• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Julie Blackmon: domestic vacations

Mr.T @

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Fev 4, 2008
Mensagens
3,493
Gostos Recebidos
0
08072201_blog.uncovering.org_blackmon.jpg


Julie Blackmon nasceu em 1966, em Springfield, no Missouri, a mais velha de 9 irmãos. Diz-se inspirada pela pintura holandesa e flamenga, especialmente por Jan Steen, pintor holandês do séc.XVIII, conhecido pelas representações de cenas da vida quotidiana. Quis fazer o mesmo com a sua família: os seus filhos, as suas irmãs, os filhos das irmãs.

08072202_blog.uncovering.org_blackmon.jpg


Eu ficava horas a olhar para cada uma das fotografias - quanto maior o caos de gente, objectos, movimentos, melhor -, e vagamente reconhecia em mim o mesmo prazer que me toma nos museus e nos livros de arte antiga, perante quadros cheios de pormenores, mas só a leitura da biografia me confirmou que nada era, afinal, por acaso.

08072203_blog.uncovering.org_blackmon.jpg


Os portfolios de Julie Blackmon foram surgindo, espaçados, ao longo dos últimos anos, no site photoeye, onde há pouco tempo surgiu um terceiro, com a notícia da recente publicação do livro.

08072204_blog.uncovering.org_blackmon.jpg


Há pelo menos dois tipos de abordagens neste trabalho: fotografias não encenadas e fotografias encenadas. Estas últimas são mais comuns no terceiro e mais recente grupo, onde se encontra até um retrato a lembrar um bocadinho a Família Adams. Creio, no entanto, que a maioria das fotografias será híbrida.

08072205_blog.uncovering.org_blackmon.jpg


A minha preferida é sem sombra de dúvida esta:


08072206_blog.uncovering.org_blackmon.jpg


obvious:right:
 
Topo