_Hipnotizador de tubarões.jpg
    GForum_Hipnotizador de tubarões.jpg
    26.8 KB · Visualizações: 11
  • GForum_Hipnotizador de tubarões1.jpg
    GForum_Hipnotizador de tubarões1.jpg
    19 KB · Visualizações: 11
Topo