Lançamento

H

helldanger1

Visitante
Prova de lançamento, também chamada de prova de casting, são realizadas em todo o mundo e existem várias modalidades que buscam a precisão e distância ou simplesmente a distância. O tipo de lançamento que mais praticamos é o lançamento limitado que objetiva a precisão e distância.



O que é lançamento limitado ?

É uma modalidade de lançamento onde existem limites máximos e mínimos em relação ao equipamento e materiais utilizados.



Os caniços:

Confeccionados com qualquer material não poderão medir mais que 3,50 m.



As passadeiras:

Em número mínimo de três, não poderão medir mais que 60 milímetros de diâmetro e a ponteira não poderá ter um diâmetro maior que 20 milímetros.



A linha:

Deve ter a espessura mínima de 0,40 com uma tolerância de 0,02 para menos e o arranque que poderá medir até 0,60 com uma tolerância de 0,03 para mais. Devem ser exclusivamente monofilamento.



A chumbada:

Em formato de gota é normalmente fornecida pelo promotor do evento e pesa 120 gramas. A alça das chumbadas deve medir entre dois a dois e meio milímetros de espessura.

chumbo.jpg


As distâncias:

Mínimas para que os lances sejam válidos, para as categorias feminina e juvenil 70 metros e para o masculino 100 metros.

N.B. Todas as medidas são aferidas com gabaritos e micrômetros



A cancha de lançamento:

Em forma de angulo, mede 30 metros de largura aos 100 metros de distância do ponto de partida que é chamado de saída

A saída, tem 2 metros de largura e um metro de lado e é dentro deste espaço e seu prolongamento que o lance deve ser efetuado e concluído.
 
H

helldanger1

Visitante
Image25.gif

O desenvolvimento da competição:

Os atletas, sob a coordenação da arbitragem realizam um sorteio que determinará a ordem seqüencial em que realizarão seus lances. O arbitro irá chamando os atletas pelo número que sortearam e o mesmo tem dois minutos para se apresentar na área de lançamento. Estando os corredores de chumbo protegidos o arbitro dá ao lançador a voz de raia livre dispondo então o atleta de dois minutos para efetuar o lance.

Falei aqui de corredores de chumbo e vale destacar que são auxiliares da arbitragem que ficam ao lado da cancha protegidos por uma "casinha" que lhes assegura que não serão atingidos pelos chumbos dos lançadores. Sua função é localizar a chumbada, verificar e sinalizar se o tiro foi válido ou seja se está dentro dos limites da cancha, colocar uma placa que identifica o lançador e a qual lance esta marca corresponde. Em seguida ele solta a chumbada para que o lançador possa recolher a linha. Essas placas possibilitarão a medição dos lances ao final do evento. A medição será realizada com o auxilio de trena ou teodolito eletrônico. Vencerá a prova quem atingir o maior somatório de metros dos três lances.
 
H

helldanger1

Visitante
Os molinetes

Nas provas de lançamento raramente um competidor usa carretilha. São utilizados molinetes da marca Escualo, fabricados na Argentina exclusivamente para este fim. Seus carretéis de formato cônico de grande diâmetro abrigam grande quantidade de linha e possuem uma relação de recolhimento particularmente especial que irá garantir uma melhor saída de linha. É permitido o uso de qualquer marca ou modelo de molinete ou carretilha.
escualo.gif
 
H

helldanger1

Visitante
O lance.

Cada competidor, durante os treinamentos desenvolve o que poderíamos chamar de uma coreografia. A forma como se posiciona, onde posiciona o chumbo, o comprimento do rabicho e a movimentação do corpo até que o lance seja efetuado são muito pessoais e cada um cria seu próprio estilo. O dedo indicador que segura a linha, deve ser protegido com esparadrapo ou dedeira de couro a fim de evitar cortes que poderão ser de grande proporções. Quando se efetua um lance, a linha deve ser arrancada do dedo pela ação do lançamento diferentemente do que ocorre quando estamos pescando, onde soltamos a linha.



Com a devida autorização, transcrevemos aqui uma descrição muito interessante da seqüência de um lançamento em praia, redigida por nosso amigo JEF, Jorge Eduardo Faria membro integrante da Intrépida Troupe

Cabe ressaltar que JEF escreveu o texto tomando como base uma matéria do pescador Luiz Oswaldo publicada na Gazeta da Pesca, jornal que circula mensalmente pelo Rio de Janeiro.
Destacamos que essa narrativa contém todos os fundamentos que um competidor de lançamento deve observar.

"O movimento deve ser uniformemente acelerado de modo continuo alcançando o ponto máximo de esforço pouco antes da soltura da linha.

1 - A posição inicial é de lado para o mar, pés paralelos e afastados à distância dos seus ombros. Se o mar fosse 12 horas, você estaria virado pra 3 horas, isso se for destro, é claro. Se for sinistro, 9 horas.

2 - Com a vara firme nas mãos, coloque a sua ponta às 7 horas (destro), com o chicote a 90º da ponta da vara e chumbo a aproximadamente 1,5m da mesma.

3- Iniciando o movimento, o pé direito desloca-se um pouquinho a frente para que você possa transferir o peso do seu corpo para a perna direita, fazendo o calcanhar do pé esquerdo se erguer um pouco, mantendo assim o equilíbrio.

4 - Mão direita junto ao molinete, perto do joelho direito, e mão esquerda próxima à parte interna do joelho esquerdo. Cabeça em direção do pé esquerdo.

5 - Levantar a mão esquerda a altura da testa, sem deslocar a ponta do caniço, cotovelo esquerdo alto para que o pescador tenha visão por debaixo da axila da cagada que esta prestes a fazer (he he he, não resisti a piada).

6 - O movimento se inicia com uma puxada de aceleração contínua EM TORNO DO PRÓPRIO EIXO DO CORPO, ou seja, você vai rodar. Levantando o corpo para a posição vertical, a mão direita empurra a vara enquanto a esquerda a traz firmemente para baixo em direção ao estômago. Força máxima no ponto de liberação da linha, que ocorrerá próxima a posição 2 horas.
O chumbo ( que parte do chão) executará uma trajetória semicircular de aproximadamente 220 graus e será lançado de forma ascendente a aproximadamente 45 graus em relação ao solo, posição que também deverá ficar a vara no final do movimento ajudando assim a liberação da linha do molinete."
lance_anim.gif

Na execução do lance o atleta não poderá tocar na linha frontal da saída ou ultrapassar completamente com o pé as linhas laterais sob pena de "queimar" o que, independente da distância alcançada, irá anular o lance.
paulo_renato_lancando.jpg

De forma resumida, estes são os principais elementos encontrados em uma prova de lançamento. Com a sua prática aperfeiçoamos um conceito importante para a pesca, principalmente para o surfcasting. Para saber mais, somente assistindo e quem sabe experimentando este esporte, que é verdadeiramente fascinante.

cumpts
hell
 
Topo