• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Legalização de Tractor Importado

Vespita

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 22, 2007
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Boa Tarde.

Será que alguém sabe se existe alguma forma de legalizar os tractores Japoneses Importados.

Não é que eu tenha um tractor desses, mas a realidade é de que estas maquinas vieram ajudar muitas pessoas que tinham os quintais e pequenas parcelas de terra por cultivar e com a vinda destes tarctores passou a ser possivel.

Será que quem nos governa nesta desgraça de País não tem a visão suficiente para ver que estas maquinas são uma das principais "locomotivas" para a pequena produção agricola?

Num País em que quase tudo importamos em termos agricolas será que era pedir muito que estes tractores fossem legalizados, ou que fosse possivel a sua legalização para circulação na via publica!

No final dos anos 60 com a vinda de tractores articulados sem matricula e em plena Ditadura, foi criada regulamentação especifica para que estes motocultivadores com retrotracção pudessem andar na via publia. Há 40 anos.

Na zona de Vagos há relativamente pouco tempo um pobre Homem que lá ia no seu Kubota sem matricula dar uma fresadela num terreno que tem a 300metros de casa foi interpelado pelos Agentes da Autoridade que lhe pediram os documentos, ao que o pobre lhe mostrou o seguro de responsabilidade Civil em que estava contido o nº de quadro da maquina.

Mas como legalmente isso não é suficiente para circular na via publica, levou com 600€ de multa e apreensão da viatura.

Será Possível que o Ministro da Agricultura não tenha visão para esta questão? Será que só lhe interessa as grandes explorações?

Pois o problema é que estas maquinas entram em Portugal sem pagar os "devidos" impostos e isto para eles é que é o problema não recebem os €.

Senhores que nos governam tenham visão, estas maquinas são a evolução do pequeno mini fundio Português em que antes as terras eram amanhadas atrás de uma "MulaMecânica" como lhes chamam os nossos vizinhos Espanhois.

Bem desculpem o desabafo.

Cumprimentos a todos
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Pois é amigo, sem documentos, na via pública não. normalmente estes "ajudantes" não costumam sair dos terrenos onde habitualmente trabalham.

Nada a fazer.


:crazynew3:
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Amigo Csi não podem mesmo pisar a via publica, apenas utilizado para trabalhos em quintas, terrenos privados!

A legalização dum tractor deste tipo é impossível mas é possivel fazer seguro através do nº de quadro caso ainda o tenha.
Mesmo com seguro não pode circular na estrada..

Na minha zona existem centenas não matriculados e eles circulam igual na estrada mas de vez em quando um acidente e depois dá que falar..

Abraço
 

sagal

GF Ouro
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,883
Gostos Recebidos
0
Amigos, quanto a legalização de qualquer tipo de viatura, ninguém melhor que um alfandegário pode responder. Como eu de alfândega nada percebo, deixo esta resposta para entendidos, quando muito, aconselho o Vespita a passar por qualquer alfândega e aí terá as respostas às suas questões.

Quanto a circular na via pública, todos sabemos que cada viatura (seja de que tipo for) ao circular na via pública, terá obrigatoriamente de possuir documentos inerentes a esse tipo de viatura.
Todos sabemos que para conduzir tractores na quinta não precisamos de carta, porém, se vamos para um local público já é necessário.

Fica uma ideia: Utilização de um reboque para deslocar essa viatura de um terreno para outro.

Nota final: todos sabemos de que no reino da agricultura muita coisa está mal. Começando por quem manda as Leis, até quem as faz cumprir, mas...........................cada cabeça, sua sentença.
Muitos andam com tractores "uma desgraça" e nada lhes acontece. Outros mais zelosos "quase" legais, passam um qualquer caminho e...........são apanhados e têm de pagar pesadas coimas.
 

marlinblack

GF Bronze
Entrou
Out 10, 2007
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
Boa tarde. Andava no google a pesquisar sobre este tema e encontrei aqui no fórum. Tenho um trator destes importado. Esta semana disseram-me que bastava ter seguro para poder andar com ele na via pública. Disseram-me que um comandante de um posto da GNR deu uma cópia da lei a um sr aqui da zona. Sabem de alguma coisa?
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Boa tarde. Andava no google a pesquisar sobre este tema e encontrei aqui no fórum. Tenho um trator destes importado. Esta semana disseram-me que bastava ter seguro para poder andar com ele na via pública. Disseram-me que um comandante de um posto da GNR deu uma cópia da lei a um sr aqui da zona. Sabem de alguma coisa?

Caro amigo como diz o sagal em baixo cada cabeça sua sentença...

