• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Licença para Rádio Amador e legislação....!!!!!!

Dundee2007

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 18, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
Boas noites pessoal alguém por aqui me sabe esclarecer da seguinte dúvida e se realmente isto está a acontecer....???
Ouvi dizer que todos os novos preponentes a serem rádios amadores tal como tem sido até aqui pagam o exame que se não estou em erro são cerca de 50 Euros nos dias de hoje e no caso de passarem "AGORA A PARTE QUE ESTOU PARVO" ouvi dizer que não poderão emitir durante 2 Anos e para o poderem fazer terão de ser acompanhados por alguém que já seja radio amador há mais anos ou então numa associação.
Será que isto é verdade .....????? É que se o é não faz sentido nenhum pois a pessoa sujeita-se a um exame fica a pagar as cotas todos os anos à entidade competente e não pode emitir......???? que RAIO de leis temos nós neste País....?
 

Estrela

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Set 28, 2006
Mensagens
173
Gostos Recebidos
0
Boas noites pessoal alguém por aqui me sabe esclarecer da seguinte dúvida e se realmente isto está a acontecer....???
Ouvi dizer que todos os novos preponentes a serem rádios amadores tal como tem sido até aqui pagam o exame que se não estou em erro são cerca de 50 Euros nos dias de hoje e no caso de passarem "AGORA A PARTE QUE ESTOU PARVO" ouvi dizer que não poderão emitir durante 2 Anos e para o poderem fazer terão de ser acompanhados por alguém que já seja radio amador há mais anos ou então numa associação.
Será que isto é verdade .....????? É que se o é não faz sentido nenhum pois a pessoa sujeita-se a um exame fica a pagar as cotas todos os anos à entidade competente e não pode emitir......???? que RAIO de leis temos nós neste País....?

Boas,

Diz-me queres fazer rádio (web) oniline ou rádio FM...???
 

Dundee2007

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Mar 18, 2007
Mensagens
29
Gostos Recebidos
0
boas amigo estava seriamente a pensar em fazer exame para rádio amador o que não me está a agradar é ter de estar a pagar licença à ANACOM e não puder emitir durante 2 anos no que diz respeito a rádio Amador na net já tenho por cá um bom programa que é o hamsphere dá para o PC e para Android. dá para emitir em várias frequências que vão desde os 6 metros até aos 160.Depois tirando isso tenho por cá um YAESU VX-8DE que é um excelente rádio tri-band funciona em FM UHF e VHF,tem tones,CTCSS,APRS e também um BAUFENG UV-5R que é bastante completo mas este é só Dual-Band mas por enquanto ambos são só para rádio escuta.
 
Última edição:

pincas

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Nov 1, 2009
Mensagens
1,163
Gostos Recebidos
0
Boas noites pessoal alguém por aqui me sabe esclarecer da seguinte dúvida e se realmente isto está a acontecer....???
Ouvi dizer que todos os novos preponentes a serem rádios amadores tal como tem sido até aqui pagam o exame que se não estou em erro são cerca de 50 Euros nos dias de hoje e no caso de passarem "AGORA A PARTE QUE ESTOU PARVO" ouvi dizer que não poderão emitir durante 2 Anos e para o poderem fazer terão de ser acompanhados por alguém que já seja radio amador há mais anos ou então numa associação.
Será que isto é verdade .....????? É que se o é não faz sentido nenhum pois a pessoa sujeita-se a um exame fica a pagar as cotas todos os anos à entidade competente e não pode emitir......???? que RAIO de leis temos nós neste País....?

É isso companheiro

Essa é a lei em vigor há cerca de 3 anos



Mas depois há aí umas coisinhas que se pode contornar, mas atençao o pincas não lhe disse nada. eheheh
 
Última edição:

MiguelReis

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Dez 20, 2007
Mensagens
5
Gostos Recebidos
0
Camaradas! Um Bom Ano para todos.

Não me perguntem se concordo com a Lei, pois a resposta é óbvia, mas tenho de a seguir.
Tanto quanto pude apurar, o projeto de lei, que depois "degenerou" na lei, obedeceu a diretrizes internacionais e a "ajustes" nacionais em que houve consultas a Rádio Amadores e Associações de Radioamadores, para a emanar de acordo com a realidade nacional. APARENTEMENTE, parece que quem a redigiu teria as suas razões para a limitar (eu desconheço quais, e não as entendo, mas...)
Então o que fazer? Parece-me que vos posso propor o seguinte:
1-Inscrevem-se para fazer o exame, e fazem o mesmo para conseguir a categoria 3.
2-Durante esses dois anos, com pequeno investimento em rádios baratos das Bandas de Amador, passam a escutar as comunicações entre as Cat 2 e 1, e outras emissões que são muito interessantes e que vos permitem adquirir conhecimentos técnicos avançados de Rádio. Recomendo o uso a SDR que é barato e versátil.
3-Vejam na Internet (no Youtube, por exemplo), que atividade há para rádioamadores. Isto vai manter-vos motivados.
4-Durante esses mesmo dois anos, no que respeita a emissão, fazem uso dos vossos conhecimentos aperfeiçoando a "vossa presença" na Banda do Cidadão e em PMR466.
5-Preparam-se para o exame de Cat 2, que tem um grau de dificuldade muito diferente do da Cat 3, e que vos vai buscar tudo o que aprenderem nesses 2 anos, e muito mais. Verifiquem os requisitos para ambos os exames e podem verificar que o que vos digo é verdade. Tentem fazer os testes tipo e vão ver a diferença entre ambos, bom como o tipo de conhecimentos que vos são requeridos.
6-Olhem para trás e regozigem-se por deixarem de serem Amadores de Rádio e passarem a ser RÁDIOAMADORES, em que se sentirão num patamar à parte, já que serão detentores de conhecimentos que (acreditem) em 99% dos casos, não tinham.
7-Não percam o amor pela rádio, e pela eletrónica, que são actividades muito gratificantes na área do Radioamadorismo.
Começei na Banda do Cidadão com 12 anos (o meu pai teve de assinar, para eu ter licença) e agora nem isso é preciso, basta comprar um rádio. Mas isso não é tudo e, é na banda do cidadão que se vai aprendendo a “etiqueta” das comunicações, deixando de tratar essas comunicações como sendo uma brincadeira, passando a tratar-se de uma experiênca séria, enriquecedora e gratificante.
Fui macanudo de CB durante 30 anos, antes de tentar fazer o exame de Rádioamador. VALE A PENA. NÃO DESISTAM! Isso também faz parte da formação como Rádioamador!
73/51
Miguel
 
Topo