- Entrou
- Ago 4, 2007
- Mensagens
- 49,513
- Gostos Recebidos
- 1,175
O Instituto da Segurança Social (ISS) emitiu um alerta, na terça-feira, por causa de mensagens fraudulentas que estão a circular e que usam indevidamente o nome da Segurança Social. O tema destas mensagens são "supostas dívidas", por isso, esteja atento e não se deixe enganar.
"Estas mensagens são fraudulentas e não são provenientes da Segurança Social, permitindo aos seus autores obter ilegitimamente valores decorrentes de supostas dívidas à Segurança Social", adianta o ISS, num comunicado publicado no seu site.
De acordo com a informação divulgada, "estas mensagens contêm um link para uma página falsa que utiliza indevidamente a imagem do Portal da Segurança Social, a informar que o cidadão tem valores em dívida, induzindo-o ao pagamento imediato para evitar juros de mora".
"Caso receba uma mensagem deste tipo, não clique no link nem forneça qualquer informação pessoal ou bancária. Trata-se de uma ação de phishing que pode ter como objetivo obter informações confidenciais ou extorquir dinheiro, usando a identidade da Segurança Social para o efeito", recomenda a Segurança Social.
A Segurança Social acrescenta que "NUNCA envia links através de mensagens nem pede dados bancários (Cartão de Crédito)" e adianta que a "atualização do IBAN e outros dados pessoais deve ser feita exclusivamente através do Portal da Segurança Social, após autenticação segura com palavra-chave".
Exemplo da mensagem:
"EVITE APREENSÃO
A referência: PT9824573016, encontra-se em incumprimento. Nos termos do artigo 103.º do CPPT, o não pagamento até 21/10/205 poderá resultar em processo de execução fiscal e penhora de bens.
AVISO!
O valor apresentado não inclui juros de mora. Após o prazo de pagamento, será aplicada a taxa de juros legal em vigor (atualmente 0,01% ao ano)."
Messenger e WhatsApp vão ajudá-lo a identificar potenciais fraudes
A Meta anunciou que planeia lançar novas ferramentas para o Messenger e o WhatsApp de forma a ajudar os utilizadores a identificarem potenciais burlas.
Segundo o site Engadget, o Messenger passará a exibir avisos sempre que for detetada uma mensagem potencialmente fraudulenta, indicando que podem reencaminhar a mensagem para uma análise da Meta AI.
Além disso, a Meta também avisará os utilizadores do Messenger que não devem transferir dinheiro ou ‘vouchers’ com dinheiro para contactos desconhecidos.
No que diz respeito ao WhatsApp, a Meta exibirá avisos caso estes tentem partilhar o ecrã durante uma videochamada com alguém que não esteja na lista de contactos - notando que os utilizadores só o devem fazer com pessoas em que confiam.
Sobre o combate a burlas e fraudes no Messenger e WhatsApp, a Meta refere que, desde o começo de 2025, “identificou e interrompeu” quase 8 milhões de contas associados com centros de fraudes - os quais estavam localizados em Myanmar, Laos, Cambodja, Filipinas e Emirados Árabes Unidos.
IN:NM
