- Entrou
- Out 11, 2006
- Mensagens
- 39,020
- Gostos Recebidos
- 389
A velocidade das ligações domésticas de banda larga sem fios é cerca de 30 por cento mais lenta que a das ligações de banda larga fixa
Esta é uma das conclusões de um estudo realizado pela empresa Epitiro, que actua na área da análise das redes de comunicações.
O estudo abrangeu cerca de um milhão de testes em 14 mil ligações Wi-Fi de banda larga em Inglaterra, nos EUA, em Espanha e em Itália.
Embora a diferença de velocidade seja de 30 por cento, quando comparada com as ligações fixas, o estudo mostra que os utilizadores toleram melhor esta lentidão nas conexões móveis, dado considerarem que as mesmas têm outras vantagens que poderão compensar.
Segundo Iain Wood, responsável pelo estudo, «as pessoas trocam a velocidade pelos benefícios da mobilidade».
Para o mesmo responsável esta atitude dos consumidores é «surpreendente», mas poderá ser explicada pelo facto de a maior parte usar o acesso móvel em casa para aceder ao e-mail e à Internet e aí a questão da velocidade não ser o mais importante.
Segundo Iain Wood a questão da velocidade coloca-se quando se usam outros serviços como o Skype ou a IPTV, mas para algo mais elementar esta é apenas uma «obsessão dos fornecedores de serviços de acesso à Internet e não dos consumidores».
SOL