Marcas de nascimento

maioritelia

Sub-Administrador
Team GForum
Entrou
Ago 1, 2008
Mensagens
8,458
Gostos Recebidos
166
Especialmente visíveis em bebés de pele muito clara. Contudo, todos os bebés podem nascer com algumas manchinhas



Habitualmente, observam-se na parte posterior do pescoço, na ponta do nariz, nas pálpebras, mas podem aparecer em qualquer outra parte do corpo. Algumas têm nomes muito engraçados como "Bicada da Cegonha" ou " Beijo de Anjo".

De cor salmão, rosada ou cor de vinho, a maioria desaparece durante o primeiro ano de vida. Normalmente definem-se pela cor e maioritariamente são de origem benigna. Todavia, os pais podem ficar muito angustiados quando vêem algumas marcas no seu bebé, especialmente se estas surgem no seu rosto. Assim, passamos a mencionar as mais comuns e dizendo como se caracterizam para que as possam reconhecer.

“A maioria dos bebé tem uma qualquer manchinha ao nascer mas logo ficará bonito”

A miliária
Caracteriza-se por ser um transtorno cutâneo inofensivo. Apresenta-se como uma pequena erupção de pequenas vesículas vermelhas e prominentes que podem apresentar a "cabeça" branca ou amarelada.
Surgem em cerca de quarenta por cento dos recém-nascidos e pelo seu aspecto às vezes denomina-se como acne do lactente. Surgem geralmente nas bochechas, no nariz e ás vezes no queixo. Desaperecem por regra cerca dos dois meses. Não necessitam de cuidados especiais e embora pareçam espinhas, nunca devem ser espremidas.

Manchas mongólicas
Têm tamanho variável e apresentam uma cor azulada, localizam-se em geral nas costas, nas nádegas e na zona sacra. São benignas e vão esmaecendo gradualmente. Em geral desaparecem cerca dos 4 anos. São mais comuns nas raças negra e asiática.

Hemangiomas
Têm uma textura rogosa, provocadas pelos capilares dilatados. Têm uma cor avermelhada e após o nascimento, nos primeiros meses, podem aumentar de tamanho. Em geral regridem até desaparecerem cerca dos seis anos.

Manchas "vinho do Porto"
São manchas planas, por vezes de grandes dimensões. de cor vermelha escura, fazem lembrar o vinho do Porto. Quando aparecem em locais muito visíveis podem requerer tratamento de um dermatologista pois não desaparecem por si só. Em geral recomendam-se tratamentos com laser
Manchas "café com leite"
Denominam-se assim por terem uma cor castanho claro. A sua cor pode intensificar-se com o crescimento. Em geral não têm importância, salvo quando são muito grandes ou quando o bebé tem muitas. Nestes casos são sempre avaliadas pelo neonatologista.

“Algumas manchas têm nomes muito engraçados como "Bicada da Cegonha" ou " Beijo de Anjo"”

Manchas Salmão
Surgem geralmente na testa, lábios e parte superior da nuca, caracterizam- se por serem pequenas lesões vasculares cor-de-rosa claro. Se está muito calor ou quando o bebé chora, podem tornar-se mais evidentes. Desaperecem à medida que a criança cresce.

Nevos
São frequentes os sinais castanhos ou negros, denominados nevos pigmentados. A coloração pode intensificar-se à medida que o bebé cresce. Apenas os sinais de grandes dimensões são avaliados pelo pediatra ou pelo dermatologista e se necessário vão sendo acompanhados pelo dermatologista.

Eritema tóxico
Esta erupção pode surgir nos recém-nascidos. É uma erupção inofensiva e consiste no aparecimento de manchas vermelhas com vesículas de cor clara ou amarelada no centro. Desaparece em geral durante a primeira semana de vida. Agora que já se identificaram com as manchas mais comuns, se o seu bebé tem alguma destas marcas, basta aguardar um pouco pois vão desaparcer em breve. Não se assustem! A maioria dos bebé tem uma qualquer manchinha ao nascer mas logo ficará bonito.

dd.
 
Topo