Medidas para “enverdecer” os lares britânicos

Satpa

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Set 24, 2006
Mensagens
9,473
Gostos Recebidos
1
Primeiro-ministro pede “esforço nacional” para combater alterações climáticas
Governo de Gordon Brown anuncia pacote de medidas para “enverdecer” os lares britânicos


O primeiro-ministro e o ministro do Ambiente britânicos anunciaram hoje um pacote de medidas para ajudar os cidadãos a tornar os seus lares mais sustentáveis. Gordon Brown pediu um “esforço nacional” para combater as alterações climáticas, que envolva empresas, autarquias e indivíduos.

Será lançada uma linha telefónica grátis, chamada “Act On CO2”, que dará conselhos para poupar energia, água e reduzir resíduos.

Nos próximos três anos serão investidos mais de cem milhões de libras (126 milhões de euros) num programa para casas sustentáveis.

Para demonstrar às comunidades como podem viver com menos emissões de dióxido de carbono será lançada a iniciativa “Bairros Verdes” que vai fazer uma “mudança verde” em cem bairros. Esta iniciativa, que ambiciona reduzir a pegada de carbono em mais de 60 por cento, será financiada pelo Fundo de Poupança de Energia e pelo Fundo de Transformação Ambiental, do Governo.

Além disso, serão distribuídas lâmpadas de baixo consumo.

“Quando todas as medidas estiverem aplicadas (...) estaremos a poupar 4,2 milhões de toneladas equivalentes de dióxido de carbono por ano, o equivalente a retirar das estradas 1,45 milhões de carros”, segundo o Departamento para o Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais, do Governo britânico.

"O Reino Unido está na linha da frente [da luta contra as alterações climáticas] e aí vai continuar. Mas precisa da parceria com empresas e indíviduos", comentou Gordon Brown, citado pela edição online do jornal "The Guardian".

“As pessoas são responsáveis por quase metade das emissões. Por isso, devem começar a agir nas suas próprias casas para conseguirmos cumprir os objectivos do desafio climático”, disse Hilary Benn, ministro do Ambiente e dos Assuntos Rurais.

“Existe muita informação espalhada e o Governo reconhece que pode ser difícil saber por onde começar. Estas iniciativas vão ajudar a resolver isso”, acrescentou.


02.04.2008 - 15h39 PÚBLICO
 
Topo