• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

Mil milhões para acabar com a transmissão mãe-filho

Luana

GF Ouro
Membro Inactivo
Entrou
Abr 25, 2007
Mensagens
2,106
Gostos Recebidos
1
As Nações Unidas (ONU) e o governo dos Estados Unidos lançaram uma campanha destinada a eliminar, até 2015, as infecções por VIH transmitidas entre mãe e filho durante a gravidez. Estima-se que em 2009 – o último ano com dados disponíveis – cerca de 370 mil bebés tenham nascido seropositivos, a maior parte em África.

Segundo a ONU, um bebé com VIH nasce a cada minuto, com destaque para os países subsaarianos. A nova campanha, orçada em mais de mil milhões de euros, é dirigida a grávidas seropositivas e tem como meta impedir 95% das infecções mãe-filho.

A principal ferramenta da campanha, denominada «Countdown to Zero» passa por garantir que todas as mulheres grávidas ou em idade fértil, tenham acesso a esquemas de prevenção da doença ou, em caso de seropositividade, tratamentos de qualidade para elas próprias e os seus filhos.

«Queremos garantir que todas as crianças nasçam saudáveis e livres da doença. E queremos garantir que as suas mães vivam para as ver crescer», defendeu o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, no lançamento do projecto. Por sua vez, Michel Sidibe, director executivo da UNAids (a instituição das Nações Unidas criada para combater a Sida) diz acreditar que «no ano 2015 as crianças de todo o mundo possam nascer livres de VIH e as mães possam permanecer saudáveis». O plano «é realista, é atingível e tem como motor os países mais atingidos».

Atingir o fim da também chamada transmissão vertical do vírus «pode significar o princípio do fim desta história, uma vez que abre a perspectiva de uma geração livre da Sida», consinderou Michel Michel Kazatchkine, líder do fundo global de combate à Sida, Tuberculose e Malária.
 
Topo