• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Microsoft prepara o Windows 10 para não precisar de passwords

kokas

GF Ouro
Entrou
Set 27, 2006
Mensagens
40,723
Gostos Recebidos
3
Com o Windows 10, a Microsoft tem investido muito no campo da segurança e no controlo de acesso ao seu sistema operativo. São várias as medidas aplicadas, entre elas o Hello.


A mais recente build dedicada aos Insiders traz agora uma novidade única: O Windows abandonará as passwords. Esta novidade está, por agora, limitada ao Windows 10 S.







As builds do programa Insider trazem por norma novidades que o Windows 10 estreará mais tarde. Nestas podem ser experimentadas todas as funcionalidades que vão ser lançadas e que devem por isso ser testadas.


Recentemente chegou a build 17093, que no caso do Windows 10 S traz uma novidade de peso. A Microsoft quer acabar com as passwords e passar a usar a autenticação pela app Microsoft Authenticator.





Um Windows 10 sem passwords




O que esta build estreia, ainda só no Windows 10 S, é algo que é esperado há muito tempo. O fim das passwords e o recurso a outros mecanismos de autenticação, mais simples e, ao mesmo tempo, mais seguros. Todos os que tiverem o Hello configurado, deixam de ter a possibilidade de desbloquear a máquina com recurso a uma password.


Bastará a app Microsoft Authenticator ou outro mecanismo biométrico para que seja possível aceder ao Windows 10 ou a qualquer outra área deste que requeira uma autenticação do utilizador.





O Windows Hello é agora o centro das autenticações




Mas a Microsoft quer ir mais longe e removeu as passwords de todo o Windows. Mesmo dentro das definições deixa de existir qualquer referência à opção para uma autenticação recorrendo a palavras passe.


Com esta mudança tudo passa a estar centrado no que o Windows Hello tem para oferecer, desde o reconhecimento facial até à utilização de PIN para desbloqueio.





Este é o primeiro passo da Microsoft rumo à remoção das palavras passe, delegando nos sensores biométricos todos os processos de autenticação.


Por agora está apenas no Windows 10 S, mas provavelmente irá ser alargado às restantes versões, dependendo da adesão que tiver.




Fonte
 
Topo