Martifer vai construir uma fábrica de eólicas no Novo México

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Martifer vai construir uma fábrica de eólicas no Novo México

Grupo prevê investir um total de mil milhões de euros até 2010


O primeiro-ministro português inaugurou ontem, em Oliveira de Frades, as obras de ampliação da fábrica da Martifer destinada à produção de torres eólicas e lançou a primeira pedra da futura unidade de aerogeradores, que permitirá ao grupo fabricar integralmente em Portugal as unidades de produção eólica. A administração da Martifer assegura que estão reunidas as condições para que "nasça em Oliveira de Frades um cluster de energias renováveis".

A visita de José Sócrates, a primeira vez em que o chefe do Governo visitou a empresa, aconteceu um dia depois da assembleia geral de accionistas da Martifer, onde o grupo anunciou "um investimento de mil milhões de euros até 2010 e a construção de uma fábrica de torres eólicas nos Estados Unidos, a localizar no Novo México", apurou o DN junto de fonte da administração.

A assembleia geral da empresa, que decorreu na sexta-feira, contou com a presença da quase totalidade do capital social. Os accionistas aprovaram as contas - no início do mês, a Martifer tinha anunciado lucros de 12,8 milhões de euros em 2007, um aumento de 39,13% - e a proposta da administração que prevê "um volume de investimentos de mil milhões de euros, a realizar até 2010.

Este valor que inclui já a construção de uma unidade de produção de eólicas nos EUA", concluiu a citada fonte. Foi também aprovada a recondução na presidência do grupo dos irmãos Jorge e Carlos Martins para o período de 2008-2011.

Até ao final deste ano, a Martifer terá concluído os investimentos em Oliveira de Frades, cerca de "15 milhões de euros, que se traduziram na criação de 300 novos empregos. Neste valor está incluída a construção da fábrica de assemblagem de motores para os aerogeradores, capaz de produzir 130 unidades por ano", afirmou Jorge Martins.

Nos terrenos da Martifer começou também já a nascer aquela que será a nova fábrica de painéis fotovoltaicos e que permitirá, no futuro, "garantir o aumento da capacidade anual para 100 megawatts (MW)," revelou o presidente da empresa, assegurando que "este investimento tem perspectivas de crescer a um ritmo de 30% ao ano".

Por enquanto, Jorge Martins salienta que "a compra da Repower permitiu incorporar tecnologia que nos permite construir aqui a totalidade dos aerogeradores. A produção está garantida para os próximos cinco anos, prevendo-se que 80% seja destinado à exportação". Condição que "permitirá à Martifer dispor de um novo cluster no domínio da energia eólica", concluiu o administrador".

AMADEU ARAÚJO, Viseu
DN-Online
 
Topo