- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,905
- Gostos Recebidos
- 1,196
Em comunicado, a PJ refere que em causa está um inquérito dirigido pelo Ministério Público de Viana do Castelo em que se investigam eventuais crimes de acesso ilegítimo e dano informático, havendo já um arguido.
"A intervenção policial foi motivada pela suspeita de acesso não autorizado a uma conta 'cloud', pertencente a uma pessoa coletiva lesada, com recurso a credenciais de acesso que haviam sido atribuídas ao suspeito no âmbito de uma anterior relação laboral, entretanto cessada", explica a PJ.
A investigação permitiu apurar que aquele acesso incidiu sobre documentação interna e reservada, nomeadamente relacionada com a atividade operacional da empresa e com procedimentos de contratação pública, contendo informação suscetível de utilização indevida por terceiros.
A PJ acrescenta que a investigação vai prosseguir, com a análise dos elementos recolhidos, visando o integral esclarecimento dos factos.
A operação foi acompanhada por especialistas de Polícia Científica da PJ.
A 'cloud' é uma rede de servidores dispersos pelo mundo, mas ligados entre si, que têm funções específicas como armazenar dados, correr 'software' ou fornecer serviços.
A computação e o armazenamento são feitos em servidores num 'data center', e não no computador ou 'smartphone' do utilizador, o que permite aceder aos ficheiros e dados 'online', a partir de qualquer dispositivo com ligação à internet.
IN:NM
