Ligar/partilhar 2 PC´s no mesmo modem

xptozinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Olá a todos!

Antes de mais aviso que sou novo nestas andanças, pelo que tem de me dar o devido desconto:))

A minha duvida reside na possibilidade de ligar/partilhar 2 pc´s ao mesmo modem. O facto de ter 2 máquinas ligadas ao mesmo modem é lhe atribuida o msmo IP a cada uma das maquinas?
O facto de ter as 2 maquinas ligadas ao mesmo modem, em nada possibilita a sua ligação?

Tenho um modem em casa ao qual ja tinha ligado por rede sem fios o meu notebook pessoal. Ha poucos dias recebi um portatil para trabalho.

Duvidas:

1- alem de ter o notebook ligado á net pelo modem posso igualmente ligar o PC portatil ao mesmo modem, igualmente sem fios?

2- Tendo os 2 ligados sem fios (notebook e PC portatil ao mesmo modem) é possivel aceder/partilhar ao meu notebook através no meu PC portatil?

Agradeço ajuda!

abraços e bom 2010!:espi28:
 

xptozinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
AH não sei se é relevante ou não, mas o PC portatil tem o windows XP e o Notebook o windows 7....
 

nomadeh

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,931
Gostos Recebidos
0
A minha duvida reside na possibilidade de ligar/partilhar 2 pc´s ao mesmo modem. O facto de ter 2 máquinas ligadas ao mesmo modem é lhe atribuida o msmo IP a cada uma das maquinas?
O facto de ter as 2 maquinas ligadas ao mesmo modem, em nada possibilita a sua ligação?

Tenho um modem em casa ao qual ja tinha ligado por rede sem fios o meu notebook pessoal. Ha poucos dias recebi um portatil para trabalho.

Boas.

Explica la isso melhor, tens modem ou tens um modem e um router wireless ?

Se te ligas por wireless é por que tens router wireless, e entao podes ligar qts maquinas conseguir esse teu router gerir ao mesmo tempo.
Um modem SO consegue gerir um maquina de cada vz.
 

xptozinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
nomadeh,

Explica la isso melhor, tens modem ou tens um modem e um router wireless ?

isso mesmo, tenho um modem e um router...

Se te ligas por wireless é por que tens router wireless, e entao podes ligar qts maquinas conseguir esse teu router gerir ao mesmo tempo.
Um modem SO consegue gerir um maquina de cada vz.

Ok, eu sei que posso ligar quantas maquinas quiser ao router, a questão é, posso num dos PC´s aceder ao conteudo dos outros PC´s que partilho igualmente com o router?

gracias...
 

Angy

GForum VIP
Entrou
Set 23, 2006
Mensagens
1,619
Gostos Recebidos
27
Amigo xptozinho,

Há só Modem...Só se pode ligar um PC...

E há Modem já com Router integrado, e aí podes

ligar quantos quiseres...Se nao estou em erro desde 1 a 254...

E há só Router tambem...Que se vai ligar ao Modem, mas a melhor opcao,

é tudo num...Modem com Router...Para ligares vários ao Router, metes no

Router o "DHCP" activado e eles ligam-se automáticos...

Ou por IP. fixo ai de PC para PC tens que mudificar (subir) 1 numero

o último numero do IP de cada um para ficarem com IP. diferente...
 

xptozinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
ok, parece que não esta facil explicar-me...é sinal que sou mesmo leigo na materia!lol

Tenho um modem. ligado a esse modem tenho um router....a esse router tenho ja ligados os 2 PC´s...o que quero e ver/partilhar a informação entre estes dois PC´s...

Pelo que percbi os 2 PC´s terão IP´s sequenciais, ou seja, o 1º será o ***.***.***01 e o segundo...***.***.***02, correcto?

mas de que forma posso partilhar a info entre ambos? Não quero qualquer ligação fisica, com cabos, etc...


grato pela ajuda
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,807
Gostos Recebidos
36
Pelo que estou a perceber tu queres é partilhar pastas e ficheiros em rede entre os dois pc ligados ao router certo?

Se é como estou a perceber, se tens um modem com saida rj45 e tens um router sem modem integrado podes fazer o seguinte esquema!

modem_router_pc.JPG


Depois para que todos os pc's da tua rede (independentemente de estarem ligados por cabo ou wirwlwss) possam partilhar ficheiros entre si tens de os colocar no mesmo workgroup e activar as pastas a partilhar em cada um deles!

Espero que seja esta a tua dúvida!
 

xptozinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
maar3amt,

é isso mesmo.

Nao quero ter pastas partilhadas quero pura e simplesmente ter acesso ao outro computador estando no outro.

Ja agora outra pergunta, suspeito que alguem se anda a agarrar ao meu router "á pala"...tenho a rede protegida com password....mas em todo o caso suspeito.
Caso essa pessoa esteja a ususfruir da minha net, corro o risco dessa pessoa ter acesso ao meu PC, ás minhas passowrds, etc?
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,807
Gostos Recebidos
36
Sim se na verdade alguém está ligado à tua rede pode sem grande dificuldade aceder aos teus pc's, no entanto deves sempre poder ver na interface web do router quais as máquinas ligadas a ele no exacto momento, alguns deles permitem mesmo banir por mac as máquinas que o administrador de rede pretender! :espi28:
 

xptozinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Quer então dizer que vizinhos que partilhem a mesma rede (eu e um gajo qualquer que more por cima de mim..e que ele tenha acesso a net atraves do meu router)têm acesso a computadores uns do outros?! eu ao dele e ele ao meu ?! Assutador!!! ja agora, como posso então saber quem esta a partilhar a minha rede e aceder aos seus dados ara descobrir quem é?!
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,807
Gostos Recebidos
36
Amigo não é bem assim, quebrar a segurança de uma rede wireless em primeiro de tudo não é para qualquer um, este é o primeiro ponto, em segundo podes sempre alterar a tua password wireless de tempos em tempos por medidas de segurança!

Qual a marca e modelo do teu router?
 

xptozinho

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jan 4, 2010
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
é um thompson....

Andei a pesquisar e descobri que ha us programas que se chamam kelyogers, que permitem ver o que andaram a fazer no nosso PC...mas todos eles dizem que tem de ser instalados no PC que queremos ver o que andam a fazer....ha possibilidade de esse meu vizinho me ter instalado uma coisa dessas tipo "remotamente"?? sim porque pode ter acesso á minha rede virtual, mas nao tem acesso ao interior da minha casa, logo nao o poderia instalar no meu pc...
 

maar3amt

Administrator
Team GForum
Entrou
Set 19, 2006
Mensagens
7,807
Gostos Recebidos
36
Acho muito pouco provável isso ter acontecido, mas antes de questionares essa possibilidade deves primeiro identificar se realmente alguém está a aceder à tua rede!

Em último caso desactivas a rede wireless e trabalhas mais seguramente conectado por cabo!
 

TINOFELINO

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
20
Gostos Recebidos
0
Pelo que estou a perceber tu queres é partilhar pastas e ficheiros em rede entre os dois pc ligados ao router certo?

Se é como estou a perceber, se tens um modem com saida rj45 e tens um router sem modem integrado podes fazer o seguinte esquema!

modem_router_pc.JPG


Depois para que todos os pc's da tua rede (independentemente de estarem ligados por cabo ou wirwlwss) possam partilhar ficheiros entre si tens de os colocar no mesmo workgroup e activar as pastas a partilhar em cada um deles!

Espero que seja esta a tua dúvida!

maar3amt muito explicito isso prova que uma imagem vale mais que mil palavras
 
Última edição:
Topo