• Olá Visitante, se gosta do forum e pretende contribuir com um donativo para auxiliar nos encargos financeiros inerentes ao alojamento desta plataforma, pode encontrar mais informações sobre os várias formas disponíveis para o fazer no seguinte tópico: leia mais... O seu contributo é importante! Obrigado.

MLL Ariston Hotpoint HFC 3C26 - código de avaria Erro F3

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Boa tarde. A máquina de lavar loiça Ariston Hotpoint HFC 3C26 começou a apresentar o erro F3, enquanto pisca o 1° e último led.
Na página da marca o código de avaria diz "F03 — Water drain failure/ timeout";
A máquina faz os programas, chega ao final, drena a água toda mas a bomba mantém-se a trabalhar e não chega a parar...
Ou seja o erro deve originar mesmo pelo timeout dos 3min predefinidos.
Já desliguei a máquina da corrente bastante tempo, fiz o reset e menu de autoteste de fábrica, verifiquei o tubo de descarga e só uma vez fez o programa todo sem erro. Continua sempre a fazer a mesma coisa, drena a água mas a bomba não pára. Por vezes, mesmo desligando a máquina, a bomba não pára.
A máquina foi reparada pela garantia em Julho de 2020 e levou o painel completo da porta (placa electrónica+visor).
Haverá algo que possa testar antes de ir pedir orçamento ao técnico? Possivelmente avaria na placa controladora ou na bomba? Obrigado.
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,479
Gostos Recebidos
366
Bom dia, retirar a chapa de baixo da máquina e verificar se não existe água, provavelmente existe uma fuga de água e que faz acionar o sistema anti inundação.
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Obrigado pela ajuda @kok@s.
A máquina é dos meus pais, só no próximo fim de semana vou ter oportunidade de testar isso...
Diz mesmo remover o fundo da máquina? Para fazer isso devo apenas inclinar a 45º, não convém deitar ou assim, certo?
Em outro fórum já me disseram para remover o motor da bomba de esgoto para verificar algum pedaço de vidro a bloquear, ou que poderá ser o sensor de nível de água sujo ou avariado, embora ainda não saiba onde se localiza este...

Peço desculpa ao Administrador, mas por falta de atenção inseri o Post neste sitio, quando deveria ter sido na secção de "Duvidas / Comentários". Solicito então que mova o mesmo, quando for oportuno.
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,479
Gostos Recebidos
366
Boas, acho que deve colocar a máquina em funcionamento, quando o problema se manifestar deita a máquina e retira o fundo, verifica quando a deita se ela verte água, se se confirmar, tente colocá-la em funcionamento pra descobrir por onde sai a água, uma vez deitada pode muito bem tirar e verificar a bomba de esgoto, estive a ver o erro F03 e o que diz é isto, F03NTC culpa - sensor de temperatura detectado como em circuito aberto ou em curto-circuito
Verifique a fiação para sensor de temperatura
Verifique thermistor

Boa sorte
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Certo, eu vou tentar fazer isso.
Em relação ao erro, de facto já tinha visto também essa descrição mas na página Hotpoint Service UK diz "F03 — Water drain failure/ timeout", por isso fiquei na dúvida... Assim quer dizer que o código de avaria deverá ser esse?
Julgo que o sensor de temperatura é esta imagem que anexo, localizado no fundo da máquina, no vaso de descarga de água? Agora não consigo visualizar, mas para substituir/ verificar a peça deverá ser também por baixo, não devo conseguir tirar pelo interior da máquina?
sensor-de-temperatura-hotpoint-ariston-c00362214.jpg
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Realmente acho estranho, pelo que relata em relação à bomba ficar sempre a trabalhar, parece ser uma fuga de água que activa o sistema anti inundação, verifique e depois diga para vermos outras opções, sabe se a máquina aquece?
Sim a máquina aquece bem. Eu não sou nenhum entendido no assunto, mas acho estranho ser fuga de água e o erro acontecer sempre nesse momento, no final dos programas após a descarga e a bomba não parar; se fosse fuga talvez activasse logo o sistema ao iniciar a entrada de água no inicio dos programas?
Infelizmente só consigo mexer na máquina no próximo fim de semana, mas estou bastante curioso...
Por acaso sabe se esse sensor NTC também faz de sensor de nível?? Uma vez que se encontra nesse local, que a bomba não pára e que você me disse essa descrição de erro...
O sensor tem a referência C00362214, na maior parte das lojas diz sensor de temperatura, mas numa loja inglesa diz "Dishwasher Optical Turbidity Water Level Sensor Switch NTC".
Vou tentar pesquisar acerca disso.
 
Última edição:

