Metro de Lisboa recuperou 23 GWh de electricidade na tracção dos comboios em 2007

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Metro de Lisboa recuperou 23 GWh de electricidade na tracção dos comboios em 2007

O Metropolitano de Lisboa recuperou, em 2007, um máximo de cerca de 23 GWh de electricidade para a tracção do material circulante, de acordo com o relatório de sustentabilidade da empresa relativo ao mesmo ano, publicado recentemente.

De acordo com o mesmo relatório, actualmente todo o material circulante em exploração está dotado de uma tecnologia específica para recuperação de energia a partir da energia de travagem acumulada no carril. Embora a nível teórico seja possível alcançar um valor de recuperação na ordem dos 50 por cento, a nível de operação da exploração nem sempre será possível a optimização deste valor.

Toda a energia indirecta advém do consumo de electricidade adquirida à EDP. Atendendo à ligeira redução dos níveis de oferta e consequente decréscimo da energia de tracção (menos 5,42 por cento) o balanço de consumo de energia global foi, de acordo com a empresa, positivo. Não obstante verificou-se um acréscimo do consumo de serviços complementares e de apoio, após a entrada em exploração das estações Alvalade e Roma remodeladas, bem como do troço Baixa-Chiado / Santa Apolónia.

Na componente iluminação, apesar do rendimento ou eficiência energética dos aparelhos ter aumentado com recurso a um programa de substituição por lâmpadas de melhor rendimento (substituição por fluorescentes de melhor rendimento com balastro electrónico; e de iodetos por vapor de sódio), não houve energia economizada devido ao aumento do número de estações e do seu grau de iluminação.

A mesma observação é feita para a força motriz, em que tem sido seguido um programa de substituição de escadas mecânicas com sensor de presença de passageiros e paragem temporizada.

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