Martifer inaugurou maior seguidor solar

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Martifer inaugurou maior seguidor solar

56347.gif

A Martifer, SA implantou na zona industrial de Oliveira de Frades, onde tem as suas instalações, o primeiro protótipo de seguidor solar destinado ao aproveitamento de espaços para a produção de energia a partir de fontes renováveis.

Desenvolvido pela Martifer Energy Systems e com uma área disponível para instalação de painéis fotovoltaicos de 234 m_, o protótipo de seguidor solar implantado, ontem, pela empresa no parque industrial de Oliveira de Frades é um dos maiores no mercado internacional e o maior do mercado português.

O seguidor solar pretende aproveitar ao máximo, o ângulo de incidência dos raios solares, que, devido ao constante movimento da Terra, vai variando ao longo do dia, fazendo com que as instalações fotovoltaicas fixas apenas consigam converter em energia eléctrica uma pequena parte da radiação proveniente do Sol.

Para reduzir essas perdas, este seguidor solar é capaz de orientar um conjunto de painéis fotovoltaicos em direcção ao Sol, traduzindo–se em ganhos de produção energética na casa dos de 30% a 40%.

Segundo a empresa, uma das características que distingue este produto “é a adaptação a qualquer tipo de painel fotovoltaico existente no mercado”.
O controlo é feito por automação, que, através de um programa de astronomia, determina a posição de máximo rendimento, a cada instante. Está projectado para suportar ventos até 140 Km/h.

Com a produção deste seguidor solar, a Martifer pretende “não só responder em tempo útil às necessidades dos actuais mercados, mas também intervir ao nível do aproveitamento de espaços para a produção de energia a partir de fontes renováveis, e contribuir para a preservação dos bens ambientais e para o desenvolvimento sustentável”.

A Martifer, SGPS é líder ibérico do sector das estruturas metálicas, desenvolvendo também actividades nas áreas de equipamentos para a produção de energia, como torres para parques eólicos e outros componentes e fábricas de biodisel. Tem negócios em Portugal, Espanha, Polónia, Roménia, República Checa, Alemanha, Brasil, Angola e Estados Unidos.

António Figueiredo
As Beiras Online
 
Topo