• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Licenças de caça - (Multibanco)

jcodigo

GF Ouro
Entrou
Fev 21, 2007
Mensagens
3,912
Gostos Recebidos
3
NOTA PREVIA: na época venatória 2008/2009, as licenças de caça podem ser obtidas a partir do dia 1 de Junho.


TIPOS DE LICENÇAS
Nos termos do disposto na Portaria n.º 1509/2007, de 26 de Novembro, as licenças de caça autorizam o exercício da caça a todas as espécies cinegéticas e são dos tipos seguintes:


Licença Nacional - Permite caçar, sem prejuízo de outras limitações impostas por lei, em todo o território nacional, durante uma época venatória.
O montante da taxa devida pela sua emissão é de 60 euros;
Licença Regional - Permite caçar na respectiva região cinegética, durante uma época venatória, sendo o montante da taxa devida pela sua emissão de 30 euros.
Licença para Não Residentes em Território Nacional - Permite caçar, sem prejuízo de outras limitações impostas por lei, em todo o território nacional, durante uma época venatória

Para se caçarem espécies cinegéticas de caça maior ou aquáticas, já não é, assim, necessário obter qualquer outra licença.

ONDE OBTER UMA LICENÇA DE CAÇA
A Licença Nacional e a Licença Regional, podem ser obtidas na Rede de Caixas Automáticas do MULTIBANCO (cx MB), bem como, durante 60 dias após emissão, as respectivas 2.ºs Vias.

A Licença para Não Residentes em Território Nacional só pode ser obtida junto da DGRF.

A Licença Nacional e a Licença Regional, podem também ser obtidas junto desta entidade.

Em qualquer momento e independentemente do licenciamento ter sido efectuado através de cx MB ou da DGRF, é possível obter junto desta entidade, comprovativo de titularidade de licença de caça.


COMO OBTER UMA LICENÇA numa CAIXA MULTIBANCO
Para se licenciar através de uma Caixa Automática Multibanco, é necessário ter presente:

O número da CARTA de CAÇADOR;
O número de CONTRIBUINTE


e seguir as instruções constantes nos ecrãs reproduzidos abaixo.

Atente-se que o “Seguro de Caçador” (*) continua a ser obrigatório, pese embora não sejam introduzidos elementos relativos ao mesmo.

________

(*) Seguro de responsabilidade civil contra terceiros, que deve ser válido até ao termo da época venatória a que respeita a licença de caça



O ecrã (fig.5) só aparece se no ecrã anterior foi seleccionada a opção “Regional"


No ecrã (fig.9) deve ser confirmado se o nome que surge coincide com o da carta de caçador. Se tal não acontecer, então houve engano no número da carta e a operação deve ser cancelada.


O “talão” a obter (fig.11), deve acompanhar o caçador durante o exercício da caça. Nele constam os elementos abaixo identificados


COMO OBTER 2.ª VIA DO TALÃO
No prazo de 60 dias após a emissão do “talão” original, podem ser obtidas 2.ªs vias do mesmo (até para prevenir eventuais extravios ou deterioração do original) junto de uma Caixa Automática Multibanco, de acordo com as instruções seguintes:

Utilizar o mesmo cartão bancário com que foi efectuada a operação original;
Seleccionare a operação “Consultas”;
No ecrã seguinte seleccionar “Consulta de Oper. do Cartão no MB”;
De seguida, seleccionar “2.ª Via de Talão MB”;
Introduzir a data da operação original (dia e mês) e confirmar;
Seleccionar a operação em causa.


Em qualquer momento, pode sempre ser obtido comprovativo de licenciamento junto da DGRF.


COMO OBTER UMA LICENÇA NA DGRF
LICENÇA PARA NÃO RESIDENTES EM TERRITÓRIO NACIONAL
A obtenção de Licença para Não residentes só pode ser emitida a favor de quem possa ser dispensado de carta de caçador.

Podem ser dispensados de carta de caçador, desde que não tenham sido condenados por infracção às normas legais sobre o exercício da caça:

Os membros do corpo diplomático e consular acreditados em Portugal, quando seja aplicável o regime de reciprocidade;
Os estrangeiros não residentes em território português, desde que estejam habilitados a caçar no país da sua nacionalidade ou residência e se aplique o regime de reciprocidade;
Os portugueses não residentes em território português, quando estejam habilitados a caçar no país da sua residência.



