Máquina de Lavar Routa Taurus TLV9050 T

pbastos

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Out 4, 2006
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Boa Tarde
Tenho uma máquina de lavar roupa Taurus TLV9050 T não consigo arranjar manuais para esta máquina, o problema é que o motor não arranca,
Alguns anos a maquina com a mesma avaria e, como a máquina ainda estava na garantia veio um técnico a minha casa e reparou-a, como eu não estava em casa e estava a minha mulher, ela disse que o técnico tirou de lá uma peça debaixo da máquina e ficou logo a trabalhar. mas desta vês a maquina ja não está na garantia e por isso chamar cá um técnico sai caro e andei a verificar debaixo da maquina para ver o que lá encontrava, encontrei um placa de controlo do motor. Verifiquei o motor e ele esta bom, não consigo encontrar o condensador que liga ao motor nessa maquina, pode não ter, medi os transistors, e os triacs da placa e estão bons.
Se alguém souber deste problema, ou ja teve este problema e conseguiu resolver, agradecia.
 

Rui Daikin

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Fev 20, 2010
Mensagens
4
Gostos Recebidos
0
boas olha faz uma coisa colocas a maquina num programa qualquer deixas entrar agua esperas um pouco depois desligas da fixa e tem 2 resistencias na placa cobertas de ceramica metes a mao tem de estar quentes se nao estiverem e porque de certeza estao queimadas e so trocar tambem podes verificar na entrada das fixas da placa que as vezes as pistas costumao fundir tambem.e ja agora esse motor nao gasta condensador porque funciona com motor de enduzido
 

red baron

Novo
Membro Inactivo
Entrou
Set 12, 2007
Mensagens
1
Gostos Recebidos
0
Viva;
Já reparei algumas máquinas dessas. A placa de controlo do motor tem duas resitencias bobinadas de 5Watt cada, daquelas com o corpo quadradrao em ceramica, estão mesmo ao lado uma da outra. Se não estou errado são de 6,8K
Estas resistencias costumam ficar em aberto. Como estão em paralelo ao serem medidas devem dar menos de 4k Ohm. Se for o caso basta ligar a maquina por dois minutos e ver qual é a que não aquece, é esta a avariada.
Espero ter ajudado.
 
Topo