Então como é que um trator que de origem não tem documentação voçe de um momento para o outro consegue fazer seguro e está legal para circular na via publica? É claro que não. Não tem registo de propriedade não pode circular, se na tua zona a gnr ou a autoridade competente disse isso a um senhor então se vier para a minha zona e é apanhado na via publica é apreendido e o que leva a uma coima nada leve.

Existe casos em que o seguro é feito através do n. de quadro mas nalguns casos como o dos motocultivadores que depois de ter seguro ainda é necessário que possuam iluminação dianteira e traseira caso ande com reboque, triangulo e pirilampo(agora até acho que é facultativo) conforme consta na lei.

Vou por aqui os requesitos para os tratores sem certificado de conformidade e sem homologação no nosso pais


Sem Certificado de Conformidade (COC) e sem Homologação Nacional
•Formulário Modelo 9 IMTT;
•Original do documento de identificação do tractor (Certificado de Matrícula);•Original ou cópia autenticada da homologação do país de origem ou documentação técnica do fabricante ou Administração do país de origem com as características técnicas do tractor;
•Documento de identificação do requerente (ou fotocópia).
Taxa: € 165

Procedimentos

1. Os pedidos de atribuição de matrícula para tractores agrícolas usados são apresentados junto dos Serviços Regionais e Distritais do IMTT da área da residência ou sede.

2. Os tractores serão submetidos a inspecção a efectuar pelos serviços da Direcção-geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural.

3. Após verificação pelo IMTT do cumprimento de todos os requisitos legais, o processo de atribuição será concluído.

4. O Certificado de Matricula será emitido após regularização do registo da propriedade junto da competente conservatória.


Agora pergunto eu onde está o livrete? É preciso como ves uma inspecção feita pelo imtt para verificar se está nas conformidades da lei. Seja qual for o trator nestas condições é impossível legalizar so o que se gasta e a origem não me parece que te passe o certificado com as caracteristicas do trator porque a maior parte dos tratores vem do paises do leste como sucata para portugal e para ai 30 por cento não são cá comercializados nem a peças nas origens e quando há é a preço de ouro.

Bem eu repito e volto a dizer é preciso pensar se bem para que efeito se vai adquirir um trator antes de se comprar, se necessita de andar na via publica não se deve comprar um tractor sem documentos.
Penso que está resumido o assunto. Informa te no Imtt e verás as complicações:shy_4_02:

Abraço
 

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Há uns anos um vizinho meu deixou de ser emigrante na suiça e trouxe um trator agricola usado, gastou pouco dinheiro para o legalizar. Actualmente desconheço o valor que se paga.
 

j.s@ntos

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 29, 2006
Mensagens
3,492
Gostos Recebidos
1
Há uns anos um vizinho meu deixou de ser emigrante na suiça e trouxe um trator agricola usado, gastou pouco dinheiro para o legalizar. Actualmente desconheço o valor que se paga.

As leis foram actualizadas e as normas da ue são para cumprir e o estado arrebanha mais uns euros:shy_4_02:
 

marlinblack

GF Bronze
Entrou
Out 10, 2007
Mensagens
50
Gostos Recebidos
0
obrigado pelo esclarecimento. vou tentar informar-me melhor!! não tenho livrete nem nada. apenas a fatura da compra! lol

abraço!
 

albertocorres11

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 29, 2013
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0

Olá,
Eu vi esta página e eu quero lhe informar que eu comprei um trator da Inglaterra há 3 semanas. Na terça-feira, recebi o trator e estou muito satisfeito. Eu recomendo esta empresa para outras pessoas que querem comprar tratores. Eles também vendem máquinas industriais. (Ex. Retroescavadeiras, basculantes, empilhadeiras, escavadeiras, miniloaders etc.) Eles têm taxas de envio muito atraentes. O site da empresa é (metalfan-machinery.tk).
Obrigado e espero que este post, vai ser muito útil.
 

genios

GF Ouro
Entrou
Fev 9, 2011
Mensagens
2,944
Gostos Recebidos
0
Olá,
Eu vi esta página e eu quero lhe informar que eu comprei um trator da Inglaterra há 3 semanas. Na terça-feira, recebi o trator e estou muito satisfeito. Eu recomendo esta empresa para outras pessoas que querem comprar tratores. Eles também vendem máquinas industriais. (Ex. Retroescavadeiras, basculantes, empilhadeiras, escavadeiras, miniloaders etc.) Eles têm taxas de envio muito atraentes. O site da empresa é (metalfan-machinery.tk).
Obrigado e espero que este post, vai ser muito útil.