O que apresentar:
Sem prejuízo da necessidade de apresentação de outros documentos que se revelarem necessários, os interessados devem apresentar:

Documento comprovativo da residência no estrangeiro;
Documento que comprove estar habilitado a caçar no país da nacionalidade ou residência;
(*) Seguro de responsabilidade civil contra terceiros, válido para o território português, até ao termo da época venatória a que respeita a licença;
Documento de identificação;
Documento equivalente ao número de identificação fiscal, se for o caso


OUTROS TIPOS DE LICENÇAS
Para obter uma Licença Nacional ou uma Licença Regional junto da DGRF, deve apresentar:

Carta de caçador;
Número de identificação fiscal;
(*) Seguro de responsabilidade civil contra terceiros, válido até ao termo da época venatória a que respeita a licença

_____________

(*) Montante mínimo = €100 000, no caso de acto venatório com arma de fogo, e = €25 000 nos restantes casos.

Todas as informações:
Licenças de caça — Portal :- Direcção-Geral dos Recursos Florestais
 
Última edição por um moderador:

Bernardo8

GF Prata
Entrou
Jul 19, 2007
Mensagens
141
Gostos Recebidos
0
Boas amigo jcodigo.
Ainda não sabia que este ano era possivel tirar licença no MB. Obrigado pela informação. Cinco estrelas. cumptos.
 

pimentinha85

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 11, 2007
Mensagens
42
Gostos Recebidos
0
Será que alguém sabe uma coisa importante que implementaram junto com as licenças por multibanco?
Licenças especiais?
Pelo que sei, as licenças especiaias foram abulidas.
No meu caso, tiro sempre nacional. Este ano tenho que pagar 60€ por essa licença.
Esse preço é tão elevado porque deixaram de existir as licenças especiais, ou seja, neste momento mesmo que não tenhamos intenção de fazer caça a aves aquaticas ou a caça grossa, temos de pagar licença na mesma, isto porque essa licença do multibanco inclui tudo.
O estado neste caso está a meter-nos a mão ao bolso. Vamos pagar por serviços dos quais não temos intenção de usufruir.
No meu caso não faz muita diferença porque tiro sempre as licenças todas, mas quem só quer fazer a caça geral está ''lixado''.
Cada vez mais a caça é um desporto para classes sociais superiores...
Será que tenho razão?
 

joao carvalho

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 31, 2007
Mensagens
184
Gostos Recebidos
0
eu também concordo contigo.
este desporto cada vez mais para quem tem muintos euros
mas como nos gostamos deste desporto pagamos e não bufamos.:espi29:
um abraco.:espi28:Cerveja Gforum
 

seul

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Nov 14, 2006
Mensagens
2
Gostos Recebidos
0
Licenças de caça e pesca

Como já vai sendo habitual continuamos a ser os pobrezinhos ou, tavez os ricos da CE. Por incrível que pareça,na vizinha Estremadura Espanhola as licenças de caça e de pesca são GRATUITAS para a chamada terceira idade,ou seja a partir dos 65 anos de idade. Atenção porque esta vantagem para além de ser também extensiva a estrangeiros as licenças têm a validade de cinco anos. Em Portugal para além de não haver excepções e tambem porque somos ricos? custam-nos a 30 e 60 Euros, (Caça). Saudações muito pouco desportivas dos nossos dignissimos governantes.
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Será que alguém sabe uma coisa importante que implementaram junto com as licenças por multibanco?
Licenças especiais?
Pelo que sei, as licenças especiaias foram abulidas.
No meu caso, tiro sempre nacional. Este ano tenho que pagar 60€ por essa licença.
Esse preço é tão elevado porque deixaram de existir as licenças especiais, ou seja, neste momento mesmo que não tenhamos intenção de fazer caça a aves aquaticas ou a caça grossa, temos de pagar licença na mesma, isto porque essa licença do multibanco inclui tudo.
O estado neste caso está a meter-nos a mão ao bolso. Vamos pagar por serviços dos quais não temos intenção de usufruir.
No meu caso não faz muita diferença porque tiro sempre as licenças todas, mas quem só quer fazer a caça geral está ''lixado''.
Cada vez mais a caça é um desporto para classes sociais superiores...
Será que tenho razão?

Concordo contigo companheiro.
 

stieve108

GF Prata
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
353
Gostos Recebidos
0
Será que alguém sabe uma coisa importante que implementaram junto com as licenças por multibanco?
Licenças especiais?
Pelo que sei, as licenças especiaias foram abulidas.
No meu caso, tiro sempre nacional. Este ano tenho que pagar 60€ por essa licença.
Esse preço é tão elevado porque deixaram de existir as licenças especiais, ou seja, neste momento mesmo que não tenhamos intenção de fazer caça a aves aquaticas ou a caça grossa, temos de pagar licença na mesma, isto porque essa licença do multibanco inclui tudo.
O estado neste caso está a meter-nos a mão ao bolso. Vamos pagar por serviços dos quais não temos intenção de usufruir.
No meu caso não faz muita diferença porque tiro sempre as licenças todas, mas quem só quer fazer a caça geral está ''lixado''.
Cada vez mais a caça é um desporto para classes sociais superiores...
Será que tenho razão?


