Laser identificará mosquito da malária para eliminá-lo

Matapitosboss

GForum VIP
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
13,147
Gostos Recebidos
0
Em uma tentativa de diminuir ou erradicar os casos de malária, que mata aproximadamente um milhão de pessoas por ano, cientistas estudam a construção de uma arma laser que eliminaria o anopheles stephensi, mosquito transmissor da doença. Os pesquisadores pretendem criar uma arma que não distinguirá somente o anopheles stephensi entre outros insectos, como poderá identificar até mesmo o seu género.

De acordo com o site Engadget, o projecto da arma laser vem de Lowell Wood, um astrofísico que trabalhou com Edward Teller, o idealizador original do plano de utilizar um escudo laser sobre os Estados Unidos, a fim de evitar mísseis soviéticos na época da Guerra Fria.

O projecto renasceu, na forma de Arma de Destruição de Mosquitos pelas mãos de Nathan Myhrvold, ex-funcionário da Microsoft que agora possui uma empresa de investimentos. A pedido de Bill Gates, Myhrvold procurou projectos que combatiam a malária, e chegou à equipe da arma a laser da Guerra Fria.

Algumas experiências já foram realizadas, e o laser poderá tanto matar quanto cegar os mosquitos. Ainda mais interessante é o fato de que a arma pode ser construída com partes que podem ser adquiridas no eBay.

Por ser um problema de dimensões mundiais, outros projectos interessantes e inusitados já foram anunciados no mundo científico. O site do Wall Street Journal cita alguns, como microondas, odores poderosos, sangue envenenado, bactérias que infectariam e matariam o insecto e até mesmo um mosquito que actuaria de forma contrária, carregando dentro de si a cura de doenças e "vacinando" cada pessoa ou animal que picasse.

No entanto, a construção do equipamento terá de passar por inúmeros desafios. O laser criado deverá ser fraco o suficiente para não machucar qualquer ser humano ou animal, e preciso o suficiente para eliminar apenas o mosquito transmissor, e mais nenhum outro insecto.

Apenas a fêmea do mosquito transmite a malária, e o macho é muito útil à natureza ajudando na polinização de flores.


.
 
Topo