Laboratório Ibérico Internacional de nanotecnologia nomeia dirigentes e define orient

meditas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Jan 14, 2008
Mensagens
3,773
Gostos Recebidos
0
Reunido em Lisboa, o Conselho do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL ) nomeou os dirigentes máximos da instituição e definiu as orientações iniciais para o funcionamento do laboratório.

O INL, actualmente em construção em Braga, é uma iniciativa conjunta de Portugal e Espanha. Trata-se da primeira organização científica internacional na península ibérica e é também a primeira e, até agora, a única organização científica na área da nanotecnologia com estatuto jurídico internacional.

O Conselho do INL aprovou por unanimidade as seguintes nomeações: Prof. José Rivas para Director-Geral, Prof. Paulo Freitas para Director-Geral-Adjunto, Prof. Luis Magalhães para Presidente do Conselho, Prof.ª Montserrat Torné para Vice-Presidente do Conselho.

O Conselho do INL autorizou o Director-Geral a assinar, nas condições propostas, o contrato com a firma projectista das instalações do Laboratório, a contratar com o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC ) o apoio aos concursos de construção e ao seu acompanhamento, a preparar propostas relativas à organização e aos recursos humanos a contratar, e a prosseguir a construção de programas de cooperação, designadamente com o MIT (Massachussets Institute of Technology) e com a Max Planck Gesellshaft para apoio à instalação do Laboratório.

Recorda-se que a Comissão Instaladora do INL lançou o concurso internacional para a primeira empreitada de construção no passado dia 11 de Março.

Constituem o Conselho do INL: Luis Magalhães, Presidente da UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, João Sentieiro, Presidente da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, Carolina Rego Costa, Jurista, Assessora do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, por parte de Portugal, e José Manuel Labastida, Secretário-Geral da Política Científica e Tecnológica, Montserrat Torné, Directora-Geral de Cooperação Internacional do Ministério de Inovação e Ciência, e Fernando Briones, Professor Investigador da Agência Conselho Superior de Investigação Científica, por parte de Espanha.

Ministério da ciência, Tecnologia e Ensino superior
 
Topo