O pior é o estado portugues impostos em cima de impostos no final não compensa
 

Anicas

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Jun 18, 2014
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Compra de trator

Olá,
Eu vi esta página e eu quero lhe informar que eu comprei um trator da Inglaterra há 3 semanas. Na terça-feira, recebi o trator e estou muito satisfeito. Eu recomendo esta empresa para outras pessoas que querem comprar tratores. Eles também vendem máquinas industriais. (Ex. Retroescavadeiras, basculantes, empilhadeiras, escavadeiras, miniloaders etc.) Eles têm taxas de envio muito atraentes. O site da empresa é (metalfan-machinery.tk).
Obrigado e espero que este post, vai ser muito útil.


Boas! O site que meteu da (metalfan-machinery) não abre, e eu gostaria de saber melhor como é que isso funciona ao certo... Eu recebi um e-mail de uma empresa na INGLATERRA, o link é http://www.kp-plant.com/ e eles disseram-me que o trator demora 2 a 3 semanas a chegar, e disseram-me tambem que "The machine has CTC report, CE documentation, will come with all required documents for registering it there".. esta frase eu deduzo que signifique que depois tenha que legalizar o trator ca em Portugal, mas isso do CTC report e CE documentation eu nao sei o que é... como diz que comprou um trator em Inglaterra eu gostaria de saber o que é preciso fazer para legalizar ca o trator e quanto custa. Peço desculpa pelo incomodo, Fico a aguardar resposta..
Obrigado
 

antoncar

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 17, 2014
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Também estou a pensar em comprar um tractor de uma empresa em Inglaterra, pode-me dizer se correu bem e se ficou satisfeito. Já agora a legalização foi complicada, os documentos vieram todos correctos?
Se me poder responder agradeço.
 

jomishell

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 19, 2008
Mensagens
33
Gostos Recebidos
0
Atenção que isto é falso.
O código .tk pertence a um território na Nova Zelandia e não a Inglaterra, como se quer fazer entender.
h*tp://en.wikipedia.org/wiki/.tk
 

R_J_C

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Mar 16, 2021
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa Tarde.

Será que alguém sabe se existe alguma forma de legalizar os tractores Japoneses Importados.

Não é que eu tenha um tractor desses, mas a realidade é de que estas maquinas vieram ajudar muitas pessoas que tinham os quintais e pequenas parcelas de terra por cultivar e com a vinda destes tarctores passou a ser possivel.

Será que quem nos governa nesta desgraça de País não tem a visão suficiente para ver que estas maquinas são uma das principais "locomotivas" para a pequena produção agricola?

Num País em que quase tudo importamos em termos agricolas será que era pedir muito que estes tractores fossem legalizados, ou que fosse possivel a sua legalização para circulação na via publica!

No final dos anos 60 com a vinda de tractores articulados sem matricula e em plena Ditadura, foi criada regulamentação especifica para que estes motocultivadores com retrotracção pudessem andar na via publia. Há 40 anos.

Na zona de Vagos há relativamente pouco tempo um pobre Homem que lá ia no seu Kubota sem matricula dar uma fresadela num terreno que tem a 300metros de casa foi interpelado pelos Agentes da Autoridade que lhe pediram os documentos, ao que o pobre lhe mostrou o seguro de responsabilidade Civil em que estava contido o nº de quadro da maquina.

Mas como legalmente isso não é suficiente para circular na via publica, levou com 600€ de multa e apreensão da viatura.

Será Possível que o Ministro da Agricultura não tenha visão para esta questão? Será que só lhe interessa as grandes explorações?

Pois o problema é que estas maquinas entram em Portugal sem pagar os "devidos" impostos e isto para eles é que é o problema não recebem os €.

Senhores que nos governam tenham visão, estas maquinas são a evolução do pequeno mini fundio Português em que antes as terras eram amanhadas atrás de uma "MulaMecânica" como lhes chamam os nossos vizinhos Espanhois.

Bem desculpem o desabafo.

Cumprimentos a todos


Bom dia!
Eu tenho cerca de 2 hectares de terrenos que herdei, e visto ter apenas 18 anos ate agora fazia tudo á mão desde transportar estrume , comer para os animais, e a lavoura dos terrenos era uma pessoa que me vinha fazer, no entanto nos últimos tempos tenho andando a pensar comprar um trator algo pequeno para me ajudar.
Á relativamente pouco tempo aconselharam me um pasquali 940, no entanto a maioria desses tratores não tem matricula, e disseram me que eles não precisam pois são considerados motocultivadores de tração traseira ou algo assim do gênero e que amenas precisam de seguro para transitar na via publica, pensei em por a minha questão talvez alguém me saiba ajudar nisso.
obrigado pela atenção.
 
Topo