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Manutenção dos Pneus

billshcot

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Verificação do piso do pneu

Verifique o piso do pneus regularmente para saber se é necessário substituir os pneus. Todos os veículos de passageiros, camiões ligeiros e semi-ligeiros possuem barras indicadoras de desgaste dos pneus incluídas no piso. Estas barras estão localizadas no fundo dos sulcos do piso em vários locais da circunferência do pneu. Quando o pneu apresenta desgaste suficiente para que as barras sejam visíveis à altura dos desenhos do piso, está na altura de mudar o pneu. Se o piso apenas apresenta desgaste em um ou dois pontos, pode significar que o pneu não possui a pressão indicada. Abaixo apresentamos uma lista dos indicadores mais comuns de desgaste irregular do piso e os problemas que os originam.

Saliências ou reentrâncias no piso: PEÇAS GASTAS

O aparecimento de saliências (também chamado de lombas ou mossas) é mais comum nos pneus dianteiros, apesar dos pneus traseiros também as poderem apresentar. Poderá ser uma indicação de que os seus pneus estão desequilibrados ou de que a suspensão ou direcção do veículo apresentam desgaste.

Extremidades com marcas de atrito: DESALINHAMENTO

As extremidades do piso apresentam um aspecto segmentado ou fragmentado? Estes danos são provocados por um atrito irregular do pneu com a estrada. A solução é a correcção do alinhamento convergente ou divergente do pneus. A profundidade dos sulcos é essencial para o desempenho adequado dos pneus. Se notar a perda ou alteração da tracção do veículo em piso molhado, poderá ser devido ao desgaste dos desenhos do pneu. O pneu deve ser substituído quando a profundidade dos sulcos atinge 1/16 de polegada.

Desgaste no centro: PRESSÃO EXCESSIVA

Quando um pneu tem pressão excessiva, o centro do pneu suporta a carga e desgasta-se mais rapidamente do que as extremidades exteriores. O desgaste irregular reduz a vida útil do pneu. Verifique a pressão regularmente. O desgaste irregular dos pneus pode ser devido a desalinhamento ou problemas mecânicos.

Desgaste em ambas as extremidades: PRESSÃO INSUFICIENTE

Se o pneu apresenta este aspecto, poderá ser devido a pressão insuficiente. A pressão excessiva reduz a vida útil do piso por desgaste excessivo nas extremidades exteriores (ombros) do pneu. Produz ainda um aquecimento excessivo que diminui a durabilidade do pneu. Finalmente, afecta a economia de combustível através de uma maior resistência à rodagem (pneus macios exigem maior esforço do veículo). O desgaste irregular dos pneus pode ser devido a desalinhamento ou problemas mecânicos.
 

billshcot

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Equilíbrio dos pneus

Os pneus desequilibrados podem causar vibrações, que provocam a fadiga do condutor, desgaste prematuro e irregular do pneu e um desgaste desnecessário da suspensão do veículo. Os pneus devem ser equilibrados quando são montados nas rodas pela primeira vez ou após reparação. Os pneus devem ser verificados aos primeiros indícios de vibração ou oscilação
 

billshcot

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Rotação dos pneus

Apesar de algumas pessoas serem capazes de fazer a rotação dos pneus, é mais rápido, mais fácil e mais seguro deixar essa tarefa a cargo de um profissional. O manual de utilizador do veículo especifica o padrão de rotação adequado e o calendário para o seu veículo. Se não for indicado um calendário específico para o seu veículo, faça a rotação dos pneus a cada 8000 a 10 000 quilómetros
 

billshcot

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Pressão do pneu

É muito importante que verifique a pressão dos pneus pelo uma vez por mês com um manómetro fiável. A pressão incorrecta pode causar um desgaste e ruptura anormais e excessivos, que por sua vez originam um sobreaquecimento do pneu, um consumo excessivo de combustível ou perigos como o rebentamento do pneu. Certifique-se de que verifica a pressão quando os pneus estiverem frios e não tiverem sido utilizados recentemente. Se conduzir, nem que seja durante pouco mais de um quilómetro, a pressão do pneu aumenta, originando uma leitura errada. Uma perda de pressão contínua indica um possível problema no conjunto do pneu ou roda. Se isto acontecer, consulte um revendedor profissional imediatamente.
 

billshcot

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Alinhamento das rodas

Um veículo possui um alinhamento correcto quando todos os componentes da suspensão e direcção estão em bom estado e quando os conjuntos de pneus e rodas estão rectos e centrados. Se notar um desgaste irregular do piso, pode ser devido a desalinhamento e deve ser reparado por um profissional
 

billshcot

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Reparação dos pneus

A reparação dos pneus deve ser efectuada por um profissional qualificado. Uma reparação correcta inclui a desmontagem do pneu da roda para uma inspecção minuciosa, verificando se existem danos, e a utilização de remendos para reparar os furos dentro dos limites e instruções para reparação.
 

wpiovezan

GF Bronze
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Também é importante saber, que ao contrário do que muitos pensam, os pneus traseiros devem sempre estar em bom estado. Muito se preocupam somente com os pneus dianteiros. Porque caso seu carro derrape, se os pneus traseiros estiverem carecas, há grande possibilidade do seu carro derrapar, causando uma capotagem ou abarroamento em outro veiculo, construção, guard rail,etc.
 

billshcot

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então é assim :

... com pneus novos na traseira, caso o carro desgarre em uma curva é mais fácil controlar o veículo...mas a situação mostrada é muito específica...usam uma curva, em uma velocidade média mais elevada, com piso alagado...ou seja, uma condição que você encontra em uma estrada...No dia a dia do trânsito da cidade, a coisa muda de figura... Vou explicar por que...

Os pneus que desgastam primeiro são os dianteiros ou os traseiros? São os dianteiros, mas por quê? Bem, simplesmente porque durante uma frenagem 70% do esforço se concentra no eixo dianteiro, devido a transferência de peso para a frente do veículo. Então, se eles se desgastam primeiro, devem ser substituídos primeiro, não concorda ?

É importante lembrar que a única parte do carro em contato com o solo são os pneus, e que não só tem função de garantir a estabilidade do carro, como mostrado no video, mas também garantir a frenagem. Então, imagine colocar pneus novos na traseira e manter pneus mais desgastados na dianteira...agora experimente frear bruscamente...é batida na certa...

O ideal, na verdade, é que você tenha no veículo pneus com mesma quilometragem. Isso só será possível trocando os quatro pneus de uma vez. Portanto, na hora de trocar os pneus, vale mais a pena pedir um desconto adicional ou um prazo maior e levar os quatro...Sai um pouco mais caro, mais é o ideal...

Se o dinheiro tá curto, porque a crise está por ai e, para durar e, só é possível levar dois pneus, considere o tipo de percurso que você faz diariamente. Se roda mais na cidade, opte por colocar os pneus novos na dianteira, sem dúvida. Se anda mais na estrada, e sua região chove muito, não pense duas vezes e coloque os pneus novos na traseira...
 
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