Música pimba

edu_fmc

GForum VIP
Entrou
Fev 29, 2008
Mensagens
21,260
Gostos Recebidos
14
Pimba, uma interjeição da Língua portuguesa, viu nos anos 90 do Século XX, o seu significado alargado à classificação de um estilo de música em Portugal. Estilo popular de raízes rurais caracterizado pela utilização de expressões sugestivas, passíveis de serem sexualmente interpretadas.

Embora já existissem canções desse tipo nos anos 80 do século passado ("Bacalhau à Portuguesa" de Quim Barreiros é um bom exemplo), a expressão só ganhou dimensão quando por volta de 1994, Emanuel, músico então desconhecido e inspirado por uma canção pop/rock do grupo Ex-Votos intitulada "subtilezas porno-populares ...e pimba", lança a canção "Pimba Pimba". Estava encontrada a definição deste género.

Considerada por muitos, música de segunda categoria, outros há que a consideram a verdadeira música Portuguesa, especialmente entre a população Portuguesa emigrada e durante o Verão pelos arraiais de todo o país. A boa disposição é característica marcante deste tipo de música, canções como "Chupa Misto" de Zé Cabra, "Porque Não Tem Talo o Nabo" de Leonel Nunes ou "Mexe Mexe Que Eu Gosto" de Ruth Marlene são exemplos disso, havendo também canções mais sérias acerca de desgostos amorosos; "Na Minha Cama Com Ela" de Mónica Sintra ou de protesto como "Justiça Popular" de Nel Monteiro.

A palavra (pimba) está hoje generalizada e é aplicada para além da música, não como mera interjeição mas com o mesmo significado atribuído ao género musical, descrevendo programas (TV, rádio, etc.) supostamente de baixa qualidade, estilo de vestir, e alguma mentalidade social.




Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Música_pimba
 
Topo