Jorge Seguro defende incentivos para veículos eléctricos

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Jorge Seguro defende incentivos para veículos eléctricos

O deputado socialista Jorge Seguro defendeu hoje incentivos para a instalação de fábricas e projectos de automóveis eléctricos, bem como para os consumidores que optem por este tipo de veículos, porque «há mais vida para além do petróleo».

«Deve haver mais oportunidades para trabalhar os veículos eléctricos», afirmou Jorge Seguro, numa original conferência de imprensa realizada no parque de estacionamento da Assembleia da República, junto a uma «scooter» eléctrica.

A este propósito, na quinta-feira, dia em que se comemorou o Dia Mundial da Energia, o deputado socialista entregou um requerimento na mesa da Assembleia da República, a questionar o Governo sobre a existência ou preparação de algum plano ou campanha de sensibilização dos consumidores em relação às vantagens ambientais e económicas das viaturas movidas a electricidade.

No requerimento, Jorge Seguro perguntava ainda se está a ser ponderado algum incentivo fiscal ou outro para a instalação de fábricas e projectos de automóveis eléctricos, bem como para os consumidores que optem por este tipo de veículos.

«Há mais vida para além do petróleo», defendeu hoje Jorge Seguro, considerando que os veículos eléctricos poderão ser «uma grande oportunidade para a economia nacional».

«Deve haver mais oportunidades para trabalhar os veículos eléctricos», defendeu, preconizando igualmente «novas formas de apoio» para a aquisição de transportes menos poluentes.

Antes, Jorge Seguro ouviu atentamente as explicações do jornalista Rui Marcelo a propósito da «scooter» eléctrica produzida na Polónia e que começou agora a ser comercializada em Portugal.

Segundo Rui Marcelo, a autonomia da «scooter» pode ir até aos 80 ou 90 quilómetros, atingindo como velocidade máxima cerca de 105 quilómetros/hora.

Quanto ao tempo de recarga das baterias, não excede as quatro horas.

Os 70 cêntimos gastos por cada 100 quilómetros são uma das grandes vantagens no novo veículo.

Contudo, os motociclistas que queiram optar por esta «scooter» eléctrica terão de ter uma garagem, para deixar as baterias do veículo a carregar durante a noite.


Diário Digital / Lusa
 
Topo