Kefir - o milagre da natureza?

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
kefir.jpg



Kefir é procurado pelas suas características benéficas para a saúde. Conhece todas as características deste probiótico?

Os grãos de Kefir fermentam o leite tornando-o um alimento com caracteríscas probióticas e bioactivas.


Este probiótico tem origem nas montanhas do Cáucaso, onde foi descoberto e é feito há séculos. Os habitantes desta região bebem kefir diariamente como se fosse água, e chegam a atingir aproximadamente 110 anos de vida!


Kefir é um probiótico produzido através da fermentação do leite. Possui um aspecto semelhante ao iogurte, mas o seu valor nutricional e terapêutico é muito superior.

Tanto o iogurte como o kefir são produtos fermentados, feitos a partir do leite. Existem grupos de bactérias que não existem no iorgurte, como a Lactobacillus caucasus, Leuconostoc, e espécies de Acetobacter e Streptococcus.

O kefir contém também leveduras benéficas como as Saccharomyces kefir e Torula kefir, que dominam, controlam e eliminam as leveduras patogénicas presentes no organismo.


O kefir pode ser feito a partir de qualquer tipo de leite (vaca, cabra ou ovelha, soja, coco ou arroz). Tem aparência de uma massa branca e gelatinosa, composta por proteínas, gorduras e mucopolissacarídeo solúvel (kefiran).

A bebida pode ser preparada em casa, adicionando os grãos de kefir ao leite e armazenar adequadamente. O líquido fermenta em aproximadamente 24 horas, a uma temperatura de 18-30ºC.

Depois deste período, o leite deve ser coado e os grãos do kefir são adicionados a outro leite, fazendo assim de forma ciclica, por tempo indeterminado.

Tem consistência cremosa, com sabor agridoce e refrescante, e pode conter de 0.08 a 2% de álcool em sua composição.


Os benefícios do consumo de kefir são inúmeros, mas os principais são:

- sintetiza vitaminas do complexo B

- aumenta a resistência às infecções e a contém propriedades antimicrobianas.

- incrementa o valor biológico das proteínas do leite

- As proteínas do kefir são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente utilizadas pelo organismo. O triptofano, um dos aminoácidos essenciais abundantes no kefir, é conhecido pelo efeito relaxante do sistema nervoso.

- sintetiza ácido láctico, o que diminui a intolerância a lactose e favorece a digestibilidade do leite mesmo para pessoas que sejam sensíveis ao leite de vaca

- activa o sistema imunológico- e já foi usado, com sucesso, para ajudar pessoas que sofrem de sida, síndroma de fadiga crónica, cancro e herpes (estudo feito em 2001 por Thoreux and Schmucker) .

- efeito tranquilizador do sistema nervoso beneficia muitas pessoas que sofrem de depressão, distúrbios do sono, entre outras.

- reestabelece e equilibra a flora intestinal- elimina dos intestinos as bactérias e leveduras prejudiciais, e aumenta a população bacteriana benéfica e protectora. O Kefir tem a vantagem de moderar o pH do estômago q uando éconsumido.

- regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarréia, reduz a flatulência e melhora de uma forma geral todo o sistema digestivo.

O efeito de "limpeza" que exerce em todo o corpo, ajuda a estabelecer o equilíbrio do ecossistema interno, permitindo uma óptima saúde e aumento da longevidade.

- diminui o risco de cancro , principalmente de cólon. Estudo realizado em 2003 por Güven indicou que o Kefir é mais eficaz em termos de antioxidante que a Vitamina E.

- diminui o “mau” colesterol - LDL



Estudos realizados em ratos no Japão revelam acção anti-cancerígena do kefir; o kefir foi administrado via oral e os resultados indicam diminuição do tamanho do tumor, induzindo a uma resposta auto imune nos ratos.


O Kefir poder ser misturado com fruta, ficando um lanche ou meio da manhã rico em vitaminas, minerais, bactérias benéficas e pobre em gordura.




Fonte:dietasaudavel
 

Jhdb

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Abr 6, 2012
Mensagens
474
Gostos Recebidos
0
É verdade que chegam aos 110 anos?

Acho estranho nós nunca termos ouvido falar disto... Até seria mais comercializado, mas não sei, pode ser que seja verdade :)
 

B@eta

GForum VIP
Entrou
Dez 30, 2006
Mensagens
1,874
Gostos Recebidos
18
Já há muito tempo que ouço falar no kefir, até porque já tive e só tenho a dizer bem.
É pena não se conseguir arranjar facilmente como há uns anos atrás.
Cumpts
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Pois também eu já tive há uns 20 anos atrás, depois deixei acabar porque me aborreci de estar sempre a fazer.

E agora queria arranjar de novo e não sei como!!!!!!!!!!

Beijo
 

samsung1234

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Mar 30, 2007
Mensagens
195
Gostos Recebidos
0
Muita informação sobre o kefir aqui: hxxp://www.kefir.xpg.com.br/mapa.htm :espi28:
 

Luz Divina

GF Ouro
Entrou
Dez 9, 2011
Mensagens
5,990
Gostos Recebidos
0
Existe a venda em Portugal?

Olá amigo

Pelo que conheço do kefir, vai passando de mão em mão, uma pessoa que tem dá um pouquinho a outra e ele vai crescendo sempre.

Aqui em Portugal não conheço nenhum sitio onde se venda, da outra vez que tive, foi uma colega de trabalho que me arranjou, mas agora não tenho essa possibilidade e há imenso tempo que não sei dela sequer.

Beijo
 

helldanger1

GForum VIP
Entrou
Ago 1, 2007
Mensagens
29,631
Gostos Recebidos
1
Olá amigo

Pelo que conheço do kefir, vai passando de mão em mão, uma pessoa que tem dá um pouquinho a outra e ele vai crescendo sempre.

Aqui em Portugal não conheço nenhum sitio onde se venda, da outra vez que tive, foi uma colega de trabalho que me arranjou, mas agora não tenho essa possibilidade e há imenso tempo que não sei dela sequer.

Beijo

Obrigado, o meu irmão vai perguntar, porque acha que por aqui existem pessoas que têm.
bjs
 
Topo