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,479
Gostos Recebidos
366
Realmente acho estranho, pelo que relata em relação à bomba ficar sempre a trabalhar, parece ser uma fuga de água que activa o sistema anti inundação, verifique e depois diga para vermos outras opções, sabe se a máquina aquece?
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,479
Gostos Recebidos
366
Pelo que descreveu, posso até estar enganado uma vez que estamos a falar em possibilidades e não em concreto, para fazer um diagnóstico correcto só com o material, o erro a ser o que eventualmente tenho sugerido, pode muito bem manifestar-se no fim do ciclo, não sendo uma grande fuga e fuga essa que até pode ser através da bomba só se manifesta quando a água na parte de baixo da máquina atinge um determinado nivel, se me diz que a máquina faz o programa todo e o erro apenas acontece no fim e diz também que a máquina aquece bem, partimos do principio que nada tem a ver com o sensor de temperatura, quanto ao sensor de nivel para mim também está descartado, de qualquer dos modos esse sensor deverá estar colocado lateralmente numa parte plástica por onde entra a água na máquina, verificar também com a máquina em funcionamento se a mesma não verte por aí, em alguns casos é por aí mesmo que ela vai deitando água, claro está se for esse o problema.
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Agradeço a sua ajuda. Claro eu entendo perfeitamente que assim é dificil fazer um diagnóstico, não duvido da sua experiencia e agradeço toda a atenção.
Faço estas perguntas não em tom de duvidar de si, é mesmo tipo brainstorming, como disse não entendo nada do assunto.
Vou tentar averiguar isto no próximo sábado ou domingo. Coloco a máquina em autoteste ou faço o programa de enxaguar a frio 10min e após o erro passo a deitar a máquina para verificar o fundo como me disse.
Mais uma questão, diz que descarta o sensor de nível - esse sensor localizado lateralmente onde diz, só funciona para saber o nível de água dentro da máquina? Não existe outro mais baixo para actuar ao nível da descarga, que dê sinal de paragem à bomba de esgoto? Como disse, não entendo o funcionamento deste tipo de máquinas, estava a tentar chegar a uma lógica.
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,479
Gostos Recebidos
366
Boas, nas máquinas analógicas existia um componente chamado pressostato que controlava tudo isso, estas máquinas digitais são algo diferentes, são controladas pela placa eletrónica que para cada operação tem um determinado tempo, quanto ao sensor de nivel, serve apenas para controlar a quantidade de água que entra na máquina.
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Certo, muito obrigado pela explicação. Assim que consiga testar como disse, dou feedback. Cumprimentos
 

leooliveira

GF Bronze
Entrou
Nov 15, 2011
Mensagens
9
Gostos Recebidos
0
Tente meter a maquina a lavar e a fazer descarga da agua para um balde e verifique se o erro persiste.
È um problema comum ser entupimento dos tubos de esgoto e a agua faz retorno, originado esse problema.
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Tente meter a maquina a lavar e a fazer descarga da agua para um balde e verifique se o erro persiste.
È um problema comum ser entupimento dos tubos de esgoto e a agua faz retorno, originado esse problema.
Sim, os testes que tenho realizado são assim mesmo. Por isso verifico que a máquina consegue drenar tudo sem esforço da bomba, soluços ou do tipo. Mas obrigado na mesma pela ajuda!
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Aqui consegue assistência OnLine, ora sempre pode tentar resolver o problema

:left: https://manuall.pt/hotpoint-ariston-hfc-3c26-x-maquina-de-lavar-louca/
Obrigado.

Pelo que descreveu, posso até estar enganado uma vez que estamos a falar em possibilidades e não em concreto, para fazer um diagnóstico correcto só com o material, o erro a ser o que eventualmente tenho sugerido, pode muito bem manifestar-se no fim do ciclo, não sendo uma grande fuga e fuga essa que até pode ser através da bomba só se manifesta quando a água na parte de baixo da máquina atinge um determinado nivel, se me diz que a máquina faz o programa todo e o erro apenas acontece no fim e diz também que a máquina aquece bem, partimos do principio que nada tem a ver com o sensor de temperatura, quanto ao sensor de nivel para mim também está descartado, de qualquer dos modos esse sensor deverá estar colocado lateralmente numa parte plástica por onde entra a água na máquina, verificar também com a máquina em funcionamento se a mesma não verte por aí, em alguns casos é por aí mesmo que ela vai deitando água, claro está se for esse o problema.
Boas. Fiz como disse, não detectei fuga nem vestígio de água; tirei o motor da bomba e de facto tinha pequenos pedaços de vidro no interior.
Após isto iniciei o programa de auto-teste mas infelizmente ocorreu o mesmo erro no final...
Reiniciei a máquina e fiz o programa de 30minutos/50°C que já foi concluído;
Em seguida fiz o programa maior de 3horas/65°C e também terminou ok.
Vai ficar à experiência, como ocorreu o erro no primeiro teste, não estou muito confiante que o problema seriam os pedaços de vidro, mas espero que sim.
Se voltar a ocorrer o erro F03 acho que talvez vou arriscar a substituir o sensor NTC, porque acho que fico sem outras hipóteses? Obrigado.IMG_20220918_191937.jpg
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,479
Gostos Recebidos
366
Pois à partida era esse o problema.
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Espero bem que sim, mas fiquei na dúvida por ainda ter ocorrido o erro na primeira lavagem... Vou deixar à experiência e vou aguardando feedback da minha mãe.
Obrigado pela ajuda.
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
Pois à partida era esse o problema.
Infelizmente parece que não...
Os testes que fiz foi sem loiça e detergente, a minha mãe fez uma lavagem de 1hora agora e ocorreu o erro no final... Sinceramente já não sei o que possa ser, acho que vou ter de arriscar a substituir o tal sensor NTC...
 

kok@s

GForum VIP
Entrou
Dez 9, 2019
Mensagens
6,479
Gostos Recebidos
366
Boas, como já disse à distancia não é fácil, mesmo assim atrevo-me a dizer, podes substituir o NTC que não vais resolver o problema, a bomba é magnética? quantos anos tem a máquina?
 

Rui_Chicken

GF Bronze
Membro Inactivo
Entrou
Jun 2, 2008
Mensagens
17
Gostos Recebidos
0
A máquina é de 2019, tem 3 anos e uns meses. Já foi reparada pela garantia em 2020 com apenas 1 ano, levou a porta completa com a placa+visor.
Não tenho a certeza em relação à bomba ser magnética, mas pelo que andei a ver hoje penso que sim
 
Topo