viva
Todos os desportos ficam caros.
Ha aqueles que não praticam desporto e têm vicios que ficam ainda mais caros e ainda por cima estragam a saude.
Eu quando tirei a carta de caçador ja tinha esta perspectiva dos euros.

cumps
 

trocos

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
18
Gostos Recebidos
0
Será que alguém sabe uma coisa importante que implementaram junto com as licenças por multibanco?
Licenças especiais?
Pelo que sei, as licenças especiaias foram abulidas.
No meu caso, tiro sempre nacional. Este ano tenho que pagar 60€ por essa licença.
Esse preço é tão elevado porque deixaram de existir as licenças especiais, ou seja, neste momento mesmo que não tenhamos intenção de fazer caça a aves aquaticas ou a caça grossa, temos de pagar licença na mesma, isto porque essa licença do multibanco inclui tudo.
O estado neste caso está a meter-nos a mão ao bolso. Vamos pagar por serviços dos quais não temos intenção de usufruir.
No meu caso não faz muita diferença porque tiro sempre as licenças todas, mas quem só quer fazer a caça geral está ''lixado''.
Cada vez mais a caça é um desporto para classes sociais superiores...
Será que tenho razão?

Quando tiras a licença de pesca só tiras para "barbo" ?? Claro que não , tiras para todas as espécies...Daaaaaaaaaa
 

Bernardo8

GF Prata
Entrou
Jul 19, 2007
Mensagens
141
Gostos Recebidos
0
Boas amigo jcodigo
Diga-me uma coisa:
Se tirar a licença na DGRF tambem tenho que papar com as licenças para aves e caça grossa?
 

mop 1966™

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
11,152
Gostos Recebidos
2
Boas amigo jcodigo
Diga-me uma coisa:
Se tirar a licença na DGRF tambem tenho que papar com as licenças para aves e caça grossa?

tires onde tirares agora é assim,mais uma maneira de os tipos ganharem dinheiro,mesmo não querendo és obrigado a pagar o que não queres
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Todos sabemos que o "nosso" governo aproveita todo o dinheiro que puder.
:espi28:
 

Bernardo8

GF Prata
Entrou
Jul 19, 2007
Mensagens
141
Gostos Recebidos
0
Boas amigos
E depois eu é que sou o ladrão? Antigamente pagavamos e não podiamos "bufar"...agora pagamos e podemos "bufar" à vontade. Vou ser eu e outros que temos de pagar as montarias/whiskies e as bonecas boazonas aos BARÕES, já perderam a vergonha.
 
Última edição por um moderador:

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Boas amigos
E depois eu é que sou o ladrão? Antigamente pagavamos e não podiamos "bufar"...agora pagamos e podemos "bufar" à vontade. Vou ser eu e outros que temos de pagar as montarias/whiskies e as bonecas boazonas aos BARÕES, já perderam a vergonha.

Não à nada a fazer. É pagar e pronto.
 

biblioteca

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2007
Mensagens
250
Gostos Recebidos
0
Para os amigos caçadores que pretendam tirar a licença via multibanco a revista "Calibre 12" deste mês traz uma explicação de como proceder.
P.S: não pretendo fazer publicidade à revista supra citada mas... teve que ser.
Cumpts e boas caçadas.
 

joao carvalho

GF Prata
Membro Inactivo
Entrou
Jan 31, 2007
Mensagens
184
Gostos Recebidos
0
o ano passado paguei á volta de 25 euros este ano são 60 euros. mais de 140% de aumento assim é que é, isto é o Pais dos RICOS mas como os pobres como eu gostam deste desporto vamos pagando.:shy_4_02:
eu ainda não tirei a licença mas quando for tirar vou á joao crisostomo e depois vou pedir o " mapa " onde há livre e as assossiativas que deixaram de ser, porque agora é livre mas as placas ainda lá continuam e o pessoal tem medo de lá ir caçar.:right:
será que eles me vão facultar o meu pedido? Ordenamento geografico do regime livre.
um abraço.:espi28:
 

C.S.I.

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 25, 2006
Mensagens
6,031
Gostos Recebidos
0
Para os amigos caçadores que pretendam tirar a licença via multibanco a revista "Calibre 12" deste mês traz uma explicação de como proceder.
P.S: não pretendo fazer publicidade à revista supra citada mas... teve que ser.
Cumpts e boas caçadas.

Mas também tens instruções :left: http://www.dgrf.min-agricultura.pt/portal/caca/cacador/licencas-de-caca
 
Última edição:
Topo