Manoel de Oliveira apela à «preservação da memória cinematográfica»

nuno29

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 16, 2007
Mensagens
16,750
Gostos Recebidos
0
Manoel de Oliveira assinou com a Fundação Groupama Gan Pour Le Cinema um protocolo que visa recuperar duas obras que fazem parte do reportório do realizador português. Os filmes «As Pinturas Do Meu Irmão Júlio» e «Lisboa Cultural» serão exibidos no dia 9 de Novembro na Cinemateca Portuguesa.

Sobre o protocolo realizado, Manuel de Oliveira já mostrou o seu agradecimento e aproveitou para salientar a importância desta iniciativa de recuperação de obras cinematográficas: «O importante aqui não são os meus filmes, mas sim a preservação da memória cinematográfica. É isso que é apaixonante. Os realizadores que são verdadeiramente apaixonados pelo cinema devem sentir-se muito satisfeitos por verem que a sua obra fica preservada. Isto é importante para o cinema mundial», explicou.

Gilles Duval, delegado da Fondation Groupama Gan pour le Cinema, também está satisfeito com mais este protocolo e aproveita para salientar: «Tivemos o desejo de restaurar o património português e do grande mestre Oliveira. Este trabalho faz parte de um conjunto muito vasto do trabalho da fundação que há 20 anos trabalha na recuperação de filmes de múltiplos países, como China, Rússia, Turquia, Grécia».

Manoel de Oliveira, que completa 101 anos no mês de Dezembro, está agora preparar a rodagem de dois novos filmes.


iol
 
Topo