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De arroz, de aveia, de coco ou de caju – hoje em dia há um substituto do leite para todos os gostos. Vegans, pessoas intolerantes à lactose ou até mesmo consumidores curiosos, em busca de novos sabores, estão cada vez mais a optar por este tipo de bebidas.
Aliás, as vendas do leite à base de amêndoa aumentaram em cerca de 250 por cento, entre 2010 e 2015 – só nos Estados Unidos a indústria rendeu cerca de 423 mil milhões de euros a mais do que o ‘simples’ leite de soja, em 2015.
Todavia, uma leguminosa da qual ainda não se ouve falar relativamente ao universo das bebidas vegetais, é do amendoim. Neste contexto, a popularidade internacional da manteiga de amendoim inspirou a companhia norte-americana Elmhurst Plant-Based Milks, a acabar com essa lacuna no mercado – criando assim a ‘Milked Peanuts’, uma bebida à base dessa semente.
“O amendoim é uma ótima fonte de proteína, apesar de não ser um fruto seco, mas sim um alimento da família das leguminosas. É ainda um ‘fruto’ de casca dura muito mais barato do que a noz ou a amêndoa”, refere a cientista alimentar Cheryl Mitchell. “Para os fãs, a bebida sabe maravilhosamente a amendoim”, diz.
O principal objetivo da companhia norte-americana é a sustentabilidade, evitando a crescente exploração agrícola excessiva e indiscriminada.
O leite à base de amêndoa até pode ser saudável, mas a sua produção não é de todo benéfica para o meio ambiente. Mais de 80 por cento da produção mundial de amêndoa cresce na California, nos EUA, um estado que está a enfrentar a pior seca alguma vez registada. São necessários cinco litros de água para o cultivo de apenas uma amêndoa, e a exploração deste alimento prejudica ainda as abelhas, cujas colónias estão a ser dizimadas devido ao uso de inseticidas.
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